Comentários

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Já sentiu aquela nostalgia de um RPG espetacular que te arrebatou há 20 anos? Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean, o primeiro jogo incluso em Baten Kaitos I & II HD Remaster, é exatamente isso. O cenário de ilhas flutuantes com belos backgrounds pré-renderizados é um deleite, mas o verdadeiro tesouro é a narrativa. Prepare-se para uma trama cativante com uma reviravolta tão bombástica que vai te deixar pensando por dias.

Mas Baten Kaitos não acerta apenas nos visuais, história e personagens cativantes e uma trilha sonora incrível - O que já é muita coisa, precisamos dizer. O sistema de batalha também é fenomenal, transformando até os combates contra inimigos comuns em partidas desafiadoras e estratégicas. Seu arsenal é composto por cartas que representam armaduras, armas, magias e itens de cura. E aí entra a parte crocante: fraquezas elementais, combos de cartas consecutivas/iguais, e a constante vontade de trocar seu deck. Ou seja, um banquete para os fãs de estratégia.

Há muito mais para fazer em Baten Kaitos: procurar itens importantes, fazer missões secundárias, explorar dungeons repletas de enigmas, colecionar constelações, preencher árvores genealógicas... é conteúdo extra para dar e vender. Porém, um ponto negativo: os backgrounds pré-renderizados podem ser traiçoeiros, dificultando seu entendimento e podendo causar uma armadilha inesperada. O remaster poderia ter destacado melhor esses pontos facilmente perdidos.

Baten Kaitos I & II HD Remaster também traz Baten Kaitos Origins, uma prequência com novos personagens, mas com versões jovens do elenco do primeiro jogo. Confesso que, apesar de considerar Eternal Wings and the Lost Ocean um dos maiores RPGs já feitos, porém Origins decepciona um pouco. Não me entenda mal, é um bom jogo, mas a história é muito menos interessante e o sistema de batalha se torna muito mais simples e menos estratégico, o que é uma diferença grande em relação ao outro jogo.

Mesmo diferente, Baten Kaitos Origins tem seus acertos. A customização do deck compartilhado é muito mais intuitiva, e a narrativa complementa a do primeiro jogo de forma brilhante. É como se essa prequel, embora inferior, tivesse sido pensada justamente para enriquecer a experiência do original. As missões de busca, porém, são mais complexas e nada intuitivas.

Por fim, vamos à qualidade do remaster: Infelizmente, o jogo chega sem opção de português do Brasil, o que é uma pena, já que isso tornaria um RPG muito mais acessível. Outro ponto importante para ressaltar são as opções de acessibilidade: acelerar o jogo, auto-batalha, inimigos instantâneos, evitar encontros - Tudo isso está presente e pode facilitar sua vida para deixar o RPG menos cansativo.

De qualquer forma, a interface é bem limpa e os desenvolvedores se esforçaram bastante com o intuito de modernizar os jogos. O jogo teve um ótimo desempenho no Nintendo Switch, que acabou se transformando na melhor máquina de RPG da atual geração.

Baten Kaitos I & II HD Remaster resgata um dos maiores RPGs já feitos ao lado de sua prequel. Para quem quer um ótimo jogo de estratégia, vale a pena adquirir e embarcar nessa aventura.

Baten Kaitos I & II HD Remaster
  • Desenvolvedora: Bandai Namco
  • Publisher: Bandai Namco
  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Review feito no: Nintendo Switch
Positivo
  • Ótimo jogo de estratégia
  • Novidades bem vindas
  • Um espetáculo
Negativo
  • Falta legenda em português do Brasil
  • A prequel é mais fraca
Nota 9


Comentários