O cancelamento do reboot de Perfect Dark, anunciado após a reestruturação da Microsoft em julho de 2025, continua gerando repercussões.
Vazaram nesta semana detalhes inéditos da jogabilidade e artes conceituais do projeto, que estava em desenvolvimento pelo estúdio The Initiative antes de ser descontinuado.
A decisão da empresa resultou em mais de 9.000 demissões e no fechamento do estúdio envolvido.
Sistemas de jogabilidade planejados
De acordo com informações divulgadas pela página MP1st e repercutidas pelo site Wccftech, o reboot teria ao menos três sistemas principais no gameplay: Relentless System, Reward System e Adrenaline System. Apenas este último recebeu descrições mais detalhadas.
O Adrenaline System permitiria ao jogador desacelerar o tempo durante os combates, possibilitando desviar de disparos, alinhar tiros com maior precisão e movimentar-se mais rápido que os inimigos.
Além disso, a mecânica aumentaria o dano causado por Joanna Dark, protagonista da franquia, e garantiria vantagens de sobrevivência, como regeneração acelerada de saúde e redução do dano recebido.
Estrutura de desenvolvimento
Até abril de 2025, a The Initiative ainda trabalhava em um estágio conhecido como “Vertical Slice 1”, espécie de demonstração jogável que buscava transmitir a experiência e o nível de qualidade almejado para o produto final.
A documentação obtida também citava uma “Season 1”, reforçando rumores de que o projeto seria lançado em formato episódico.
A ideia inicial da Microsoft em 2020 era usar Perfect Dark para preencher a ausência de títulos de espionagem e ação no mercado, então carente de franquias como 007 e Metal Gear Solid.
Hoje, esse cenário mudou com o anúncio de 007: First Light, previsto para 2026, e o retorno de Snake em Metal Gear Solid Delta: Snake Eater.
Cancelamento do reboot de Perfect Dark e impacto
O cancelamento do reboot ocorreu em meio à maior rodada de cortes internos da história da Microsoft, que incluiu milhares de demissões em diferentes divisões da companhia.
O fechamento da The Initiative encerrou os planos de revitalização de uma das séries mais emblemáticas do Nintendo 64, criada originalmente pela Rare em 2000.
Ainda não há informações oficiais se algum elemento do projeto será aproveitado em futuros lançamentos. O vazamento, no entanto, confirma que o reboot chegou a atingir estágios significativos de produção antes da interrupção definitiva.
Fonte: Game On
Comentários