Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A Sega despertou interesse e curiosidade recentemente ao anunciar que estava desenvolvendo algo chamado de “Super Jogo“. O que exatamente seria um “Super Jogo” era uma incógnita, já que não é uma descrição comumente utilizada, porém, agora sabemos um pouco mais sobre como a Sega está encarando esse grande jogo. Parece ser algo semelhante a uma experiência de metaverso, mas não exatamente um metaverso em si. E sabemos que contará com “conteúdo gerado pelo usuário“, onde a comunidade terá um papel fundamental neste jogo.
Os comentários mais recentes sobre o “Super Jogo” da Sega vieram do COO Shuji Utsumi, que conversou com a CNBC sobre o projeto e outras iniciativas em desenvolvimento.
Durante a conversa com a CNBC, Utsumi foi convidado a falar um pouco mais sobre o “Super Jogo”. Anunciado em 2022 e com previsão de lançamento antes de março de 2026, pouco havia sido revelado sobre o jogo além da notícia de sua existência, até agora.
“Não é apenas um jogo. Quando introduzimos esse nome, houve um grande burburinho sobre o metaverso“, disse em um vídeo que faz parte desta conversa mais ampla. “Não é exatamente um metaverso, então tentamos descobrir ‘Qual é a palavra certa?’ Então, chegamos ao nome chamado ‘Super Jogo’. Não são apenas jogos, mas também conteúdo gerado pela comunidade.“
Conteúdo criado por usuários não é algo novo nos jogos – hoje mesmo, a CD Projekt Red anunciou planos para apoiar ainda mais os criadores de mods de The Witcher 3 para um jogo de 8 anos atrás – mas esses comentários do COO da Sega parecem se referir mais às coisas que as pessoas fazem dentro do jogo em outras plataformas como Fortnite, Roblox e mais. Outros exemplos de conteúdo criado pelo usuário em jogos podem ser encontrados em coisas como Super Mario Maker e Meet Your Maker, mas, considerando as comparações parciais de Utsumi com projetos de metaverso, o “Super Jogo” certamente parece ser mais uma experiência semelhante a uma plataforma, ao estilo do que Fortnite e outros grandes jogos fizeram.
Mas o que estará realmente no jogo? Será uma nova propriedade intelectual inteiramente ou algo baseado em uma já existente? A Sega não é estranha a crossovers, então pode ser que este “Super Jogo” apresente não apenas uma IP, mas várias séries em uma única plataforma. Utsumi também falou durante a mesma entrevista sobre os planos da Sega de reviver IPs existentes, como fez com Sonic the Hedgehog, embora esses comentários tenham sido feitos antes de ser questionado sobre o “Super Jogo”.
“Então, acabamos de reviver Sonic de uma grande maneira“, disse. “Não apenas através de jogos, mas também filmes e programas de TV. E na verdade, Sonic está no Roblox também. E estamos trabalhando de perto agora com a Lego. Agora, Sonic está se revivendo. Temos outras IPs importantes. Não posso dizer muito sobre isso, mas estamos pensando em reviver outras IPs clássicas da Sega também.”
O “Super Jogo” da Sega está previsto para ser lançado em algum momento antes de março de 2026.