Horizon Forbidden West já foi lançado, e a história basicamente retoma exatamente de onde o jogo anterior parou. As primeiras horas vão te bombardear com nomes estranhos, rostos supostamente familiares e uma recapitulação útil, mas extremamente breve, dos eventos de Horizon Zero Dawn. Se você está planejando jogar o novo jogo ou está apenas se perguntando por que, por exemplo, dinossauros robôs vagam pelo vasto e belo mundo, aqui está tudo o que você precisa saber.
Mesmo se você jogou o jogo quando foi lançado em 2017, eu prometo que você vai querer relembrar a história. E se você pulou completamente o Horizon Zero Dawn, bem, o resumo abaixo deve cobri-lo.
Onde Horizon Zero Dawn se passa?
O jogo se passa no centro oeste americano no século 31. As pessoas vivem uma existência feudal entre tribos guerreiras enquanto robôs gigantes que parecem bestas pré-históricas patrulham a terra. Agora vamos descobrir o porquê.
O conceito por trás da série de ficção científica de mundo aberto da Guerrilla Games é que no ano de 2048 um técnico chamado Ted Faro criou máquinas militaristas que podiam se auto-replicar e consumir biomassa como combustível. Com o planeta enfrentando crises de refugiados e agitação civil devido ao aquecimento global, as máquinas foram usadas para reprimir protestos e proteger os que estão no poder.
Essa linha de robôs, chamada Chariot, substitui todos os principais exércitos do mundo e, obviamente, falha muito (por razões misteriosas, é claro), ameaçando acabar com toda a vida no planeta em um ciclo interminável de exploração de recursos e reprodução. Essa ameaça torna-se popularmente conhecida como a Praga Faro.
Nesse ponto, a cientista Elizabet Sobeck, ex-sócia de Faro que se separou depois que percebeu que ele estava mais interessado em contratos militares do que em consertar o meio ambiente, surge com uma solução chamada Projeto Zero Dawn.
O que foi o Projeto Zero Dawn?
Em vez de tentar salvar a humanidade, Sobeck decide preservá-la por meio de uma complexa série de programas de IA chamados GAIA. Este computador irá 1) eventualmente hackear os robôs e desligá-los, 2) terraformar o planeta e restaurar a natureza e 3) repovoar a terra com clones quando tudo estiver pronto.
GAIA tem nove funções subordinadas. Um deles, o MINERVA, estava encarregado de invadir e, eventualmente, desabilitar os drones Chariot. Outro foi o HEPHAESTUS, que criaria novas máquinas modeladas de acordo com a natureza para ajudar a consertar o planeta e cuidar dos novos humanos. (Por que tantas dessas novas máquinas se parecem com dinossauros? Nenhuma outra razão além da Guerrilla Games ter achado que seria legal). Um terceiro foi APOLO, encarregado de armazenar o conhecimento coletivo da humanidade e ensiná-lo aos novos humanos. Finalmente, havia o HADES, que era responsável por matar tudo no planeta e começar o processo do zero se as coisas dessem errado.
Antes que o Projeto Zero Dawn possa ser concluído, Sobeck se sacrifica para ganhar tempo extra para a equipe que trabalha nele. Faro se descontrola e destrói APOLO porque acha que os novos humanos de alguma forma serão menos falhos se permanecerem ignorantes de seu passado. Ele também mata o resto dos cientistas assim que o Projeto Zero Dawn fica completo.
O que deu errado com o Projeto Zero Dawn?
Se as coisas tivessem dado certo, não haveria um Horizon Zero Dawn, muito menos uma série inteira, mas no início do século 31 parecia que tudo havia corrido conforme o planejado. Isto é, até que um sinal misterioso foi enviado para o GAIA, concedendo senciência a cada um de seus IAs subordinados, incluindo HADES. GAIA explode as instalações do Projeto Zero Dawn para desacelerar o HADES, mas ele infecta GAIA com um vírus para se libertar e libertar as outras IAs subordinados. Em resposta, GAIA usa uma das instalações de incubação restantes do Projeto Zero Dawn para criar um clone de Sobeck e o deixa na porta da tribo Nora. O clone cresce para ser Aloy, a heroína central de Horizon.
Para destruir tudo, HADES começa a corromper os robôs zeladores do mundo com o objetivo final de reiniciar as máquinas Chariot adormecidas da Praga Faro. HADES também pede a ajuda de um misterioso andarilho chamado Sylens, sedento de conhecimento do passado e convence um grupo dissidente da tribo Carja chamado Eclipse a adorá-lo como um culto. Aloy acaba frustrando todos os seus planos em um confronto final com HADES. Em vez de o HADES ser destruído, no entanto, ele é capturado por Sylens com a intenção de aprender mais sobre a história da humanidade e quem ou o que causou o HADES e a outra IA em primeiro lugar.
Quem são todas essas pessoas?
Horizon é o lar de um elenco extenso e uma rede complexa de facções políticas concorrentes. Aqui está uma lista rápida dos que não tocamos até agora:
Principais facções:
- Carja do Sol - Uma das principais potências militares da Horizon residindo na cidade de Meridian abaixo de uma das torres de transmissão do MINERVA. Responsável pelas atrocidades do Red Raid durante o governo do Rei Jiran.
- Carja da Sombra - Grupo que se separou durante a Guerra Civil Carja, quando o filho de Jiran, Avad, recrutou a ajuda do Oseram para derrubar seu pai e evitar mais sacrifícios religiosos destinados a “curar” máquinas corrompidas.
- Nora - Sociedade caçadora-coletora com fortes tabus e uma aversão geral à tecnologia do velho mundo e estranhos. Aloy é criada entre eles, mas não aceita por eles.
- Oseram - Confederação solta de funileiros e metalúrgicos que mineram ruínas por recursos e tecnologia.
- Banuk - Caçadores e xamãs que preferem permanecer isolados dos outros clãs e viver nas duras terras frias ao norte.
- Tenakth - Clã de invasores que adquirem a capacidade de substituir e assumir o controle de certas máquinas.
- Utaru - Tribo distante que controla uma vasta porção de terra fértil no “Oeste Proibido”, mas cujas colheitas estão sucumbindo a uma crescente praga vermelha.
- Eclipse - Culto guerreiro misterioso que serve ao HADES e tenta desestabilizar os outros clãs principais e matar Aloy, mas é exterminado no final de Horizon Zero Dawn.
Outros personagens importantes:
- Erend - Chefe do Carja do Sol depois que sua irmã é morta, Erend carrega um grande martelo e tem dificuldade em falar sobre seus sentimentos. Ele faria qualquer coisa por Aloy, mas não acho que ela devolveria o favor.
- Varl - Filho da Chefe Guerreira Sona, que cresceu ao lado de Aloy, sua irmã foi morta pelo Eclipse e desde então ele se tornou um amigo próximo de Aloy, ajudando-a sempre que ela aceita.
- Rost - Um guerreiro Nora que partiu em busca de vingança depois que sua família foi morta, Rost é encarregado de criar Aloy e depois sacrificar sua vida para salvá-la durante um ataque do Eclipse.
- Helis - Um seguidor de Jiran que matou muitos durante os Red Raids, Helis tornou-se líder do Eclipse após a Guerra Civil Carja e tornou-se o principal navio do plano de HADES até que Aloy finalmente o derrubou.
- Travis Tate - Um hacker irreverente que trabalhou com Faro e Sobeck no Projeto Zero Dawn, Tate estava no comando do HADES e foi morto junto com os outros cientistas quando Faro os traiu.
- Demeter - AI encarregada de restaurar a vida vegetal da Terra.
- Artemis - AI encarregada de restaurar os animais da terra.
- Poseidon - AI encarregada de purificar os oceanos.
- ÉTER- AI responsável pelo clima.
- Ilítia- AI encarregada de crescer e cuidar dos humanos.
- Hefesto - AI encarregada de produzir mais robôs.
O que aconteceu em Horizon Zero Dawn?
A jovem Aloy cai em uma instalação antiga, onde encontra uma pequena coisa parecida com um fone de ouvido chamado Foco. Seus esforços para ganhar aceitação no Clã Nora, onde ela foi criada, são interrompidos quando um ataque do Eclipse apoiado pelo HADES, liderado por Helis, mata seu pai substituto, Rost e muitos outros. Ela decide rastrear suas origens, descobrir o que está corrompendo as máquinas do mundo e se vingar do Eclipse.
Um homem misterioso chamado Sylens se liga a ela e promete suas respostas em troca de sua ajuda. Juntos, eles reúnem a história da Praga Faro e do Projeto Zero Dawn, explorando ruínas antigas. Aloy eventualmente descobre que o Eclipse está tentando restaurar as máquinas antigas que destruíram a vida, e que ela é um clone, e que Sylens tem sido um agente duplo do HADES o tempo todo. Aloy impede isso e, na DLC Frozen Wilds, segue para o norte para impedir que uma instalação chamada Thunder's Drum crie máquinas corrompidas.
Acontece que a instalação está sendo controlada remotamente pela IA HEFESTO. Uma vez que Aloy libera a instalação, ela aprende com o IA CYAN que está encarregado de impedir que o supervulcão abaixo do Parque Nacional de Yellowstone entre em erupção que o apocalipse da Praga Faro foi originalmente desencadeado pelo aquecimento global.
Onde isso deixa Aloy e Sylens?
Enquanto Aloy consegue evitar um segundo apocalipse em Horizon Zero Dawn, grandes questões permanecem. Qual foi a falha que fez com que as máquinas Chariot de Faro ficassem desonestas? Quem enviou o sinal que fez com que as IAs subordinadas do GAIA se tornassem autoconscientes e começassem a causar problemas? E qual é o objetivo de Sylens em tudo isso?
Sylens ajudou o HADES na formação do Eclipse e explorou Aloy em várias ocasiões, mas Horizon Zero Dawn também sugere que suas intenções são muito mais complicadas do que ganância ou curiosidade.
No que diz respeito a Aloy, a principal ameaça de HADES acabou, mas as outras IAs desonestas de GAIA ainda estão soltas e causando caos e, como revela o plot de Horizon Forbidden West, uma nova praga está tomando conta da terra.
Comentários