Comentários

Resident Evil 4 Remake sempre esteve entre os jogos mais esperados de 2023 e, sem dúvidas, a sua espera valeu a pena.

Confira a seguir a nossa análise completa do game.

Agradecemos a Capcom pelo envio do game em antecipado.

Evolução e terror

Resident Evil 4 foi um jogo de enorme qualidade e com grande repercussão na época, o que fazia com que o remake tivesse uma tarefa árdua, a qual foi conquistada com sucesso.

O remake é tão bom quanto o original. Na verdade, o achei até mesmo melhor do que o produto anterior, mas vamos por partes.

Logo de cara, um aspecto me chamou muita atenção: Os gráficos, ambientação. Sinceramente, jogando no PS5, me senti em um game de nova geração, com um excelente visual, cheio de detalhes e com muita qualidade.

A densidade dos cenários é incrível, sejam estes internos, externos, grandes, pequenos… Tudo é muito bonito no jogo, sendo prazeroso abrir o game e ver tudo acontecendo.

A gameplay também evoluiu muito bem e tivemos adições excelentes. A manutenção da maleta, assim como era no último jogo, foi ótima, entretanto poder trocar de arma apenas pelas setas foi muito importante.

Agora, existe um sistema de esquiva, furtividade e a faca tem durabilidade, pontos que se mostram vitais na gameplays e que melhoraram bastante o desenvolvimento do game.

A progressão, inclusive, está muito similar ao jogo original, mas sempre com novidades.

Como muitos diziam e dizem, o sentimento é de estar em um local conhecido, mas com situações novas. Você reconhece o vilarejo, o castelo, a ilha, mas ao mesmo tempo não tem as certezas do que está pela frente.

Outra temática interessante foi a maior inserção do terror. O jogo de número 4 estava naquela transição para ser voltado para ação, o que não deu tão certo no 5 e 6. Agora, no remake, o game continua com sua essência mais “frenética”, porém, muito mais voltado para o terror.

Ambientes escuros, momentos de muita brutalidade e maior tensão estão presentes no game, sendo bem mais imersivo neste sentido.

Os personagens também evoluíram. Luis agora é um parceiro a longo prazo e aparece em vários momentos do jogo. Ashley, por sua vez, tem uma IA melhorada, mas ainda entra em apuros. De todo modo, a personagem evoluiu e tem mais camadas em sua proposta.

No geral, o jogo também se tornou mais realista. A forma do combate, como os inimigos recebem dano, a luta contra o Krauser, por exemplo, tudo está mais realista, o que é importante. Não que aquela parte artística do game original fosse ruim, mas como a proposta do jogo é realista, ficava um pouco esquisito.

VEJA MAIS

Conclusão

Resident Evil 4 Remake não somente vale a pena como é um dos melhores jogos do ano. O jogo estará entre os mais premiados e indicados de 2023, sendo uma experiência incrível.

Para os fãs de terror e da franquia, é o game perfeito. Vale muito a pena reviver o jogo em suas mais de 15 horas, agora com também muitas opções de exploração e novidades.

Sem dúvidas, um jogaço.

Resident Evil 4 Remake
  • Desenvolvedora: Capcom
  • Publisher: Capcom
  • Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows
  • Review feito no: PS5
Positivo
  • Gráficos belíssimos
  • Expansão da experiência anterior
  • Mais terror
  • Gameplay excelente
Nota 10