Comentários

Existem muitos Pokémon misteriosos na série, mas nenhum é tão interessante quanto Giratina. O lendário Pokémon foi introduzido na Geração IV e é membro do trio de criação ao lado de Dialga e Palkia. Enquanto Dialga e Palkia são vistos de forma positiva pelo mundo Pokémon, o mesmo não pode ser dito sobre Giratina.

Giratina tem sido chamado de diabo por membros da comunidade Pokémon, mas o lendário Pokémon é realmente tão mal quanto todos acreditam? Há muito mais em Giratina do que você pensa, então a resposta a essa pergunta pode surpreendê-lo.

História de origem

Giratina foi criado por Arceus ao lado de Dialga e Palkia. Dialga recebeu poder sobre o tempo, Palkia recebeu poder sobre o espaço e Giratina recebeu poder sobre antimatéria. Como sabemos, tempo e espaço se relacionam e precisam um do outro para existir, mas e a antimatéria? Bem, como Dialga e Palkia se concentravam no tempo e no espaço, duas coisas que envolviam a matéria, foi Giratina quem se concentrou em todo o resto.

A antimatéria é essencialmente o oposto da matéria, pois tem a carga elétrica oposta. A matéria é composta de prótons, nêutrons e elétrons, enquanto a antimatéria é composta de antiprótons, antinêutrons e pósitrons. Era o papel de Giratina manter o mundo equilibrado e ele usou seu poder sobre a antimatéria para fazer exatamente isso.

Dos três membros do trio de criação, Giratina foi considerado o mais encrenqueiro. Isso causou muitos problemas para Dialga e Palkia, constantemente interferindo em seus assuntos e tentando colocá-los um contra o outro. Por esta razão, Arceus baniu o Pokémon para o Distortion World, um lugar que Giratina ainda chama de lar até hoje. A princípio, Giratina guardou rancor de seu criador e fez de tudo para dificultar ao máximo o trabalho de Arceus.

Passado sombrio

O Distortion World é onde Giratina se destacou. Dizem que Giratina é capaz de viajar e controlar dimensões fora do tempo e do espaço. No Distortion World e em outras dimensões, Giratina permaneceria em sua Forma de Origem. Apenas no mundo Pokémon ele permanece em sua forma alterada devido à mudança de gravidade. Giratina é capaz de se transformar em uma sombra e fundir o Distortion World com o mundo Pokémon. Na verdade, alguns dizem que Giratina pode ser tão poderoso quanto seu criador, Arceus, sob certas condições.

Nos tempos hisuianos, Giratina manipulou o mundo Pokémon de dentro Distortion World, criando uma fenda no espaço-tempo. Essa fenda causou grandes mudanças no mundo Pokémon na época. Dialga e Palkia ficaram fora de controle e os Pokémon Alpha e Noble começaram a aparecer. O personagem do jogador em Pokémon Legends: Arceus eventualmente encontra uma maneira de reprimir os dois Pokémon lendários, acalmando Pokémon em todo o mundo. Dito isto, a fenda espaço-tempo não foi fechada para sempre, o que significa que Giratina ainda tem algum poder sobre o mundo Pokémon, apesar de Dialga e Palkia terem voltado ao controle.

Fazendo seu papel

Tudo isso pode fazer parecer que Giratina é inerentemente mau, mas esse pode não ser o caso. Vimos dois casos em que Giratina realmente desempenhou o papel de herói em vez de vilão.

Em Pokémon Diamond e Pearl, Giratina impede Cyrus, o chefe do Team Galactic, de usar a Red Chain para fazer Dialga e Palkia criarem um novo mundo. Giratina libertou Dialga e Palkia e arrastou Cyrus com ele para o Distortion World. Se Giratina fez isso para salvar Dialga e Palkia ou para proteger o Distortion World, ainda não se sabe, mas é um ato de coragem.

Mais tarde, no anime, aprendemos que Giratina realmente tem um lado gentil. Embora possa parecer que o Pokémon estava apenas criando o caos, Giratina estava silenciosamente observando o mundo crescer de seu Distortion World o tempo todo. Giratina acabaria se tornando um protetor do mundo.

Giratina acredita que fez o que precisava ser feito para manter o mundo equilibrado. Onde há o bem, há também o mal. Mesmo que não quisesse, Giratina teve que fazer o papel de vilão para manter o mundo equilibrado. Giratina ajudou a moldar o mundo Pokémon no que se tornou hoje.



Comentários