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Um dos elementos mais divisivos de Marvel’s Spider-Man 2 são as missões em que os jogadores assumem o papel de Mary Jane Watson. Mesmo com isso sendo amplamente criticado no primeiro jogo, a Insomniac decidiu trazer de volta as missões furtivas com MJ, no entanto, com algumas mudanças significativas.
No título de 2018, os jogadores tiveram que completar níveis controlando MJ e Miles Morales antes de terem seus poderes de aranha. Ambos personagens precisavam evitar serem detectados enquanto utilizavam o ambiente e, em algumas ocasiões, dispositivos para distrair os inimigos. Neste novo jogo, Miles possui superpoderes, mas MJ também recebeu algumas melhorias notáveis.
Em uma entrevista, Bryan Intihar, diretor criativo sênior da Insomniac Games, explicou a decisão de trazer de volta e reformular as missões com MJ em Marvel’s Spider-Man 2, mesmo diante das críticas negativas.
Durante uma participação no podcast Beyond da IGN, Intihar abordou como a Insomniac considerou a possibilidade de eliminar por completo as missões com MJ e por que, no final, decidiram não fazê-lo.
“Tínhamos duas opções. Poderíamos optar pelo caminho fácil e não incluí-las […] Ou poderíamos encarar o desafio de melhorar a experiência de jogar com ela, pois já falamos sobre explorar diferentes perspectivas“, disse ele.
Para alcançar esse objetivo, a Insomniac deu aos jogadores mais ferramentas para jogar com MJ. Embora ela já tenha tido um dispositivo de choque e algumas ferramentas úteis na versão anterior, a jogabilidade estava severamente limitada pelo fato de ela ter que permanecer fora de vista.
Em Marvel’s Spider-Man 2, MJ tem acesso ao dispositivo de choque o tempo todo e não precisa se manter oculta da mesma forma que antes, tornando suas missões muito mais versáteis.
Embora muitos jogadores ainda não gostem das novas missões com MJ, outros as apreciam desta vez. Suas habilidades até levaram a piadas sobre MJ ser mais poderosa do que os próprios Homens-Aranha, já que ela pode derrotar inimigos com um único golpe, enquanto Peter ou Miles precisariam de dezenas de socos para conseguir o mesmo feito.
Intihar também fez referência a isso, afirmando: “Sabíamos que tínhamos que torná-la uma personagem mais ativa e capaz. E se ela acabou ficando um pouco acima do normal, eu não ligo. Está tudo bem. Não faz diferença”.
O diretor também deixou claro que, além de permitir que a Insomniac explore uma perspectiva diferente, essas seções – e a presença de MJ durante a missão final – representam algo importante: mostrar MJ como uma heroína capaz, mesmo sem superpoderes. Embora as missões com MJ possam gerar divisões de opiniões, elas reforçam o conceito de que ser um herói envolve mais do que simplesmente ter superpoderes.