Fallout é um nome familiar no universo dos games, uma franquia celebrada de jogos de RPG com temática pós-apocalíptica e um tom frequentemente satírico. Muitos fãs ainda preferem os dois primeiros títulos principais da Interplay; mas a maioria está muito mais familiarizada com os sucessores da Bethesda. Além disso, Fallout 76 e o spin-off desenvolvido pela Obsidian, Fallout: New Vegas, também tem suas parcelas de fãs.
Mas você sabia que esses jogos são apenas a ponta do iceberg radioativo? Tanto a Interplay quanto a Bethesda têm mais alguns jogos Fallout do que muitos jogadores imaginam.
São quantos então? Quantos jogos Fallout existem? Vamos mostrar cada um deles.
Fallout (1997)
Fallout deve sua história de origem aos esforços de ícones lendários da indústria de jogos como Tim Cain, Feargus Urquhart e Christopher Taylor. A visão de Cain de um mundo pós-apocalíptico era bastante única na época por combinar as armadilhas necessárias do gênero do fim do mundo com uma inclinação distintamente retrofuturista.
Inicialmente, a Interplay considerou Fallout como um projeto barato para seu departamento de jogos de RPG. Elogiado por seu vasto mundo e sistema de combate, Fallout vendeu cerca de 600.000 cópias. Uma sequência logo recebeu o aval.
Fallout 2 (1998)
De muitas maneiras, Fallout parece o protótipo desajeitado de Fallout 2. O primeiro jogo, embora agradável por seus próprios méritos, não tem o poder narrativo de sua sequência. Fallout 2 também está repleto de referências à cultura pop e um sistema de interação de personagens muito mais profundo.
Situado 80 anos após os eventos do primeiro jogo, Fallout 2 conta a história de um herói que se propõe a salvar seu assentamento, Arroyo, e enfrenta o nefasto Enclave ao longo do caminho. Um número não desprezível de fãs ainda considera o jogo como o melhor da série.
Fallout Tactics: Brotherhood of Steel (2001)
O primeiro spin-off da série, Fallout Tactics: Brotherhood of Steel, foi desenvolvido pela Micro Forte e é sem dúvida o trabalho mais conhecido do estúdio. O jogo segue as façanhas da Brotherhood of Steel, um grupo que vasculha o mundo em ruínas em busca de resquícios de tecnologia pré-guerra.
Com uma ênfase maior em batalhas baseadas em táticas e uma diminuição significativa nas oportunidades de conversa com NPCs, Fallout Tactics: Brotherhood of Steel tem uma vibe bem diferente.
Fallout: Brotherhood of Steel (2004)
Espere um minuto. Não acabamos de ver esse jogo? A Interplay publicou dois jogos Fallout com nomes quase idênticos? Sim, publicou. Fallout: Brotherhood of Steel é um jogo feito para consoles.
Linear e menos preocupado com o lado RPG, Brotherhood of Steel inclui algumas marcas registradas, como um sistema de moralidade, mas simplifica substancialmente essas mecânicas. Seu estilo de arte também não está exatamente em sincronia com outros Fallout. Uma sequência direta foi planejada, mas as vendas fracas e uma recepção medíocre a impediram.
Fallout 3 (2008)
Em sua primeira semana no mercado, Fallout 3 vendeu mais cópias do que todos os jogos anteriores juntos. A Bethesda se arriscou, comprando os direitos de uma franquia que nunca alcançou as expectativas financeiras. Podemos dizer que o risco valeu a pena.
Fallout: New Vegas (2010)
Para alguns, tudo o que Fallout 3 fez, Fallout: New Vegas fez melhor. Reconhecendo o tremendo sucesso de Fallout 3, mas muito ocupado criando The Elder Scrolls V: Skyrim, a Bethesda contratou a Obsidian Entertainment para desenvolver um spin-off usando o motor do jogo de 2008.
O pessoal da Obsidian incluía pessoas como Feargus Urquhart que desempenharam um papel importante no desenvolvimento de Fallout e Fallout 2.
Embora não seja tão popular quanto o jogo do qual se originou, Fallout: New Vegas adquiriu bastante fãs nos muitos anos. Muitos fãs citam o grau em que os jogadores podem influenciar o enredo, e as escolhas hilárias e sombrias, ao proclamarem ele como o melhor Fallout.
Fallout Shelter (2015)
Quando foi anunciado em junho de 2015, o hype para Fallout 4 estava muito alto. Com sete anos se passando desde o jogo principal anterior, os fãs estavam empolgados para ver o que estava em andamento. Disponível imediatamente após o anúncio, o jogo mobile Fallout Shelter rapidamente alcançou muitos downloads.
Embora a natureza free-to-play de Fallout Shelter tenha trazido junto as microtransações, o jogo teve um grau de sucesso contínuo com vários portes para console nos anos seguintes desde seu lançamento mobile.
Fallout 4 (2015)
As vendas foram previsivelmente fenomenais, e a maioria dos críticos o elogiou como um dos melhores jogos do ano. A beleza sombria da Boston pós-apocalíptica é comumente citada como uma das maiores forças de Fallout 4, elevando o renomado senso de odisseia da série ao seu apogeu. Avanços na mecânica de tiro e um modo de construção ajudaram ainda mais o quarto título principal a se destacar.
Fallout 76 (2018)
Por outro lado, as reações iniciais sobre revelação de Fallout 76 foram… morna é uma boa palavra para isso, certo? Este prequel centrado num modo multiplayer originalmente evitou completamente os NPCs, com a equipe de marketing da Bethesda enfatizando que as interações entre jogadores reais mais do que compensariam a mudança radical no estilo.
Os desenvolvedores trabalharam incansavelmente para melhorar o jogo de todas as maneiras possíveis, incluindo expansões que adicionaram muitos NPCs e mais narrativas baseadas em escolhas.
Não deve acabar por aí
Até o momento existem nove jogos da série Fallout. Embora a série tenha mudado de várias maneiras ao longo das décadas, o sabor peculiar da Nuka Cola nunca desapareceu.
É seguro dizer que a Bethesda ainda irá lançar mais jogos Fallout, mesmo que a atenção total do estúdio principal esteja nas tão esperadas sequências de Starfield e Skyrim. Se o futuro de Fallout vem na forma de um Fallout 5 ou de uma coleção de spin-offs, ainda não sabemos.