Comentários

Solaire é um dos personagens mais icônicos de Dark Souls – ele é o alegre Sun Bro que lhe entrega a Pedra de Sinal Branco antes de continuar sua própria aventura para descobrir seu próprio sol. Enquanto ele é feliz, amigável e até útil, há um ar de tragédia sobre ele que gerou inúmeras teorias de fãs ao longo dos anos.

Por muito tempo, os fãs pensaram que ele era o filho perdido de Gwyn. Mas acabou sendo o Rei Sem Nome, um gigante domador de dragões que enfrentamos em Dark Souls 3. Ainda assim, há muito mais em Solaire do que ele aparenta.

Nós o encontramos relativamente cedo em Dark Souls, desde que você tome o caminho ‘certo’, ele é encontrado logo após a luta contra o Taurus Demon. Vá para a esquerda em vez de ir pela ponte à direita e você o verá olhando para o céu e pronto para fazer amizade com viajantes em suas jornadas. “Se ao menos eu pudesse ser tão incandescente”, você pode se lembrar dele meditando melancolicamente. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre Solaire e o que pode ter acontecido com ele após o primeiro Dark Souls.

Quem é Solaire?

Como seu nome sugere, Solaire vem de Astora, uma terra de nobres e cavaleiros, muitos dos quais se reuniram em Lordran para cumprir a profecia dos deuses acendendo a Primeira Chama. Solaire, como Oscar que nos resgata no início de Dark Souls, é um desses cavaleiros. No entanto, sua armadura e escudo de má qualidade indicam que ele não é de sangue nobre.

Curiosamente, Solaire se tornou um morto-vivo por vontade própria para que ele pudesse se aventurar em Lordran em busca de seu próprio sol – ele não sucumbiu à maldição como tantos outros. Mas ele nunca encontra seu próprio sol, pois Dark Souls é um jogo sombrio.

Ele empunha a Espada Reta da Luz Solar que é, em essência, uma espada longa padrão. Não requer fé, nem mesmo possui dano de raio. É uma arma normal que “é improvável que faça jus ao seu nome grandioso”, como a descrição nos diz. Mas ele usa um talismã da luz solar como parte de seu equipamento de luz solar, um link óbvio para o pacto Guerreiros da Luz Solar. Ele não é o fundador, apenas um membro tentando ajudar aventureiros cansados como nós.

Os Guerreiros da Luz Solar realmente seguem o primogênito de Gwyn, o Rei Sem Nome, o que significa que Solaire está, de muitas maneiras, indo contra a corrente de muitos outros que vêm de Astora. Ele não necessariamente adora Gwyn ou os deuses tradicionais, mas o filho perdido e desprezado. No entanto, os Herdeiros do Sol em Dark Souls 2 parecem seguir Solaire, já que muitas de suas recompensas são itens dele do primeiro jogo, como sua espada.

Morte de Solaire

Lost Izalith

Solaire tem algumas aparições ao longo do primeiro jogo. Você o encontra pela primeira vez após o Taurus Demon, e depois novamente em Anor Londo. Ele ainda ajuda você a lutar contra o Gaping Dragon no Depths. Mas uma vez que você tem o Lordvessel e se aventura em Lost Izalith, você o encontra com um parasita brilhante e incandescente preso em sua cabeça. Ele encontrou seu “sol”.

Isso o deixa vazio, fazendo com que ele se volte contra você e o ataque. Na batalha seguinte, você o mata. Solaire é corrompido por sua busca pelo sol, e isso o deixa vazio – é um final amargo para sua jornada. Mas você pode salvá-lo.

Solaire acende a Primeira Chama (Teoria)

Se você faz parte do pacto Chaos Servant, pode desbloquear um atalho sacrificando 30 humanidades. Através deste atalho, você pode matar o inseto que se prende na cabeça de Solaire antes que ele o encontre, evitando que ele seja consumido por ele e fique vazio. Ao fazer isso, ele é salvo, mas fica cada vez mais deprimido cada vez que você o vê.

Se você salvá-lo, ele lutará com você até o fim e será sumonavel para Gwyn, o chefe da luta final. Não há um final ‘canônico’ de Dark Souls, pois, não importa o que você escolha, o ciclo continua até que um dia alguém seja forçado a tomar a mesma decisão. Vemos isso em Dark Souls 2 e 3. Mas há uma teoria sobre Solaire e o papel que ele desempenhou.

A teoria diz que os mortos-vivos escolhidos decidiram não acender a Primeira Chama, saindo do Kiln para inaugurar a Era das Trevas. Mas enquanto eles faziam isso, Solaire se sacrificou pela Primeira Chama, continuando a Era do Fogo.

Esta teoria é alimentada pelo Sunlight Parma de Dark Souls 2, um item que você ganha por dar dez Medalhas da Luz Solar ao pacto Herdeiros do Sol. O item mostra uma figura parecida com Solaire levantando sua espada no ar, criando um sol. Muitos acreditam que isso seja uma metáfora para Solaire acendendo a Primeira Chama.

A descrição apenas reforça essa ideia, pois diz: “Um pequeno escudo representando um herói de outrora”. Solaire era um cavaleiro prestativo que presenteava os aventureiros com uma Pedra de Sinal, mas se ele morrer em Izalith, ele não deixará muito legado para trás. E se ele te seguir até a Primeira Chama, você é o campeão e não ele. Qual é o seu legado então, além de ser um favorito dos fãs? Ele realmente não tem um – a menos que ele tenha acendido a Primeira Chama.