Comentários

Um protesto inesperado tomou conta do elenco francês de Apex Legends. Todos os dubladores do popular battle royale da EA decidiram não assinar um acordo que permitiria o uso de suas vozes para treinar inteligência artificial generativa, uma decisão que poderia comprometer seus empregos.

Pascale Chemin, a voz de Wraith, compartilhou uma declaração nas redes sociais, que foi traduzida e divulgada no ResetEra, onde detalha a situação. Embora “Apex Legends” não seja mencionado diretamente, outros atores do jogo foram identificados.

“Sem hesitação, os 31 atores restantes recusaram-se a assinar este anexo ao acordo. Redigimos uma carta coletiva de recusa que enviamos à publisher e agora aguardamos uma resposta. Se não estivermos unidos neste momento para incluir uma cláusula que proteja nossas vozes em nossos contratos — não apenas para nós, mas para todos os estúdios de dublagem de videogames — nunca conseguiremos isso e estaremos caminhando para um desastre”, afirmou Chemin.

Ela acrescentou: “Recusar-se a trabalhar hoje em dia é um absurdo. Há uma escassez de oportunidades para muitos de nós, e estamos enfrentando dificuldades financeiras. Um salário seria bem-vindo, mas não estamos sendo apenas solicitados a trabalhar. Estamos sendo convidados a abdicar de nossa expertise para treinar uma IA generativa que poderá nos substituir no futuro. Isso é algo contra o qual lutamos. É como dar um tiro no pé e oferecer esse tipo de treinamento à IA.”

Leia mais sobre Apex Legends:

Fonte: X|Twitter