Reportado pela Eurogamer, as dez principais empresas de gaming faturaram 126 bilhões de dolares em 2021.
Em primeiro lugar vem a Tencent, dona de empresas como Riot Games, parte da PlatinumGames e entre outras. A empresa conseguiu faturar 32 bilhões de dólares somente em 2021, tendo um acréscimo de 3 bilhões comparado com 2020.
A Sony ficou em segundo lugar, conseguindo faturar cerca de 18.2 bilhões de dólares, uma pequena queda comparada com 2020. Isso é entendível pelo fato de ainda existir uma crise com os condutores para a produção de mais PS5, afetando a venda de jogos exclusivos da plataforma. E em terceiro lugar vem a Apple, que faturou 15,3 bilhões de dólares somente com gaming.
Veja Mais:
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Square Enix planeja “estabelecer ou criar” novos estúdios
- Activision | Acionistas votam a favor da compra pela Microsoft
Se está curioso sobre a Microsoft e Nintendo, as empresas ficaram em 4º e 8º lugar, respectivamente. Além disso, foram analisadas as receitas da Activision Blizzard, Google, NetEase, EA e Sea Limited.
A Newzoo também analisou o crescimento de 9,6% da Microsoft em comparação com os 1,9% da Nintendo e a queda da Sony (2,3%). Estes valores são atribuídos ao sucesso do Xbox Game Pass, enquanto a Sony e Nintendo tiveram dificuldades movidas pela pandemia.
Também é interessante notar que, se a aquisição da Activision pela Microsoft tivesse sido concluída, a empresa teria passado a receita da Sony e tomado o segundo lugar no ranking.
Todos os pontos indicam que a indústria continuará crescendo como nunca nos próximos anos. A Sony está perto de lançar sua PlayStation Plus renovada, com a esperança de competir com o pedaço de mercado da Microsoft no meio dos serviços por assinatura.