Comentários

Os estúdios de games se esforçam para criar mundos de tirar o fôlego, personagens memoráveis e narrativas atraentes, mas, em última análise, as vendas de jogos são o nome do jogo. Sem eles, os estúdios não podem desenvolver suas visões e criar essas experiências incríveis.

Ao dar uma olhada na série de videogame mais vendida de todos os tempos, uma coisa se destaca: a diversidade. Não há uma esmagadora maioria de um gênero específico e há um bom equilíbrio entre jogos para vários jogadores. Aqui estão os jogos que venderam mais cópias na história dos videogames.

10 – Lego ~200M

Desde 1962, os pais têm sentido uma dor terrível ao pisar em peças de Lego descartadas espalhadas por suas casas. Em 1995, a empresa começou a desenvolver videogames com base nos blocos de construção de algumas de suas propriedades internas, como Bionicle e Ninjago. Mas foi em 2005 que o conceito de jogo Lego atingiu um novo recorde com Lego Star Wars.

Depois de Star Wars, o Lego Group continuou a desenvolver propriedades da cultura pop como Harry Potter, Marvel e até Indiana Jones em adoráveis jogos de plataforma em bloco. Os jogos Lego receberam muitos elogios por sua jogabilidade e sofisticação surpreendente, já que o estúdio vendeu cerca de 200 milhões de cópias até o momento.

9 – The Sims ~200M

Uma das coisas incríveis sobre os videogames é ser capaz de escapar da realidade. Você pode lutar contra dragões, viajar no espaço ou ter uma família nos subúrbios. É isso mesmo, os jogos de simulação de vida The Sims venderam incríveis 200 milhões de cópias desde 2000, tornando-se uma das séries de videogame de maior sucesso da história.

The Sims apareceu em praticamente todas as plataformas, aumentando drasticamente a base geral de jogadores. Recentemente, a desenvolvedora Maxis está determinada a se esforçar para inclusão e representação total, já que o estúdio atualizou The Sims 4 para incluir uma ampla gama de tons de pele e roupas neutras. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito para obter mais diversidade, essas atualizações são um passo sólido à frente.

8 – Wii Series ~202M

Quando o Nintendo Wii foi lançado em 2006, era indiscutivelmente um dos consoles mais exclusivos da história. Com sensores de movimento integrados, a Nintendo estava empurrando os limites em inovação e criando novas maneiras de jogar. Exceto no Japão, Austrália e Europa, o Wii foi lançado com o Wii Sports, que ajudou a impulsionar as vendas do console. Wii Sports foi posteriormente vendido separadamente nessas regiões.

Wii Sports recebeu muitos elogios e é considerado um dos melhores jogos já feitos. Incluía cinco atividades esportivas diferentes: beisebol, boxe, tênis, golfe e boliche. O sucesso do Wii Sports levou ao Wii Fit e ao Wii Play e, com ele, a Nintendo conquistou o ouro em outra série que vendeu 202 milhões de cópias.

7 – Minecraft ~238M

Se o gênero sandbox existia antes do Minecraft, o jogo em blocos o elevou a novas alturas. Desenvolvido pela Mojang Studios e lançado em 2011, o Minecraft oferece um mundo infinito que exala sucos criativos. Ao longo dos anos, os jogadores construíram estruturas impressionantes, da torre do relógio Big Ben em Londres ao castelo de Hogwarts.

Vendo o sucesso que o Minecraft estava experimentando em nível recreativo e educacional, a Microsoft comprou a propriedade e a Mojang Studios em 2014 por US $ 2,5 bilhões. O Minecraft apareceu em quase todos os consoles desde o PlayStation 3 e o Xbox 360, gerando cerca de 238 milhões de cópias vendidas em sua vida.

6 – Fifa ~325M

A única série esportiva apresentada, Fifa continua a dominar as vendas de jogos a cada iteração. É sem dúvida o jogo de esportes mais realista em termos de jogabilidade e avaliações dos jogadores. Dado que o futebol é o maior esporte do mundo, não é necessariamente uma grande surpresa que Fifa se encontrasse entre os mais vendidos da história dos videogames.

Em 2020, Fifa 15 é considerado o jogo mais vendido da série, com aproximadamente 18 milhões de cópias vendidas. Com cerca de 325 milhões de cópias vendidas no total, a Fifa experimentou um nível sem precedentes de consistência em suas vendas de jogos se o seu jogo mais vendido representar apenas 5,5% do total de cópias vendidas em toda a franquia.

5 – Grand Theft Auto ~335M

Inicialmente lançada em 1997, a série Grand Theft Auto se posicionou como uma das séries mais influentes e impactantes da história dos videogames. Grand Theft Auto 3 foi o projeto em que inúmeros jogos de tiro em terceira pessoa se inspiraram, assim como San Andreas e Vice City sendo grandes sucessos em seus próprios direitos.

Ironicamente, as vendas totais vitalícias de Grand Theft Auto continuam a aumentar – mas por meio do mesmo jogo. O último lançamento, Grand Theft Auto 5, originalmente lançado no PlayStation 3 e Xbox 360 em 2013, mas desde então foi portado para o PlayStation 4 e Xbox One. O jogo também está programado para um lançamento de console de próxima geração em 2021, que provavelmente garantirá mais alguns milhões de cópias vendidas.

4 – Pokemon ~368M

A era dos monstros de bolso foi um sucesso para a Nintendo. Desde as versões Red & Blue originais, Pokémon vendeu 368 milhões de cópias principalmente em consoles portáteis. O sucesso de Red and Blue impulsionou uma adaptação de Pokémon para anime que elevou toda a marca a alturas astronômicas.

Recentemente, o Pokémon viu mudanças drásticas em sua jogabilidade central, incluindo modelos 3D completos, elementos de mundo aberto e muito mais. Os fãs da série clamam por um RPG completo no mundo Pokémon e, em breve, seus sonhos se tornarão realidade. O próximo jogo da franquia, Pokémon Legends: Arceus, é uma partida da série principal em muitos aspectos, incluindo o fato de que é um jogo de estilo RPG de mundo aberto.

3 – Call of Duty ~400M

Um dos maiores jogos de tiro em primeira pessoa da história, Call of Duty manteve boas vendas comerciais desde 2003. A série vendeu colossais 400 milhões de unidades em quase duas décadas e, embora a série tenha ficado um pouco obsoleta , não parece estar diminuindo.

O próximo jogo da série levará os jogadores de volta à Segunda Guerra Mundial em Call of Duty: Vanguard.

2 – Tetris ~495M

Se você pensar em alguns dos videogames mais icônicos que existem, é difícil omitir o Tetris. Lançado na Rússia inicialmente antes de vir para a América do Norte em 1988, Tetris é um jogo simples que requer raciocínio rápido e tomada de decisão ao combinar as peças do bloco conforme elas caem do topo.

Tetris apareceu em mais de 65 plataformas diferentes, o que é um recorde mundial do Guinness. Entre essas muitas plataformas, Tetris vendeu 495 milhões de cópias. Além das vendas de jogos, Tetris também foi destaque no filme Pixels de 2015, estrelado por Adam Sandler e Kevin James.

1 – Mario ~740M

A série de videogame mais vendida pertence ao encanador italiano favorito de todos, Mario. O mascote da Nintendo foi apresentado pela primeira vez em 1981 simplesmente como “Jump Man”, mas logo recebeu seu próprio jogo e série subsequente em Super Mario Bros. Ao longo de sua história decorada, Mario fez de tudo para impedir Bowser de assumir o controle do Reino do Cogumelo.

Mario vendeu um total de cerca de 740 milhões de unidades, ganhando o título de ser a série mais vendida na história dos videogames. O domínio contínuo de Mario nas vendas de jogos fala muito sobre o nível de qualidade consistente encontrado na série e prova que o encanador da Nintendo é indiscutivelmente o personagem de videogame mais popular de todos os tempos.



Comentários