A franquia Halo parece estar prestes a revisitar dois de seus capítulos mais icônicos. Segundo vazamentos recentes, as campanhas de Halo 2 e Halo 3 estariam em desenvolvimento sob a forma de remakes completos.
O mais curioso? A parte multiplayer — responsável por tanto sucesso especialmente em Halo 3 — pode não estar presente nesses remakes. As fontes apontam que a estratégia da Halo Studios (anteriormente conhecida como 343 Industries) seria concentrar o foco na campanha single‐player, enquanto o multiplayer ficaria para um novo título futuro, especulado como “Halo 7”.
Contexto: por que agora?
Após o anúncio de Halo: Campaign Evolved — remake do primeiro jogo da franquia com lançamento previsto para 2026 e suporte a PS5, PC e Xbox Series X|S — rumores apontam que a Microsoft já planeja levar essa linha de remakes adiante.

A lógica por trás? Revisitar títulos que muitos consideram “capas” da era Xbox 360 e apresentar a obra para uma nova geração, possivelmente ampliando o alcance para além da base tradicional de Xbox. E, ao mesmo tempo, mudar a forma de lançar o multiplayer da franquia para um modelo mais centralizado ou separado.
Detalhes e o que esperar
Segundo o perfil de vazamentos @leaks_infinite no X, os remakes de Halo 2 e Halo 3 seriam “full remakes”, com motor gráfico moderno, incluindo sprint (corrida) como nova mecânica opcional.
Além disso, há indícios fortes de que ambos os jogos poderão chegar sem seus modos multiplayer tradicionais – ao menos na versão inicial — o que representa uma mudança de paradigma para a franquia, cuja identidade multiplayer é uma de suas marcas mais fortes.
Por outro lado, a ausência do modo online já gerou alguma controvérsia entre fãs:
“Halo 2 & Halo 3 are being remade… No multiplayer, only campaign.” – post de vazamento.
Opinião e impacto
Se os remakes se confirmarem com essas diretrizes, o impacto pode ser duplo. Por um lado, as campanhas de Halo 2 e Halo 3 são verdadeiros marcos — revisitar essas narrativas em alta definição e com mecânicas renovadas pode ser um prato cheio para nostálgicos e novatos. Por outro, a decisão de deixar de lado o multiplayer pode ocasionar receio entre os fãs mais tradicionais.
A aposta da Halo Studios parece clara: Valorizar a narrativa e a imersão single‐player primeiro, e projetar o multiplayer como algo mais amplo, talvez como “serviço” ou com maior foco multiplataforma. Isso pode significar menos fragmentação da comunidade, mas exige entregar a campanha com qualidade excepcional para não gerar críticas.