Comentários

Madden NFL 22 conseguiu entregar uma experiência bem interessante, sendo um jogo agradável e atingindo desde jogadores mais fiéis até novos players. Em vários modos, o jogo é intuitivo e prende os jogadores, entretanto é fato que não tem muita inovação desde seu último lançamento. Mesmo assim, é muito melhor.

Um agradecimento especial para a equipe da EA aqui do Brasil pelo envio em antecipado do game.

Um jogo repleto de melhorias

A EA conseguiu entregar um jogo muito melhor do que seu antecessor. Vale lembrar que em 2020, Madden NFL 22 foi lançado e não teve uma boa recepção, seja pela crítica ou pelo público. Com isso, existia um desafio maior para o game esse ano e esse desafio foi muito bem vencido pela EA.

O game apresenta muitas inovações. A começar pela gameplay em campo. O jogo conseguiu implementar novas tecnologias para que a gameplay se tornasse mais realista e fluída. Entre os aspectos que merecem maior atenção, foram novos sistemas de várias áreas de jogo. Os principais:

  • Novo sistema de controle/recepção, o qual é muito mais responsivo e tem novas reações dos jogadores;
  • Tackles estão muito melhores, com maiores interações e mais impacto nas ações;
  • Os bloqueios estão mais orgânicos e dinâmicos;
  • Mais jogadas estão disponíveis e a IA está mais esperta também.

Além disso, o jogo consegue ser muito bom na nova geração, aproveitando bem o poder dos consoles. O game desempenha 60 FPS durante todo o tempo, sendo bem estável e sem quedas. Além disso, tudo está muito bem polido no jogo. Não vi bugs, os loadings estavam rápidos e achava partidas online rapidamente. Vale uma menção ao DualSense no PS5, que é extremamente utilizado e proporciona uma imersão maior ainda.

Bons modos de jogo

Sem dúvida, a estrela e principal atrativo do game é o Face of the Franchise. Esse modo permite a criação de um atleta em determinadas posições e através disso uma jornada na NFL é realizada.

No modo, existe um grande número de cutscenes e interações. Tomamos várias decisões durante a jogatina, as quais implicam em qualidades na nossa moral com a equipe, número de fãs, evolução física e por aí vai.

Foi super divertido passar pela semana do Draft, a maior novidade do modo. Nesse período, passamos treinando em um CT com grandes estrelas, como OBJ, e também jogamos algumas partidas da época do colegial. O personagem chega na NFL como uma grande estrela e promessa de ser uma lenda, o que é interessante, pois promove uma evolução rápida. Em poucas semanas, cheguei ao Overall 84, o que já mostra que o modo é feito para ser prazeroso ao jogador.

Muitas customizações, desde equipes a criação do atleta, são possíveis. Além disso, na criação do personagem é possível alterar tudo, até massa muscular.

Os outros modos do game são mais parecidos com os dos jogos anteriores, de fato. Mas ainda sim divertidos! O famoso Ultimate Team apresentou novas técnicas e itens de inúmeros aspectos. É possível agora ter maior controle sobre táticas e o aspecto mais inovador foi a “Dinâmica do dia de jogo”. Tal implementação faz com que tudo tenha ficado mais realista e imersivo.

Contendo novas cutscenes, introduções e os jogadores sentindo momentos decisivos, o game novamente acertou na imersão. Essa dinâmica faz com jogadores como Tom Brady, por exemplo, não sintam a pressão da torcida, mas outros novatos já podem ter seu desempenho afetado.

Outra novidade diz respeito ao modo Franchise. De maneira geral, foi muito ampliado em todos os aspectos. Agora é possível ter um controle muito maior na posição de manager, liderando receitas e com um número de táticas muito maior do que antes. Como já citado anteriormente, a IA está muito mais bem feita do que antes. É claro que quanto maior o nível é maior a percepção dessa inteligência e tomadas de decisões pouco mecânicas e sim humanas, mas nota-se uma melhoria em todos os levels.

Conclusão

Madden NFL 22 vale a pena e melhorou bastante perto do título anterior. O jogo conseguiu promover melhorias em modos que são queridos pelo público, como o Franchise, e outros que estavam mais de lado, como o Face of the Franchise, o qual está realmente muito bom. A EA acertou nesse Madden, mas ainda podemos ver algo melhor. De qualquer modo, vale a jogatina!

Positivo
  • Modo carreira solo é ótimo
  • Boas inovações na gameplay
  • 60 FPS sólidos
Negativo
  • Alguns modos não tiveram grandes novidades
  • Todos poderiam ter o mesmo cuidado do Face of the Franchise
Nota 80


Comentários