Comentários

Durante o Tokyo Game Show 2025, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, concedeu uma entrevista exclusiva à Famitsu na qual abordou temas centrais sobre o futuro do Xbox, incluindo o desenvolvimento do próximo console, as colaborações com estúdios japoneses e o andamento de franquias icônicas como Halo e Forza Motorsport.

Spencer destacou que o sucessor do Xbox Series X|S está em desenvolvimento, embora ainda sem data oficial de anúncio. Segundo ele, o novo hardware será uma evolução natural da estratégia da Microsoft de integrar console, PC e nuvem, proporcionando uma experiência unificada entre dispositivos.

O executivo citou o lançamento do ROG Xbox Ally, em parceria com a ASUS, como um exemplo de como o ecossistema Xbox busca expandir o acesso aos jogos além dos consoles tradicionais.

Sobre a parceria com Hideo Kojima, Spencer afirmou que “OD” está em pleno desenvolvimento, mas sem previsão de lançamento devido a atrasos causados pela greve de atores de 2023.

O título, produzido pela Kojima Productions e publicado pela Xbox Game Studios, está sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, com suporte técnico direto da Microsoft. O executivo descreveu o projeto como uma experiência “inovadora e aterrorizante”, alinhada à visão criativa do diretor japonês.

Durante a transmissão “Xbox Tokyo Game Show 2025 Broadcast”, Spencer destacou a apresentação de 25 novos títulos, incluindo “Forza Horizon 6”, “Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven” e “GUNGRAVE G.O.R.E: Blood Heat”.

phil spencer xbox
Imagem: Divulgação

Ele ressaltou o crescimento de 20% no tempo de jogo do Xbox no Japão no último ano, indicando um aumento do engajamento local tanto em consoles quanto em PCs e serviços em nuvem.

Phil Spencer também comentou o relançamento de “Ninja Gaiden 4”, produzido pela Koei Tecmo Games em colaboração com a PlatinumGames e publicado pela Xbox Game Studios.

Spencer afirmou que o retorno da franquia é uma “revitalização autêntica” e que o projeto representa o fortalecimento da parceria entre estúdios japoneses e a Microsoft.

Quanto ao futuro de Halo, o executivo negou que a série esteja em pausa. Ele confirmou que o estúdio Halo Studios (antiga 343 Industries) está desenvolvendo um novo título na Unreal Engine 5, com investimentos para garantir uma retomada sólida da franquia.

Sobre Forza Motorsport, Spencer explicou que o Turn10 Studios passa por uma fase de reestruturação, mas continuará recebendo suporte.

Spencer reiterou ainda o compromisso da Microsoft em levar seus jogos a múltiplas plataformas, como PlayStation 5 e Nintendo Switch 2, citando o sucesso de “Indiana Jones and the Great Circle” no console da Sony e a chegada de “Tony Hawk’s Pro Skater 3+4” ao novo sistema da Nintendo.

Encerrando a entrevista, Phil Spencer reforçou o respeito da Microsoft pela indústria japonesa e agradeceu o apoio da comunidade local. Ele destacou que o Japão continua sendo “um mercado essencial” para o crescimento global do Xbox.

Fonte: Famitsu



Comentários