Comentários

Existem muitas histórias tristes que saíram do universo de Dark Souls, e o conto do Cavaleiro Artorias é talvez um dos mais tristes. Dizem que ele foi um herói nobre que lutou bravamente contra o Abismo. No entanto, não conseguimos ver isso, pois nosso único encontro com ele é como um chefe durante o único DLC de Dark Souls que leva seu nome, Artorias Of The Abyss. E quando nos deparamos com ele, ele parece menos um cavaleiro heróico e mais alguém que está determinado a nos destruir completamente.

Então, o que aconteceu com esse cavaleiro? Como ele passou de herói a executor empunhando espadas? Bem, como a maioria das grandes histórias de fantasia, a queda de Artorias envolve um senso de dever, fracasso e auto-sacrifício.

Quem foi Artorias?

Artorias era um dos Quatro Cavaleiros de Gwyn, que era um grupo que também incluía o infame chefe de Dark Souls, Ornstein Matador de Dragões; o arqueiro gigante e aficionado por escultura em madeira, Gough Olho de Falcão; e a assassina e também um possível interesse amoroso de Artorias, Ciaran a Lâmina do Senhor. Destes quatro, só encontramos Ornstein no jogo base, pois ele é o último membro sobrevivente desta equipe durante os eventos de Dark Souls. É somente quando viajamos de volta ao passado na DLC Artorias Of The Abyss que conhecemos os outros três cavaleiros, incluindo o próprio Artorias.

No momento em que o Chosen Undead começa sua jornada pelo reino arruinado de Lordran, o Cavaleiro Artorias já está morto há muito tempo. Tudo o que resta dele são as lendas de seu heroísmo. Sabe-se que ele era um exímio espadachim e que foi um dos poucos que ousaram enfrentar a imponente ameaça do Abismo. Ele lutou contra os Darkwraiths que surgiram de lá e foi capaz de aprender a viajar pelo próprio Abismo para trazer a luta até ele. É por isso que ele era conhecido como Artorias, o Abysswalker

Embora ele tivesse outro título também. Artorias às vezes era conhecido como o Cavaleiro Lobo, resultado de seu parentesco próximo com um lobo gigante chamado Sif. Como a maioria dos jogadores de Dark Souls sabe, você encontra Sif quando chega ao Darkroot Garden. Você o encontra guardando o túmulo de Artorias antes de ser forçado a se envolver em uma batalha de chefe com ele. Depois de vencer, você ganha o anel Covenant Of Artorias, o mesmo item que lhe permitiu atravessar livremente o Abismo. A descrição do anel afirma o seguinte:

Este anel simboliza a aliança do Cavaleiro Artorias com as bestas do Abismo.

Seu portador, como o próprio Artorias, pode atravessar o abismo.

Não está claro quais bestas concederam a Artorias essa aliança nem como ou por que isso aconteceu. Sabemos apenas que esse era o mesmo anel que ele levou quando foi para a terra de Oolacile.

A busca de Artorias por Oolacile é sua lenda mais duradoura. Junto com Sif, ele partiu para resgatar um personagem chamado Princess Dusk que havia sido capturada por uma fera do Abismo. Ele não sobreviveria a essa missão, mas resgataria a princesa e de alguma forma atrasaria a propagação do Abismo. Foi isso que lhe rendeu o status de herói lendário.

No entanto, no estilo típico de Dark Souls, esse conto não é o que parece. Ao viajar no tempo para chegar a Oolacile, você logo descobre que esta história tem um final muito mais trágico.

A falsa lenda de Artorias

Dado o quão lendário Artorias é, seu primeiro e único encontro com ele é bastante chocante. Você o encontra relativamente cedo na DLC, e ele é quase irreconhecível como o herói que dizia ser. Em vez de um nobre cavaleiro, ele é uma besta desajeitada e pesada infectada com energia escura. Ele também parece ter apenas um braço bom. Claro, isso não o impede de ser mortal, já que ele é bastante hábil em cortar você com sua espada grande em seu outro braço.

Fica bem claro que Artorias sucumbiu aos efeitos do Abismo, o que é estranho, já que, de acordo com a lenda, ele deveria ter resgatado uma princesa nessa época. Acontece que isso realmente não aconteceu. Artorias era um grande lutador, mas não conseguiu derrotar o inimigo que havia sequestrado a Princess Dusk. Esse inimigo seria Manus, Pai do Abismo. Durante sua batalha com Manus, Artorias foi derrotado e seu braço esquerdo foi quebrado. Em seu último ato, antes de perder a cabeça na escuridão, ele usou o poder de seu grande escudo para formar uma barreira protetora ao redor de Sif para evitar que ele fosse corrompido. Depois disso, a escuridão tomou conta e ele se tornou outro monstro para você matar em Oolacile.

Após uma dura batalha contra o chefe, você acaba com o sofrimento de Artorias. Não apenas isso, mas você realmente termina sua busca por ele. Você salva a Princess Dusk e derrota Manus. Você até consegue levar Sif para casa com segurança. Acontece que os feitos heróicos realizados na lenda de Artorias foram realmente realizados por você, o Chosen Undead.

Embora Artorias possa ter sido um cavaleiro valente, a lenda pela qual ele é mais famoso envolve atos que ele nunca realizou. Ele tentou salvar a princesa, o que merece algum apreço. Mas considerando quanto trabalho você colocou para amarrar todas as pontas soltas dele, parece um pouco injusto que ele acabe postumamente levando todo o crédito por suas ações.

Legado de Artorias

A lenda de Artorias perdura bem além da linha do tempo do primeiro jogo Dark Souls. Na verdade, seu conto é indiretamente responsável por uma importante luta de chefe que ocorre em Dark Souls 3.

Os Vigilante do Abismo são lutadores que se inspiraram em um grande cavaleiro lobo para lutar contra inimigos que surgiram do Abismo. Para fazer isso, eles beberam o sangue de um grande lobo conhecido como Velho Lobo de Farron para se tornarem fortes. O sangue deste grande lobo deve ter sido muito poderoso, pois seu consumo é a razão por trás de seu status como um dos Lordes das Cinzas.

Considerando que eles compartilham a mesma missão e uma afinidade por lobos, é óbvio que essa legião foi inspirada no conto de Artorias. É possível que o Velho Lobo de Farron esteja ligado a Artorias e Sif ou seja um Sif muito mais antigo e de alguma forma ainda vivo. Isso nunca é explicitamente claro, mas é muito fácil de inferir.

Eles até compartilham o mesmo destino, tanto quanto o próprio Artorias, os Vigilante do Abismo eventualmente se tornam corrompidos pelo poder sombrio do Abismo. Quando você os encontra em Dark Souls 3, eles são vistos lutando entre si enquanto se tornam brutos selvagens infestados de escuridão. Cabe a você tirá-los de sua miséria da mesma forma que você – ou mais especificamente, o Chosen Undead – fez com Artorias há muito, muito tempo. Isso prova que não importa quão nobre seja o objetivo de Artorias de acabar com o Abismo, sempre terminará da mesma maneira.

É bastante apropriado que a história de Artorias seja tão sombria, pois é isso que Dark Souls faz. É a história de um bravo cavaleiro resgatando uma princesa que se transforma em uma lenda onde o mocinho não apenas falha, mas também se torna a mesma coisa que ele jurou derrotar.