Comentários

A franquia Halo tem um dos universos mais fascinantes dos games, e dentre as espécies que encontramos na jornada, estão os Elites. Uma das maiores ameaças para os humanos na guerra contra o Covenant, eles estão presentes desde o primeiro jogo da saga. Os Elites são um dos poucos inimigos que podem facilmente enfrentar os soldados espartanos, e no vídeo de hoje te contarei tudo sobre eles.

VEJA MAIS

O começo

Muito antes dos acontecimentos de Halo, existia uma espécie antiga chamada Forerunner. Eles ativaram as instalações de Halo, desaparecendo completamente da galáxia. Antes desse desaparecimento, o planeta natal dos Elites esteve em contato com os misteriosos Forerunners. Esses seres considerados deuses deixaram alguns objetos no planeta, e os Elites os adoravam como artefatos sagrados. Apareceu então outra raça, os Profetas, que tentou levar esses objetos para estudá-los e transformá-los em ferramentas. Isso desencadeou uma guerra entre as duas raças, com os Elites tendo um número muito maior de tropas e mais experiência em guerra, mas com os Profetas tendo muito mais tecnologia. Por medo da destruição mútua das raças, eles terminaram a guerra e selaram um acordo, criando assim o império Covenant.

Força de combate

Os Elites são uma raça guerreira. Eles valorizam a força e a destreza na batalha acima de tudo. O poderio militar é um foco tão grande em sua sociedade, que a ciência é um pouco deixada de lado. Como o Covenant é composto por várias raças, eles normalmente focam em ser a principal força de combate, deixando outras áreas para outras espécies. Há até um pouco de foco em ciência na sociedade Elite, mas eles enxergam isso principalmente como um hobbie, e não como um campo respeitável de estudo.

Inspirações

A sociedade militarista dos Elites têm muitas semelhanças com a dos antigos Espartanos e samurais. Assim como na sociedade Espartana, as crianças são treinadas para se tornarem guerreiros capazes de sobreviver a qualquer coisa. Os Elites também têm muitas semelhanças com o Japão Feudal e seus samurais. Valores como honra estão enraizados na mente dos soldados, preferindo morrer em batalha de maneira honrosa ao invés de se renderem.

Guerra

Bem, como presenciamos nos jogos de Halo, há uma guerra entre o Covenant e a Humanidade, já que os Profetas se revoltaram ao descobrirem que os humanos são herdeiros dos Forerunner. A guerra terminou quando o Covenant tentou atacar a terra, mas foram superados e tiveram um de seus líderes, o Profeta do Arrependimento, morto. No fim da guerra, o Profeta da Verdade substituiu os Elites, alegando que o assassinato do Arrependimento provou que eles eram incapazes de proteger seus líderes. Isso enfureceu a raça, e houve um conflito interno no grupo. Os Elites então se aliaram aos humanos, e essa aliança colocou de vez um fim ao Covenant.

Respeito

Embora os Elites sejam mostrados como invasores alienígenas impiedosos que matam humanos sem hesitação, há também um pouco de respeito ao longo da jornada. Isso é talvez mais evidente na relação com Master Chief. O protagonista de Halo é conhecido como Demônio pelo Covenant, mas na edição de aniversário de Halo 2, descobrimos o que isso significa. O Árbitro diz que o apelido de Demônio era um insulto, mas também um sinal de respeito, o que significa que, embora Master Chief fosse odiado, conseguiu ganhar admiração dos Elites. Além disso, como mencionado anteriormente, eles também se aliaram aos humanos para derrotarem o Covenant.

Regresso

Após abandonarem o Covenant, os Elites entraram em um estado de confusão entre eles. Os Profetas tinham dado à espécie um propósito para suas ações, e muitos ainda eram religiosamente devotos aos Forerunner e seus artefatos. Após o fim do Covenant, os Elites se viram passando por uma grande mudança social, já que os profetas forneciam tudo para eles: comunicações, comida, tecnologia e um propósito. Eles agora tinham um mundo sem ninguém para administrá-lo e, pela primeira vez em milhares de anos, precisavam agir por conta própria. Dessa forma, a espécie passou por um regresso após a guerra.

Guerra civil

No pós-guerra, alguns Elites tiveram problemas com o atual governo do planeta Sanghelios, que era liderado pelo Árbitro. Uma rebelião foi iniciada por uma seita religiosa conhecida como os Servos da Verdade Permanente, e isso causou uma guerra civil. Além disso, outro grupo liderado por Jul ‘Mdama também se rebelou contra o governo. Essa era uma facção extremamente fanática do antigo Covenant, que começou uma campanha para despertar um antigo Forerunner. O Árbitro quase perdeu a guerra e teve que aceitar a ajuda do humano Almirante Hood. Embora a rebelião tenha sido derrotada, o poder do Árbitro ficou enfraquecido.

Abrigo

Durante a guerra civil, baixas pesadas eram comuns em ambos os lados. Isso fez com que alguns Elites procurassem asilo político na Terra, um planeta que anteriormente eles estavam atacando e assassinando os humanos. Mesmo com toda a tragédia na guerra contra o Covenant, a Terra aceitou os Elites, mas havia alguns terroristas entre eles. Felizmente, eles foram contidos sem causar grandes estragos.

Mulheres Elites

Sempre foi estranho que todos os Elites vistos nos jogos até agora fossem homens, mas o que muita gente não sabe, é que também existem mulheres na espécie. Elas foram mostradas principalmente nos livros de Halo até o momento. Sua aparência geral é descrita como sendo um pouco mais baixa do que seus colegas masculinos, e também apresentam uma pele mais pálida. Esperamos ver em algum momento uma Elite feminina nos games, ou quem sabe na série live action.



Comentários