Comentários

A franquia Pikmin foi criada por Shigeru Miyamoto, pai do famoso personagem Mario, tendo como inspiração o simples cuidado com o jardim da sua casa. O primeiro jogo da saga foi lançado em 26 de outubro de 2001 exclusivamente para o Nintendo Gamecube. Desde então, o game das pequenas plantas recebeu versões para Wii, Wii U, Switch e até mesmo Nintendo 3DS.

Pikmin 4 esteve em desenvolvimento por mais de 10 anos, provocando ansiedade e criando grandes expectativas nos fãs. Mas será que a Nintendo conseguiu criar um jogo capaz de romper a bolha dos jogadores nintendistas saudosistas?

A sua própria Jornada Espacial!

Em Pikmin 1,2 e 3, você é obrigado a comandar personagens com história e características já definidas, sem espaço para criatividade. Na quarta edição da franquia, os desenvolvedores optaram por oferecer liberdade ao jogador: agora é possível criar seu próprio avatar e desenvolver seu estilo de jogo exclusivo.

As ferramentas de personalização são relativamente limitadas, mas você pode escolher o estilo do rosto, a tonalidade dos cabelos e dos pelos faciais e até mesmo a sua cor favorita. Essa escolha vai definir não apenas a coloração das suas roupas, como também afetar o visual da sua nave espacial. Não é nada no nível de Elden Ring ou Final Fantasy XIV, mas com certeza é uma novidade muito bem-vinda para esse novo título do Nintendo Switch.

Enfim Pikmin Inteligentes!

Nos jogos prévios da franquia, o jogador tinha a tarefa de controlar um ou mais exploradores espaciais e um exército de plantas multicoloridas, os Pikmin. Cada espécie possui uma cor distinta e habilidades especiais, contribuindo para a expansão do gênero estratégia que envolve o título. Só tinha um problema: os pequenos seres eram burros demais!

Felizmente, a qualidade da inteligência artificial dos Pikmin foi incrivelmente melhorada nesta nova edição. Agora as criaturas sabem se organizar para carregar itens, conseguem navegar pelo cenário por diferentes rotas e até mesmo tem a capacidade de acompanhar o jogador sem se perderem. Essas mudanças podem parecer pequenas para o gamer desavisado, mas eu garanto: elas são essenciais para tornar o jogo mais veloz e divertido!

A Porta de Entrada perfeita para a franquia

Se você leu este texto até aqui e está se perguntando: “Eu nunca joguei Pikmin na minha vida, será que eu vou entender alguma coisa?”, saiba que a resposta é um enorme sim! A quarta edição da franquia foi criada para recepcionar novos jogadores, ensinando todos os sistemas de jogabilidade e explicando o universo da obra com simplicidade e descontração.

Pikmin 4 assume que o jogador é um completo novato, sem com isso deixar o jogo tedioso ou fácil demais. O segredo do seu sucesso é a transferência da dificuldade do game dos combates para a exploração completa dos cenários. O principal desafio da aventura está em fazer 100% dos objetivos estabelecidos em cada ambiente, envolvendo a coleta de itens especiais e o salvamento de sobreviventes. Essa escolha torna o jogo empolgante e, principalmente, viciante.

O Melhor Amigo do Homem

Talvez a maior inovação da quarta edição da franquia esteja na presença de um simpático e adorável “cachorro”. Ok, Oatchi não é exatamente um cão, já que possui apenas 2 patas, mas ele com certeza é leal! De aspecto vira-lata e muito inteligente, o amigo de estimação é essencial para tornar a aventura mais agradável e dinâmica.

O companheiro canino pode carregar todos os Pikmin em suas costas, facilitando estratégias de movimentação e fuga. Ao se jogar contra um inimigo, Oatchi arremessa todo o exército floral e provoca um ataque devastador. Além disso, o simpático herói amarelado pode pular e nadar, funções que expandem incrivelmente as possibilidades de exploração do jogador.

Enfim em Português!

Desde a chegada dos primeiros produtos Nintendo ao nosso país, fãs brasileiros de todas as idades aguardavam por jogos da companhia na sua língua nativa. Apesar de alguns poucos títulos nintendistas de gerações passadas terem adotado o idioma lusitano/tupiniquim, é no Nintendo Switch que o sonho começa realmente a tomar forma.

Jogos como Mario Strikers Battle League, Mario Party Superstars e Nintendo Switch Sports foram lançados em PT-BR, porém não impressionaram o público por se tratar de games com poucas linhas de diálogo. O destaque de Pikmin 4 está na qualidade impecável da sua localização para o português brasileiro, apresentando expressões locais e trocadilhos muito inteligentes na sua apresentação. Nos meus 12 anos de produção de conteúdo sobre games, foram poucos os títulos que vi apresentarem esse nível de excelência no seu corpo de tradução.

O jogo mais bonito do Switch?

Apesar de não ter o poder de processamento dos rivais Playstation 5 e Xbox Series S/X, o console da Nintendo também possui suas obras de arte em formato de jogo. Títulos como Super Mario Odyssey, Zelda Tears of the Kingdom, Luigi’s Mansion 3 e Octopath Traveler 2 são um verdadeiro colírio para os olhos dos gamers. Mas nem mesmo estes prodígios visuais são páreo para o festival de tons e formas de Pikmin 4.

A nova edição das aventuras das pequenas plantas coloridas traz visuais com um tom foto realista e extremo capricho nos detalhes. O pulo do gato do mais recente Pikmin está no seu motor gráficos: a Unreal Engine 4. Famosa pela sua utilização em games como Final Fantasy 7 Remake, Dragon Quest 11 e Hogwarts Legacy, a UE4 permitiu que o exclusivo da Nintendo fosse moldado como, se não o mais bonito, um dos mais belos games do Switch.

Vale a Pena?

Pikmin 4 é um diamante polido e brilhante oferecido aos donos de Switch. A aventura é divertida, acessível e inovadora. O game oferece mais de 35 horas de conteúdo e certamente vai te prender durante toda a jornada. Além disso, é provável que a Nintendo lance conteúdos adicionais via DLC nos próximos meses, nos moldes do que foi feito com o título anterior, Pikmin 3.

O único ponto negativo do título está na sua modalidade multiplayer, que pode ser considerada um grande retrocesso se comparada com os modos multijogador oferecidos pelas aventuras prévias. Não existe ação com tela dividida; tudo o que há é a possibilidade do player 2 controlar um cursor especial para interagir com o mundo e arremessar pedras nos inimigos. Mas mesmo esse defeito não ofusca a qualidade da obra, que, na minha modesta opinião, é forte material para concorrer ao prêmio de Jogo do Ano.

Seja você jovem ou adulto, jogador casual ou hardcore, novato ou veterano na franquia, Pikmin 4 é um jogo obrigatório para todo dono de Nintendo Switch. Não se deixe enganar pelos visuais coloridos e fofos ou pela temática bucólica; este jogo é tudo o que qualquer gamer procura e muito mais. Simplesmente espetacular!

Pikmin 4
  • Desenvolvedora: Nintendo Entertainment Planning & Development
  • Publisher: Nintendo
  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Review feito no: Nintendo Switch
Positivo
  • Gráficos maravilhosos
  • Jogabilidade viciante
  • Perfeito para novatos e veteranos
  • 100% em português do Brasil
Nota 10


Comentários