Comentários

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Há anos, o Homem-Aranha tem sido um dos personagens mais populares não só nos quadrinhos, mas também nos games. E isso não é surpreendente, pois ele é um super-herói muito querido, com uma impressionante variedade de poderes, um dos melhores elencos de supervilões, e a cidade de Nova Iorque como um cenário perfeito para explorar.

Ao longo dos anos, testemunhamos a adaptação do Homem-Aranha em uma ampla gama de jogos em praticamente todos os sistemas de consoles, mostrando sua velocidade, força e agilidade proporcionais às de uma aranha em inúmeros títulos. Agora, vamos analisar os melhores deles nesta lista.

The Amazing Spider-Man 2

The Amazing Spider-Man 2 possui um level-design sem inspiração, combate repetitivo e uma trama bem pobre. Então, por que ele está nesta lista? Apesar de suas falhas, o último jogo do Homem-Aranha da Beenox ainda apresenta várias ideias excelentes para explorar, mesmo que não sejam bem executadas. Para começar, o balanço de teias por Manhattan está muito mais acessível e simplificado, o sistema Web-Rush de ataques em alta velocidade foi significativamente aprimorado, e o novo sistema de moralidade conhecido como o Sistema Herói e Vilão acrescentou uma camada interessante de desafio ao jogo.

Spider-Man: The Video Game

Se estamos falando de clássicos do Homem-Aranha, então este jogo de fliperama de 1991 é um exemplo divertido de ação e reverência ao material de origem. Ao longo de 16 fases, Spider-Man: The Video Game oferece uma jornada pelo Universo Marvel, enquanto você enfrenta os maiores vilões do cabeça-de-teia. Até quatro jogadores podiam se juntar ao Homem-Aranha, junto com seus incríveis amigos Namor, Gata Negra e Gavião Arqueiro.

Spider-Man: Web of Shadows

Web of Shadows foi um jogo do Homem-Aranha um pouco mais sombrio. Com a cidade de Nova York tomada pelos simbiontes – algo familiar – e a situação parecendo desesperadora, o Homem-Aranha precisa contar com seus aliados e inimigos para ajudá-lo antes que seja tarde demais para Manhattan. Após vários jogos descontraídos, um jogo do Homem-Aranha que se concentrou em tomar decisões difíceis, eventos dinâmicos no mundo e novas mecânicas de gameplay com teia resultou em algo bem acima da média.

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

Baseado no evento dos quadrinhos que viu o supervilão sedento por sangue Carnificina causar estragos por toda a cidade de Nova York, Maximum Carnage é uma montanha-russa ininterrupta de ação e balanço de teias. A estética dos quadrinhos é ótima, a jogabilidade mantém você imerso, e a trilha sonora fará você batucar os pés enquanto enfrenta inimigos como Carnificina, Duende Demoníaco e Shriek. Seja jogando como o Homem-Aranha e dando saltos acrobáticos para se esquivar de perigos ou usando o Venom para demolir os inimigos que avançam em sua direção, Maximum Carnage parecia uma história em quadrinhos ganhando vida.

Spider-Man

Já tínhamos visto muitos jogos do Homem-Aranha em 2D durante as décadas de 80 e 90, mas a Neversoft, desenvolvedora de Tony Hawk Pro Skater, pavimentou o caminho para as encarnações 3D do escalador de paredes com este jogo sensacional de PS1. Situado entre o desenvolvimento de THPS 1 e 2, o Spider-Man é uma adaptação convincente dos quadrinhos que captura perfeitamente a essência do personagem. A jogabilidade é sólida e o jogo parece um desenho animado, com sua apresentação e participações especiais do Universo Marvel. Jogos futuros do Homem-Aranha podem ter sido melhores, mas o jogo da Neversoft claramente foi um divisor de águas, elevando o nível.

Spider-Man: The Movie

Apenas alguns anos depois, a adaptação oficial do filme Homem-Aranha de 2002 dirigido por Sam Raimi chegou e entregou uma narrativa de alta qualidade desse clássico do cinema. Na época, parecia incrível, a maior parte do elenco do filme retornou para dublar seus respectivos personagens, e o fluxo de combate parecia suave e polido. Melhor ainda, o jogo tinha longevidade com todo o seu conteúdo bônus. Você poderia trocar as roupas do Homem-Aranha de Maguire no filme por algo mais original e experimentar o jogo com uma narrativa diferente como Harry Osborn depois de assumir o manto do Duende Verde.

Ultimate Spider-Man

Muitos jogos do Homem-Aranha pareciam ter sido retirados diretamente das páginas dos quadrinhos, mas Ultimate Spider-Man é o único que também tem a aparência certa, com sua animação cel-shaded e ação dinâmica. Baseado nas histórias em quadrinhos que reiniciaram o Homem-Aranha de volta aos seus dias de colégio, o jogo de mundo aberto da Treyarch combina o estilo da arte do Homem-Aranha de Mark Bagley com uma emocionante aventura por Nova York que parecia fenomenal. A história do jogo faz um trabalho notável ao se concentrar em um jovem Peter Parker durante seus anos de ensino médio, jogar como o Venom é uma diversão destrutiva e a abordagem fresca de antigas ideias tornou a experiência revigorante.

Spider-Man 2

O padrão de ouro pelo qual todos os jogos baseados em filmes seriam julgados após 2004, Spider-Man 2 é simplesmente icônico. Pode ser considerado datado pelos padrões atuais, mas este foi o jogo que estabeleceu o modelo do que um jogo do Homem-Aranha poderia ser. O DNA de seu balanço de teias ainda pode ser encontrado nos jogos mais modernos do Homem-Aranha, a estrutura de mundo aberto inspirada em GTA 3 foi inovadora, e cada batalha contra chefes era um deleite à medida que você usava as habilidades únicas do Homem-Aranha para superar obstáculos impossíveis.

Spider-Man: Shattered Dimensions

Indiscutivelmente uma das peças mais importantes da mídia do Homem-Aranha de todos os tempos, Shattered Dimensions abriu caminho para o Aranhaverso e e a ideia de múltiplos Homens-Aranha se unindo de diferentes épocas e lugares. No seu cerne, Shattered Dimensions é um jogo do Homem-Aranha incrível com um elenco de quatro aracnídeos distintos para jogar através de uma variedade de fases e com muitos momentos de fan service misturados. Cada universo do Homem-Aranha parece único, os quatro heróis têm uma ampla variedade de habilidades de balanço de teias para usar em batalha, e não faltam cenas memoráveis nessa aventura multiversal.

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

O segundo jogo do Homem-Aranha da Insomniac pode ter sido uma experiência menor e mais íntima, mas este emocionante retorno a Nova York ainda foi uma aventura épica que consolidou o herói do Harlem como um digno sucessor do manto do Homem-Aranha. Embora o jogo pudesse facilmente ter sido mais do mesmo com um upgrade para o PS5 – embora também estivesse disponível no PS4 – Spider-Man: Miles Morales acrescentou a essa base um conjunto eletrizante de poderes que sacudiu o combate e o tornou mais enérgico. Menor, mas tão impressionante quanto o jogo do Homem-Aranha de 2018, Miles Morales está à altura do legado do que muitos consideram o melhor jogo de super-herói já feito.

Marvel’s Spider-Man

A beleza do jogo do Homem-Aranha da Insomniac de 2018 é que ele é fiel a tudo o que foi estabelecido pelo mito do Homem-Aranha ao longo dos anos. Um recomeço para a franquia no PS4 – e posteriormente no PS5 – Marvel’s Spider-Man reimagina o herói como um combatente do crime experiente enfrentando seus maiores desafios até então. A natureza comum do Homem-Aranha brilha, o combate é uma emocionante mistura de socos, teias e dispositivos, os momentos de destaque poderiam envergonhar um filme de US$ 250 milhões, e a história mantém você envolvido do início ao fim.

Mas são nos pequenos momentos em que este jogo do Homem-Aranha brilha, já que esses vislumbres do homem sob a máscara e suas lutas para fazer a coisa certa ajudam a elevar este jogo ao topo da lista. Um jogo sobre poder, responsabilidade e consequências, o Homem-Aranha é ancorado por performances incríveis que mostram o coração do maior herói da Marvel.

Marvel’s Spider-Man 2

Marvel’s Spider-Man 2 não apenas mantém a fórmula de jogabilidade estabelecida nos jogos anteriores da Insomniac, mas também se aprofunda em seus heróis. Esta sequência poderia ser mais do mesmo, mas se destaca ao fortalecer seus pilares de gameplay com sistemas de jogo aprimorados, uma história que tocará seu coração e um mundo que se beneficia de seu foco em ser um exclusivo do PS5. Com grande poder do PS5 vem uma grande responsabilidade, e a Insomniac usa essa plataforma para oferecer uma sequência tecnicamente soberba e emocionalmente impactante.

Veja Mais: