Novos detalhes sobre Dante’s Purgatorio, sequência cancelada do jogo Dante’s Inferno, vieram à tona nesta semana, revelando o que poderia ter sido um dos projetos mais ambiciosos da Visceral Games.
O título, planejado como continuação direta do game lançado em 2010 para PlayStation 3, Xbox 360 e PSP, estava em desenvolvimento inicial antes de ser interrompido pela EA.
Segundo informações compartilhadas pelo insider Shinobi602 e reunidas em recentes reportagens, o roteiro de Dante’s Purgatorio foi escrito por Joshua Rubin, co-autor de Assassin’s Creed II.
O enredo colocaria o protagonista no centro de uma batalha entre o Céu e o Inferno, explorando novos territórios espirituais e ampliando a mitologia do universo do jogo original.
Durante a campanha, os jogadores visitariam os Jardins do Éden, o Monte Purgatório e diferentes camadas do Inferno, em uma jornada que mesclaria ação intensa com elementos de plataforma e exploração.
Entre as novas habilidades planejadas estavam o “pulo espiritual”, que permitiria grandes saltos entre plataformas, e a “possessão”, que possibilitaria assumir o controle de inimigos — inclusive para obter asas angelicais e voar em combates contra chefes de grandes proporções.
Os desenvolvedores pretendiam elevar o nível técnico e de escala em relação ao primeiro título, mirando em algo “mais espetacular que Uncharted e Tomb Raider”.
O objetivo era criar um jogo cinematográfico, com sequências de escalada que funcionariam como quebra-cabeças interativos, desafiando o jogador a encontrar rotas enquanto se esquiva de pedras e ataques de criaturas demoníacas.
O confronto final de Dante’s Purgatorio estava planejado para acontecer em um Jardim do Éden em chamas, onde o protagonista enfrentaria Lúcifer em uma batalha de grande escala.
A cena marcaria o encerramento épico da trilogia espiritual idealizada pelo estúdio, que incluiria ainda uma terceira parte representando o Paraíso.
Apesar do potencial, o projeto foi interrompido durante a fase de pré-produção, e a Visceral Games acabou sendo fechada anos depois pela EA. Desde então, Dante’s Inferno permanece como um título único, lembrado por seu estilo visual inspirado na Divina Comédia e pela intensidade de sua ação.
A revelação sobre Dante’s Purgatorio reacende o interesse dos fãs por um dos jogos mais cultuados da era do PS3 e Xbox 360, destacando o quanto a sequência cancelada poderia ter expandido a franquia de Dante’s Inferno.
Fonte: Flow Games