Comentários

Xenoblade Chronicles explodiu nos consoles da Nintendo há 12 anos, e a série tem sido uma de suas franquias mais valiosas desde então. Como um game épico de fantasia científica ambientado em um multiverso único, a série tem uma identidade distinta que os fãs sempre amaram ao longo dos anos, e o terceiro jogo recém-anunciado provavelmente atrairá ainda mais pessoas a franquia.

Com o interesse na série aumentando mais uma vez, os recém-chegados podem estar curiosos sobre o melhor lugar para começar. Embora todas as análises sejam, é claro, opiniões subjetivas, saber o que os críticos pensam de cada jogo pode facilitar a escolha do que jogar em seguida. Classificamos todos os jogos lançados da série Xenoblade Chronicles e calculamos a média de suas pontuações no Metacritic e no Internet Games Database.

Xenoblade Chronicles 2: Torna – The Golden Country: 81/100

Lançado no Nintendo Switch em 2018, Xenoblade Chronicles 2: Torna – The Golden Country foi uma prequela do segundo jogo da série. Oferecendo uma visão simplificada da mecânica de seu antecessor, principalmente com um sistema de combate revisado, também contou uma história mais pessoal sobre as pessoas que defendem sua pátria. Esse novo elenco de personagens ofereceu aos jogadores uma visão da história da Aegis War, que anteriormente só havia sido vista em flashbacks.

Apesar de seu tempo mais curto, Torna foi elogiado por seu elenco mais adulto, mecânica polida e ótima trilha sonora. No entanto, também recebeu algumas críticas por suas missões secundárias. Embora o conteúdo tenha sido geralmente apreciado, alguns lamentaram e acharam desnecessário ter que completar todas as missões antes de enfrentar o chefe final.

Xenoblade Chronicles 2: 84/100

Lançado no Switch em 2017, Xenoblade Chronicles 2 continuou a história original e continua sendo o lançamento de maior sucesso comercial da franquia. Ao contrário da história de guerra do primeiro jogo, este título segue um menino chamado Rex e a misteriosa Pyra em sua jornada para a mítica terra de Elysium. Embora mais leve em tom do que os outros jogos, com um estilo de arte mais brilhante e direção mais influenciada por animes, o jogo ainda tem todas as intrigas e reviravoltas esperadas da franquia.

Xenoblade Chronicles 2 apresentou um elenco muito maior de personagens principais e colocou uma ênfase maior em permitir que os jogadores personalizem seu grupo. Os fãs aceitaram bem o novo sistema de combate e a história.

Xenoblade Chronicles X: 84.5/100

O primeiro sucessor da Monolith Soft para o jogo original, Xenoblade Chronicles X foi mais uma sequência temática do que uma verdadeira continuação. Depois que um conflito alienígena destrói a Terra, um grupo de refugiados humanos fica lutando para construir um novo lar no misterioso planeta Mira. Embora seus antagonistas não fossem tão bem desenvolvidos quanto os de outros títulos Xeno, o jogo se destacou por suas ideias de ficção científica mais difíceis e mundo massivamente expansivo.

Lançado pela primeira vez no Wii U em 2015, Xenoblade Chronicles X continua sendo o único jogo da série sem um lançamento para o Switch, para tristeza dos fãs. O jogo foi especialmente elogiado por sua customização, ação intensa e a oportunidade de atravessar locais alienígenas em um robô gigantesco. XCX também foi elogiado por oferecer uma heroína bem desenvolvida, a Elma, que também serviu como mentora do avatar personalizado do jogador.

Xenoblade Chronicles 3D: 86/100

Um port do primeiro Xenoblade Chronicles foi lançado exclusivamente para o New Nintendo 3DS em 2015. Embora o jogo não tenha expandido a história do original, ele adicionou alguns novos recursos e um modo de coleção que permite aos jogadores ver os modelos do jogo ou ouvir sua música. Em entrevista à Nintendo Life, o coordenador geral do projeto, Hiro Yamada, descreveu como “muitos truques” tiveram que ser empregados para manter a qualidade gráfica do jogo alta e ao mesmo tempo implementar o efeito 3D do console.

Yamada também revelou como o motivo para a criação do port foi dar àqueles com tempo limitado a oportunidade de experimentar o JRPG de 100 horas, já que o lançamento do New 3DS significava que o jogo poderia ser jogado “onde quer que você esteja”. Essa filosofia de manter a série acessível serviu bem ao longo de seus anos no Switch.

Xenoblade Chronicles: Definitive Edition: 90/100

Um remake de 2020 do Xenoblade Chronicles original, Definitive Edition, recriou o jogo original, com uma revisão visual de acordo com o novo estilo de arte introduzido em Xenoblade Chronicles 2. Ele também veio com um epílogo chamado Future Connected, com a intenção de construir uma ponte para o futuro da franquia. Enquanto alguns fãs mais velhos preferiam a estética mais realista do Wii, Xenoblade Chronicles Definitive Edition fez jus ao seu nome graças ao seu novo conteúdo.

Novas configurações de dificuldade e Time Attack deram mais desafios aos jogadores, o sistema de moda forneceu opções de personalização e o jogo veio com a trilha sonora original e uma remasterizada. Em última análise, sua maior crítica foi que a natureza vaga de seu epílogo significava que ninguém poderia dizer a que tipo de futuro ele estava se conectando.

Xenoblade Chronicles: 91.5/100

Lançado pela primeira vez para o Wii no Japão em 2010, com lançamentos europeus e americanos em 2011 e 2012, respectivamente, o Xenoblade Chronicles original ainda é considerado por muitos como o melhor da franquia. Situado nos corpos de dois titãs caídos, a história gira em torno dos humanos Homs e sua batalha contra as máquinas invasoras Mechon. Quando um jovem chamado Shulk pega a Monado, uma espada que lhe dá o poder de ver o futuro, ele parte em uma jornada para acabar com o conflito de uma vez por todas.

Considerado uma obra-prima por fãs e críticos, Xenoblade Chronicles é um RPG de ação de mundo meio aberto, uma homenagem meio amorosa a histórias clássicas de fantasia e ficção científica. Embora um pouco difícil de ver hoje, suas realizações técnicas são incríveis, dado o poder relativamente baixo do Wii, e seu elenco de voz britânico encantador e trilha sonora impecável fazem maravilhas dando vida para essa aventura atemporal. Às vezes o original é realmente o melhor.