Super Smash Bros. é uma das franquias mais populares da Nintendo, e se tornou particularmente aclamada com a versão Ultimate – lançada no Nintendo Switch.
No entanto, Super Smash Bros. não é um jogo de luta que segue os caminhos tradicionais. Por exemplo, por anos o game evitou modos online e o potencial foco em cenário competitivo, deixando essa função à cargo dos próprios fãs e jogadores.
E para o criador da série, Masahiro Sakurai, existe uma boa justificativa para a ausência de toda essa conectividade. Comentando sobre a criação de Super Smash Bros. Brawl – primeiro game da franquia com modos online – Sakurai mencionou que tais competições podem “levar as pessoas a perderem a confiança”.
“Acredito que online e Smash Brosh. não combinam muito bem um com o outro. Uma das melhores partes de Smash Bros. é como os jogadores podem tornar-se campeões entre os amigos. Mas ficar sujeito a competição online pode levar as pessoas a perderem a confiança, o que não é bom.“
Além de mencionar o comportamento dos jogadores, Sakurai também ressaltou questões técnicas sobre o jogo. Para o lendário criador de Super Smash Bros., a conectividade online pode gerar problemas técnicos e prejudicar a experiência em geral. Ele ressalta que a latência de rede pode tornar a experiência ainda mais inconsistente.
Por fim, ele diz que não importa suas visões sobre o tema, e fatalmente implementará modos online se for algo necessário para a Nintendo. Além disso, ele considera que isso pode acabar resultando em “algo divertido”, e pode valer a pena arriscar futuramente.