Comentários

Na série Pokémon, os Líderes de Ginásio se tornaram mais do que apenas um obstáculo para se tornar o Campeão. Cada conjunto de Líderes de Ginásio de cada região adiciona um sabor único aos jogos em que participam e os Líderes apresentados em Diamond, Pearl e Platinum não são exceção. Na região de Sinnoh, os líderes são uma coleção variada de personagens que incluem uma dupla de escavadores pai e filho, uma dançarina treinada e um lutador profissional de caridade.

Cada líder de ginásio também possui um Pokémon que é uma extensão de seu personagem; aquele que normalmente é seu trunfo e representa uma ameaça viável para seus oponentes. Como muitas mecânicas de jogo foram retrabalhadas entre os primeiros jogos de Sinnoh e Platinum, vários Líderes de Ginásio tiveram seus Pokémon buffados, nerfados ou até mesmo alterados inteiramente.

8 – Roark & Cranidos

O jovem líder do ginásio de Oreburgh, Roark é a primeira batalha entre os jogadores de Líder de Ginásio em Diamond, Pearl e Platinum. Roark é especialista em Pokémon do tipo Rocha e distribui o Coal Badge para treinadores que conseguem derrotá-lo. Esta badge permite que os jogadores usem Rock Smash no overworld, o que é útil para quebrar as pedras que bloqueiam o caminho para Floaroma Town. Ele também dá aos jogadores o TM76, que contém Stealth Rock. Roark tem muito orgulho de seus Cranidos e fica constrangido quando ele permite que perca para os treinadores.

Em Platinum, seus Cranidos irão evoluir para Rampardos para revanche no Campo de Batalha. Na primeira batalha contra Roark, Cranidos está no nível 14 e conhece os movimentos Headbutt, Leer e Pursuit. Sua habilidade é Mold Breaker, que permite o uso de golpes independentemente das habilidades que normalmente os negariam. Ele também usa Geodude e Onix. Roark e Cranidos também aparecem como um sync pair em Pokémon Masters, onde Roark menciona que seu Cranidos foi capaz de quebrar uma rocha que era considerada inquebrável.

7 – Gardenia & Roserade

A líder do ginásio de Eterna, Gardenia é a segunda líder de ginásio que os jogadores encontram em Sinnoh. Gardenia é especializada em tipos de grama e distribui a Forest Badge para os treinadores que a derrotam. Esta badge permite que os jogadores usem o movimento Cut fora da batalha, que por sua vez fornece acesso ao Galactic Eterna Building. Ela também dá aos jogadores o TM86, que pode ensinar a Grass Knot para certos Pokémon. O Pokémon exclusivo de Gardenia é Roserade, que está no level 22 na primeira batalha contra ela.

Roserade é fêmea e sabe Grass Knot, Magical Leaf, Poison Sting e Stun Spore. Sua habilidade é a Natural Cure, que cura qualquer doença de status quando Roserade muda. Isso geralmente não acontece, já que Roserade costuma ser enviada por último. Gardenia também usa Turtwig e Cherubi em Diamond & Pearl, ou Cherrim em Platinum. Roserade e Gardenia também aparecem como um sync pair em Pokémon Masters, e Gardenia diz que ela abraçaria Roserade se não fosse por seus espinhos tóxicos.

6 – Fantina & Mismagius

A líder do ginásio de Hearthome, Fantina é uma dançarina treinada e Super Contest Master. Ela distribui a Relic Badge para os treinadores que podem superá-la, bem como o TM65 para o Shadow Claw. Em Diamond & Pearl, Fantina é a quinta líder que os jogadores encontram, enquanto em Platinum ela é rebaixada para o terceiro lugar. Isso significa que sua equipe inicial e os efeitos da Relic Badge mudam muito entre os jogos.

Em Diamond & Pearl, o Relic Badge permitirá aos jogadores surfar fora da batalha; em Platinum, permitirá o uso de Defog. O Pokémon típico de Fantina é Mismagius em todos os jogos, embora em concursos ela concorra com seu Drifblim. Mismagius tem level 36 em Diamond & Pearl e level 26 em Platinum, mas sempre conhece os movimentos Shadow Ball, Magical Leaf, Psybeam e Confuse Ray.

Fantina também usa Drifblim e Gengar em Diamond & Pearl e os troca por Duskull e Haunter em Platinum. A habilidade do Mismagius de Fantina é Levitate, que anula os efeitos dos movimentos do tipo Ground. Fantina menciona em Pokémon Masters que seu Mismagius dança com ela.

5 – Maylene & Lucario

Maylene é a líder do ginásio de Veilstone e não tem ideia de como se tornou a líder do ginásio. Em Diamond & Pearl, Maylene foi a terceira líder de ginásio encontrada, embora em Platinum ela tenha sido promovida a quarto. Ela distribui o Cobble Badge para os treinadores que conseguem derrotá-la, o que permite que os jogadores voem de volta para qualquer cidade que tenham visitado. Ela também dá aos jogadores o TM60, que contém o movimento Drain Punch. Seu Pokémon, Lucario, usa esse movimento contra o time do jogador na batalha.

Lucario de Maylene é nível 30 em Diamond & Pearl e nível 32 em Platinum. Os outros movimentos que ele conhece são Metal Claw, Force Palm e Bone Rush. Sua habilidade é Steadfast, o que aumenta a velocidade sempre que o Pokémon vacila. Maylene também usa Meditite e Machoke na primeira batalha de ginásio contra ela. Em Pokémon Masters EX, Maylene aparece como um sync pair com o Meditite em vez de seu Pokémon de assinatura. Isso provavelmente se deve ao fato de que a líder de ginásio Korrina de Kalos já forma um sync pair com Lucario.

4 – Crasher Wake & Floatzel

O líder de ginásio de Pastoria é Crasher Wake, um famoso lutador profissional e especialista em Pokémon do tipo Água. Em Diamond & Pearl, Crasher Wake e Maylene poderiam ser batidos em terceiro ou quarto, embora ele tenha sido promovido a quinto no Platinum. Ele distribui o Fen Badge para os treinadores que triunfam sobre ele e geralmente canta sua música tema para eles também. O Fen Badge permitirá o uso de Defog em Diamond & Pearl, enquanto permite ao jogador surfar em Platinum.

Além da badge do ginásio, Wake também dá aos treinadores o TM55, que contém o movimento Brine. Seu Pokémon de assinatura, Floatzel, usa esse movimento na batalha e também o movimento Ice Fang. Em Diamond & Pearl, Floatzel está no nível 30 e também usa Pursuit e Swift, enquanto em Platinum está no nível 37 e usa Crunch e Aqua Jet. A habilidade de Floatzel é Swift Swim, que aumenta sua velocidade em tempo chuvoso. Os outros Pokémon de Wake são Gyarados e Quagsire. Floatzel aparece ao lado de Crasher Wake como um sync pair em Pokémon Masters.

3 – Byron & Bastiodon

O pai de Roark, Byron é o líder do ginásio de Canalave e um especialista em Pokémon do tipo Aço. Byron é o sexto líder de ginásio encontrado em Sinnoh em todos os jogos da Quarta Geração. Ele distribui o Mine Badge para os treinadores que o derrotam, completando a referência de “mina de carvão” com o Coal Badge de Roark. O Mine Badge permite que os jogadores usem o movimento Strength fora da batalha, que eles precisam atravessar através do Mt. Coronet e chegar a Snowpoint City. Byron também dá aos treinadores o TM91, que contém o movimento Flash Cannon.

Seu Pokémon de assinatura é Bastiodon, que é a forma evoluída de um dos dois Pokémon fósseis nativos de Sinnoh (o outro é Cranidos). Em Diamond & Pearl, Bastiodon está no nível 39 e usa os movimentos Flash Cannon, AncientPower, Iron Defense e Rest. No Platinum, é nível 41 e, em vez disso, sabe Metal Burst, Taunt e Stone Edge. Sua habilidade é Sturdy, que o protege de ataques KO de um golpe. Byron também usa um Steelix em todos os jogos, um Bronzor em Diamond & Pearl e um Magneton em Platinum. Até agora, Byron é o único líder de ginásio de Sinnoh a não aparecer em Pokémon Masters.

2 – Candice & Froslass… Ou Abomasnow?

Candice é a calorosa e enérgica líder do ginásio de Snowpoint, especializada em Pokémon do tipo Gelo. Ela é a sétima líder que os jogadores encontram na região de Sinnoh e distribui o Icicle Badge para os treinadores que a derrotam. Esta badge permite que os jogadores usem Rock Climb fora da batalha, o que concede acesso ao Lake Acuity e a locais mais altos em Mt. Coronet. Ela também entrega o TM72 que contém o movimento Avalanche.

Este movimento é usado por seu Abomasnow, que flutua com Froslass como seu Pokémon de assinatura entre as aparições. Em Diamond & Pearl, Abomasnow é seu Pokémon mais forte no nível 42, e ela nem mesmo possui um Froslass. Em Platinum, Froslass é seu Pokémon mais forte no nível 44, embora Abomasnow permaneça em sua equipe. Em Pokémon Black 2 e White 2, cada Líder de Ginásio envia seu Pokémon exclusivo primeiro, e Candice sempre envia Froslass primeiro.

Ainda assim, em Pokémon Masters, Candice aparece ao lado de Abomasnow apesar de Froslass não ser usado para outro sync pair. Seus outros Pokémon incluem Snover, Sneasel e Medicham em Diamond & Pearl, com Piloswine substituindo o último em Platinum.

1 – Volkner & Luxray… Ou Electivire?

Um homem que carrega suas emoções em sua manga, Volkner é conhecido pela primeira vez como o líder de ginásio deprimido e resignado do ginásio de Sunyshore. Ele é o oitavo e último líder de ginásio enfrentado antes de desafiar a Liga Pokémon, que Volkner ameaça fazer ele mesmo se o jogador não conseguir derrotá-lo. Um especialista do tipo elétrico, Volkner distribui o Beacon Badge para os treinadores que podem derrotá-lo. Esta badge permite o uso de Waterfall fora das batalhas, que é necessário para acessar Victory Road e a Pokémon League.

Como Candice, o Pokémon de Volkner varia entre suas aparições. Em Diamond & Pearl, seu é Luxray, que está no Nível 49 e não possui um Electivire. Na Platinum, ele mantém Luxray, mas seu ás se tornou Electivire, no nível 50.

Volkner envia Electivire primeiro no Pokémon World Tournament em Black 2 e White 2, mas forma um sync pair com Luxray em Pokémon Masters. Seus outros Pokémon incluem Raichu em todos os jogos, Ambipom e Octillery em Diamond & Pearl e Jolteon em Platinum.



Comentários