Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Os PCs portáteis se tornaram bastante comuns nos últimos anos com o Steam Deck sendo praticamente o mais famoso e mais desejado. Porém, existem outras opções interessantes que você pode levar como alternativas e, aqui, iremos listar cada um deles:
Ayaneo 2

Ayaneo 2 é a nova geração dos portáteis desta empresa. Com um poderoso hardware, este é, de longe, um dos melhores portáteis do gênero. Entretanto, ele não conta com o trackpad presente no Steam Deck, o que é uma pena. Ainda assim, seus botões tem uma ótima pegada e a luz dá um charme.
Para se ter ideia, este portátil consegue rodar Cyberpunk 2077 a 60 FPS sem problemas. Sua resolução é maior que a do Steam Deck e você pode rodar jogos bem mais bonitos com sua tela IPS. O grande problema? O preço.
Ayaneo Air Pro

Este portátil não é tão poderoso quanto o Steam Deck, mas ainda assim, é mais caro. Ele tem uma performance similar ao portátil da Valve, conseguindo rodar jogos como Elden Ring e Cyberpunk 2077 de forma bema ceitável, mas o ideal seria rodar jogos mais tranquilos para reduzir o consumo.
Sua vantagem mesmo está no seu design e tamanho, ele é muito mais portátil e consegue rodar os jogos a 720p e equipado com uma belíssima tela OLED.
OneXPlayer

Para quem quer uma boa alternativa para o Steam Deck, vale conferir as edições MIni deste console - eles vem com Intel i7-1260P e Intel Xe Graphics ou AMD 6800U com RDNA 2 Graphics.
Ambos os dispositivos são absurdamente poderosos e contam com USB-4 e Wi-Fi 6. Com isso, eles conseguem transferir dados com extrema velocidade, carregar rapidamente e baixar jogos com mais agilidade. Estes dispositivos são um tanto caros, mas não tem lag nos jogos.
Nintendo Switch

Obviamente que não poderíamos esquecer do Nintendo Switch, o console que mostrou que os portáteis ainda são viáveis e possuem público. Ele tem mostrado fortes vendas desde 2017 e continua ganhando jogos.
Existem 3 diferentes versões no mercado, mas se você for pegar um hoje, minha recomendação é o Nintendo Switch OLED, que tem a mesma performance dos demais, pode ser conectado na TV e conta com a melhor tela dos 3.
O preço é melhor que o Steam Deck e conta com vários jogos exclusivos da Nintendo.
Asus ROG Ally

O ROG Ally tem especificações impressionantes e a performance é sensacional. Seu sistema operacional é o Windows, permitindo que você use o Steam, Xbox Game Pass, Epic Games e outros tipos de aplicativos sem problemas.
Entretanto, o ROG Ally tem apresentado uma série de problemas que fazem com que ele se torne um competidor que ainda não está à altura do Steam Deck no momento.
Lenovo Legion GO

Por fim, temos o Lenovo Legion GO, que traz ótimos recursos como uma interface limpa e bem simples e controles que podem ser destacáveis como acontece no Nintendo Switch. Sim, ele se inspirou bastante no console da Nintendo e é um competidor digno do Steam Deck.
Comentários