Em Road 96 temos um game o qual proporciona uma aventura formada a partir das nossas escolhas, sendo esta bem intensa.
Trazemos aqui nossa análise completa do jogo que chega agora aos consoles.
Agradecemos ao envio da cópia em antecipado do game.
Intensidade, escolhas e temas atuais
Road 96 consegue ser um game envolvente em vários sentidos. A começar pela sua temática que apesar de se passar anos atrás, é extremamente atual.
Temos como pilar da história a busca pela fronteira do país, para que assim se realize uma fuga. Tal fuga tem duas motivações principais: O governo opressor e uma catástrofe ocorrida anos atrás.
Em Road 96, a liberdade é uma das maiores características. Em vários diálogos, é possível escolher o seu lado na corrida política, por exemplo. O jogo apesar de ter um núcleo narrativo bem estabelecido oferece aos jogadores uma excelente variedade de opções.
Sobre essas opções, é onde o game brilha. A começar pela abordagem diferenciada de como que os personagens aparecem na aventura. Controlamos diversos jovens em suas trajetórias para fugir do país, cada qual de uma vez, é claro. A narrativa se dá com os personagens que nos envolvemos, ou seja, por mais que seja controlando outra pessoa, sempre vamos passar pelos mesmos protagonistas, com a história de cada qual evoluindo.
Um exemplo é pegar carona com um caminhoneiro, um dos personagens do game. No primeiro momento não se sabe as intenções dele, mas quando está com outro personagem e o encontra novamente, a conversa já pode ser destinada a pontos que você descobriu.
Por sinal, todas as aventuras dos seus jovens acabam, seja por bem ou por mal. Durante, em média, 10 horas de gameplay, o jogador irá jogar com diversos adolescentes que querem fugir do país e vários finais são possíveis, como morrer, ser preso ou, é claro, conseguir a fuga.
No jogo temos que ter dinheiro e energia. Para a energia, é necessário comer, seja comprando itens ou até mesmo roubando e ganhando eles. Já para o dinheiro existem desafios durante a trajetória, apostas e também a opção de furtar, seja estabelecimentos, lugares abandonados ou os próprios amigos.
As escolhas de Road 96 são muito importantes e a liberdade de um estúdio indie é muito positiva para este tipo de game. É comum que em alguns jogos maiores tenhamos um problema neste sentido, afinal, como tem um núcleo de narrativa muito forte, nossas escolhas acabam sendo em vão, sempre resultando em um mesmo caminho.
No game, muito por conta de realizarmos várias trajetórias em busca de fuga, é comum que tenhamos decisões pesadíssimas. Logo na minha primeira “run”, morri em questão de minutos, deixando o sentimento de intensidade a flor da pele.
O jogo poderia ser menor, pois o início de gameplay é realmente excelente, ficando um pouco repetitivo depois. Mesmo assim, a conclusão é muito positiva e deve agradar aos fãs tanto que já conhecem esse estilo quanto os que querem conhecer.
Road 96 está disponível para PC, Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series.
- Bela arte visual
- Escolhas intensas
- Ótima narrativa
- Poderia ser menor pelo fator replay