Final Fantasy, Dragon Quest e Pokemon são franquias JRPGs queridas que continuam até hoje. Embora haja uma infinidade de séries em andamento no gênero, também existem muitos jogos independentes que nunca se tornaram uma franquia ou receberam qualquer tipo de sequência. Na lista abaixo estão os melhores entre eles.
VEJA TAMBÉM
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Os melhores RPGs no Xbox Game Pass
- Final Fantasy XVI | Produtor não quer que chamem de ‘JRPG’
Eternal Sonata
Desenvolvido pela Tri-Crescendo para o PlayStation 3 e Xbox 360 em 2008, Eternal Sonata é único por se passar em um mundo de sonhos fictício visto pelo compositor Frédéric Chopin enquanto está em seu leito de morte. Este mundo de sonhos é inspirado pela vida e música de Chopin, com algumas de suas composições incluídas na trilha sonora. Todos os personagens que se juntam à festa de Chopin são nomeados de acordo com diferentes termos musicais também.
Eternal Sonata é um jogo adorado que alcança seu objetivo de fazer com que fãs de JRPGs estejam mais cientes da vida e música de Chopin, ao mesmo tempo que contém temas poderosos sobre as falhas da sociedade. Se algum dia for remasterizado, poderá alcançar uma base de fãs ainda maior no futuro.
Infinite Space
Ao contrário de outros JRPGs de ficção científica, o título de 2009 do Nintendo DS, Infinite Space, gira principalmente em torno de combates espaciais em vez de combates baseados em equipes. Devido a esse aspecto, os personagens ficarão cansados após viagens interestelares e devem parar em diferentes planetas ou portos espaciais para restaurar sua energia; caso contrário, eles terão um desempenho pior na batalha.
Embora Infinite Space tenha sido bem recebido na época de seu lançamento, teve vendas medíocres, o que provavelmente é uma grande parte do motivo pelo qual nunca houve uma sequência. Com mercenários, bolsões de realidade instável, objetos antigos valiosos, impérios, federações e muito mais, Infinite Space é um JRPG muitas vezes negligenciado que muitos fãs de ficção científica gostariam de experimentar.
Resonance Of Fate
A desenvolvedora Tri-ace é conhecida principalmente pela série Star Ocean, mas em 2010 lançou um JRPG chamado Resonance of Fate para PlayStation 3 e Xbox 360. Ele combina jogabilidade em tempo real e baseada em turnos usando o “sistema de batalha tri-ataque”, onde personagens do grupo podem executar diferentes ações dependendo de quantos pontos de ação possuem. Um sistema de carga e diferentes tipos de dano dependendo das armas usadas também ajudam a adicionar mais profundidade ao combate. Resonance of Fate recebeu um remaster em 4K para PlayStation 4 e PC em 2018.
Folklore
Folklore é um RPG de ação exclusivo para PlayStation 3 desenvolvido pela Game Republic Inc e baseado na mitologia irlandesa. Você assume o papel de um dos dois protagonistas com diferentes estilos de jogo que estão explorando o submundo por diferentes motivos. Ambos têm a capacidade de absorver criaturas que derrotaram para usar seus poderes para si mesmos.
Embora a mitologia irlandesa tenha sido vista em muitos jogos antes, ela não é vista com tanta frequência em JRPGs, especialmente na mesma escala que em Folklore. Embora o game tenha sido bem recebido e uma sequência tenha sido planejada, vendas pouco expressivas levaram ao seu cancelamento.
The Last Story
The Last Story segue o personagem Zael e seu grupo enquanto participam de um conflito entre o império humano e os Gurak. Ao contrário de outros JRPGs em que todos ou pelo menos a maioria dos personagens do grupo são jogáveis, Zael é o único membro jogável e dá comandos aos seus aliados operados por IA. Infelizmente, The Last Story só está disponível no Wii e nunca foi portado para outras plataformas, sendo improvável que receba uma remasterização no futuro.
Legend of Dragoon
The Legend of Dragoon foi desenvolvido pela Team Japan e lançado pela primeira vez para o PlayStation no início dos anos 2000. Possui um sistema de batalha por turnos tradicional com eventos rápidos adicionados. Em certos pontos da história do jogo, os personagens do grupo ganham a capacidade de se transformar na forma de Dragoon, um híbrido humano-dragão, uma vez que tenham obtido um espírito de Dragoon.
Apesar de seu status lendário agora, Legend of Dragoon teve uma recepção mista na época do lançamento, com alguns afirmando que era muito genérico e não fez nada de inovador para o gênero. O game nunca foi relançado em outras plataformas, apesar de sua base de fãs apaixonada.
Radiant Historia
Lançado inicialmente pela Atlus para o Nintendo DS em 2011, com um remake para o Nintendo 3DS em 2017, Radiant Historia se passa no continente fictício de Vainqueur, que está sofrendo com a desertificação devido à Praga de Areia, que transforma qualquer ser que a contrai em areia. Depois que o personagem principal, Stocke, recebe um livro chamado “Crônica Branca”, ele descobre que pode usá-lo para viajar no tempo e mudar o passado.
Radiant Historia apresenta batalhas baseadas em turnos em uma grade de três por três e tem todos os elementos que os fãs de jogos JRPGs e táticos baseados em turnos estão familiarizados. Não há garantia de que será relançado no futuro, mas Radiant Historia: Perfect Chronology está atualmente disponível na Nintendo 3DS eShop.
Lost Odyssey
Lost Odyssey tem como protagonista um homem imortal e amnésico chamado Kaim, que está tentando descobrir o que ou quem fez ele perder suas memórias. Ele apresenta combates baseados em turnos semelhantes aos vistos em outros JRPGs, mas adiciona um “Sistema de Anel de Mira”, onde pressionar botões no tempo certo pode adicionar efeitos aos ataques dos personagens.
Embora tenha sido bem recebido, alguns não gostaram de seu gameplay mais tradicional, mas isso não impediu que ele vendesse bem. Agora, ele também está disponível por meio da função de compatibilidade com versões anteriores no Xbox Series X/S.
Skies Of Arcadia
Skies of Arcadia se passa no mundo titular de Arcadia, onde todos os continentes estão flutuando no céu. O jogo tem como protagonistas uma equipe de piratas do ar conhecida como Blue Rogues, que estão em busca dos Cristais da Lua para evitar que o império maléfico de Valua conquiste o mundo.
Skies of Arcadia tem o típico combate por turnos que muitos esperam dos JRPGs, mas também conta com batalhas de navios aéreos onde se utiliza as armas equipadas na embarcação. Além da versão do GameCube, Skies of Arcadia: Legends, o jogo nunca foi portado para outra plataforma, apesar dos planos iniciais para isso, mas talvez um dia seja.
Super Mario RPG: Legend Of The Seven Stars
É difícil falar sobre este adorado JRPG do Super Nintendo sem ser repetitivo, mas é fácil ver por que muitos fãs gostam tanto dele. Ele tem um estilo artístico distinto, proporcionando mais caracterização para os personagens já estabelecidos de Mario e apresentando novos. Há também um sistema de batalha por turnos com ataques cronometrados, que levou à criação das séries Paper Mario e Mario & Luigi, o que significa que Super Mario RPG provavelmente tem o maior legado de qualquer JRPG independente.