Em The Last of Us Part II, o violão é parte especial do game, sendo utilizado em vários momentos marcantes e emocionantes do jogo.
Sobre ele, a Naughty Dog conversou sobre a montagem do instrumento no jogo. Os game designers Grant Hoechst e Mark Burroughs falaram no Playstation Blog o seguinte:
“Ellie tocar violão não tem nada a ver com demonstrar as suas habilidades ou realizar o sonho de ser uma estrela do rock, mas sim com relembrar um ente querido e se expressar por meio da música, criando uma conexão.
Vimos que uma boa maneira de distinguir o sucesso do fracasso era acompanhar a progressão dos acordes, mas deixar o puxar das cordas a cargo do jogador. Isso dá mais liberdade para que a expressão musical (incluindo coisas como ritmo, compasso e estilo) seja determinada pelo player, enquanto a música não deixa de ser reconhecível.
Sabíamos que ‘Future Days’, do Pearl Jam, seria uma música importante a ser implementada, mas ideias para outras músicas também começaram a surgir. Sabendo que, de qualquer forma, precisaríamos de mais acordes, começamos a nos perguntar quantos seriam precisos para cobrir todas as músicas que pretendíamos incluir no decorrer da produção.“
The Last of Us Part II e toda sua parte instrumental que se mostrou marcante está disponível para Playstation 4 e Playstation 5.