Comentários

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Xbox tem gradualmente fortalecido seu domínio sobre séries de RPG e seus desenvolvedores. Com estúdios como Bethesda Game Studios, Obsidian Entertainment, inXile Entertainment e o novo estúdio de RPG da Playground Games, a Xbox reúne alguns dos maiores talentos do mundo dos RPGs sob seu teto. Como resultado, os fãs de RPG no PS5 podem se ver tentados a investir em um Xbox ou um PC para jogar títulos e séries como Starfield, The Elder Scrolls, Fallout, The Outer Worlds, Wasteland, Fable e outros projetos que esses estúdios estão preparando. Nesse sentido, se um terceiro jogo de Pillars of Eternity for produzido, é provável que seja exclusivo da Xbox, uma vez que a Obsidian Entertainment pertence à plataforma.

Há interesse em reviver séries de RPG hardcore e old-school? O diretor de design, Josh Sawyer, sugeriu que estaria disposto a trazer a série de volta se tivesse um orçamento semelhante ao de Baldur’s Gate 3, um RPG clássico, mas que aparentemente foi desenvolvido com um orçamento muito maior do que Pillars of Eternity.

“Eu não acho que faria um Pillars of Eternity 2“, disse Sawyer em entrevista ao Touch Arcade. “Eu realmente estou muito satisfeito com aquele jogo. Não é que eu não queira voltar a ele, mas eu acabou de fazer isso, então provavelmente eu esperaria um pouco. Eu acho que se fosse verdadeiramente um orçamento ilimitado, eu faria Pillars of Eternity 3, porque eu sei qual era o orçamento para Deadfire, que não era muito alto, e ouvi de várias pessoas qual era o orçamento para Baldur’s Gate 3, e não vou falar em números, mas se eu tivesse aquele orçamento, com certeza, faria Pillars 3.”

Obviamente, isso está longe de ser uma confirmação de que a série será ressuscitada, mas é um sinal de que a possibilidade não está descartada. No entanto, a Microsoft possui a inXile Entertainment para RPGs isométricos, tornando difícil imaginar que permitiria à Obsidian Entertainment fazer um título semelhante, especialmente com um orçamento substancial. Isso pode ser um revés para os fãs da série que desfrutaram dos jogos em consoles PlayStation no passado, mas que podem não ter a oportunidade de jogar futuros títulos na plataforma.