Tempo estimado de leitura: 3 minutos
The Day Before atraiu ceticismo generalizado e, após o lançamento, o jogo provou que seus críticos certos. Desde a falta de conteúdo até ser um desastre técnico, mal otimizado e nem mesmo ser o tipo de jogo que foi comercializado, o shooter foi amplamente criticado instantaneamente após o lançamento.
Dentro de quatro dias do lançamento, a desenvolvedora Fntastic anunciou que estava encerrando suas atividades e que The Day Before havia sido retirado da venda, enquanto, no início desta semana, seus servidores também foram desativados, tornando-o totalmente (e felizmente) impossível de ser jogado, com reembolsos sendo emitidos para aqueles que o compraram.
Curiosamente, apesar desse fracasso chocante e do fato de ter encerrado oficialmente suas atividades, a Fntastic foi ao Twitter para emitir mais uma declaração bizarra para se defender e defender o jogo – embora tenha escolhido fazê-lo partindo para o ataque.
A Fntastic afirma que o jogo, amplamente criticado e evidentemente quebrado, foi vítima de um “viés negativo” e de uma “campanha de ódio” que, segundo a empresa, foi perpetuada por “certos jornalistas ganhando dinheiro” com base nessa negatividade, o que, de acordo com o desenvolvedor, “afetou a percepção do jogo”.
“Olhe para o gameplay imparcial, como o stream do Dr. Disrespect no lançamento“, diz a declaração da Fntastic. “Apesar dos bugs iniciais e problemas de servidor, ele gostou do jogo, que corrigimos depois, e o jogo recebeu análises aprimoradas durante o fim de semana. Infelizmente, a campanha de ódio já havia causado danos significativos.”
A declaração continua: “A propósito, após o fechamento das vendas, muitas pessoas nos escreveram que os blogueiros as enganaram e que gostaram do jogo, e pediram acesso. Também ouvimos dizer que petições foram criadas para continuar o desenvolvimento, e no mercado negro, o preço do jogo ultrapassou os $200, e alguns até começaram a criar seus próprios mods.”
A Fntastic também sugeriu que, apesar de anunciar oficialmente seu fechamento em dezembro, o estúdio ainda está por aí, encerrando sua declaração dizendo: “Encorajamos você a se inscrever em nossas redes sociais para saber o que acontecerá em seguida.”