Comentários

Nos dias de hoje temos cada vez menos estúdios considerados de alta qualidade dentro do mundo dos games, o que podemos considerar um problema.

Com uma indústria cada vez mais voltada para os lucros e menos para a qualidade de um jogo, temos de reconhecer quem melhor faz o trabalho de lançar obras de primeiro nível.

Confira abaixo uma lista de alguns dos melhores estúdios de games atualmente, considerando últimos lançamentos e os feitos de cada qual. Vamos focar, também, em lançamentos mais recentes.

Nintendo Entertainment Planning & Development

Reprodução/Nintendo

É importante começar falando da Nintendo Entertainment Planning & Development, a qual é grandiosa e realizou a aquisição de vários estúdios menores, transformando em uma potência de grandes lançamentos.

A qualidade dos jogos da Nintendo Entertainment Planning & Development são de primeira linha. Temos, como exemplo, Zelda: Breath of the Wild, considerando por muitos sites o melhor jogo de todos os tempos. Neste Zelda, temos uma produção cuidadosa onde podemos ver a revolução de um mundo aberto e uma experiência marcante, imersiva do início ao fim.

Em outros lançamentos, vale citar também Super Mario Odyssey, outro jogo que revolucionou dentro de sua franquia e foi um tremendo sucesso de crítica e vendas. Animal Crossing: New Horizons também está na lista, sendo um dos jogos de maior conectividade lançados não somente recentemente, mas em toda história. Sobre estes três títulos, confira alguns dados:

  • Zelda: Breath of The Wild: Vendeu mais de 26 milhões de cópias; Mais de 260 prêmios de Jogo do Ano; Nota 97 no Metacritic.
  • Super Mario Odyssey: Vendeu mais de 10 milhões de cópias; Mais de 30 prêmios de Jogo do Ano; Nota 97 no Metacritic.
  • Animal Crossing: New Horizons: Vendeu mais de 37 milhões de cópias; Mais de 30 prêmios de Jogo do Ano; Nota 90 no Metacritic.

Rockstar Games

red-dead-overplay
Reprodução/Rockstar

A Rockstar Games sempre tem se saído como uma das principais desenvolvedores de games, com lançamentos de enorme sucesso.

GTA IV, assim como GTA V, foram sucessos absolutos de crítica, além de serem extremamente populares. Elevando o nível dos conceitos de jogos com grandes cidades e liberdade, é sempre uma expectativa enorme por ver como está o mais novo lançamento da empresa.

Red Dead Redemption II foi de enorme destaque no aspecto crítico. Trazendo gráficos que estão no topo até hoje (o jogo é de 2018), é um dos maiores lançamentos de muitos anos e a forma como os detalhes foram inseridos é impressionante, além de uma história excelente.

  • GTA IV: Vendeu mais de 25 milhões de cópias; Mais de 30 prêmios de Jogo do Ano; Nota 98 no Metacritic.
  • GTA V: Vendeu mais de 155 milhões de cópias; Mais de 160 prêmios de Jogo do Ano; Nota 97 no Metacritic.
  • Red Dead Redemption II: Vendeu mais de 43 milhões de cópias; Mais de 175 prêmios de Jogo do Ano; Nota 97 no Metacritic.

FromSoftware

Reprodução/Bandai Namco

A FromSoftware também tem um grande volume de lançamentos e a qualidade destes games tem se mostrado excelente ano após ano.

Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice marcaram os seus anos de lançamento, estando entre os jogos mais premiados e alcançando belas marcas nas vendas. O mais impressionante é de que as vendas desempenham bem mesmo com a dificuldade alta dos games.

O mais recente de todos, Elden Ring, é provavelmente o maior de todos os seus lançamentos. Com uma nota altíssima, muitas cópias vendidas e a mistura de um jogo soulslike com total liberdade de um mundo aberto lindíssimo fizeram com que o game entrasse no nível mais alto da indústria.

  • Bloodborne: Vendeu mais de 2 milhões de cópias; Mais de 30 prêmios de Jogo do Ano; Nota 92 no Metacritic.
  • Sekiro: Shadows Die Twice: Vendeu mais de 5 milhões de cópias; Mais de 80 prêmios de Jogo do Ano; Nota 90 no Metacritic.
  • Elden Ring: Vendeu mais de 14 milhões de cópias; Ainda não tiveram premiações no momento da publicação; Nota 96 no Metacritic.

Santa Monica

Reprodução/Sony

O caso da Santa Monica é mais curioso, entretanto mostra-se um estúdio extremamente sólido.

A curiosidade fica por conta de que ao contrário de outros já citados, temos um estúdio focado na qualidade de uma só franquia: God of War.

Mesmo assim, é extremamente interessante ver como foi sendo mantida a qualidade e dando um passo a mais relação aos demais durante tantos anos, passando pelo PS2, PS3, PS4 e agora chegando também no PS5.

  • God of War (2005): Nota 94 no Metacritic.
  • God of War II: Nota 93 no Metacritic.
  • God of War III: Nota 92 no Metacritic.
  • God of War (2018): Vendeu mais de 20 milhões de cópias; Mais de 260 prêmios de Jogo do Ano; Nota 94 no Metacritic.

Naughty Dog

Reprodução/Sony

Assim como outras que citamos, a Naughty Dog tem em suas mãos a receita de fazer jogos de sucesso, sejam para a crítica ou para o público.

Analisando apenas os últimos 3 grandes lançamentos, os resultados são absurdos. Uncharted 4 e a franquia The Last of Us conquistaram tudo que podiam em seus anos de chegada, quebrando recordes e elevando o nível dos games no geral.

  • Uncharted 4: Vendeu mais de 20 milhões de cópias; Mais de 190 prêmios de Jogo do Ano; Nota 93 no Metacritic.
  • The Last of Us: Vendeu mais de 20 milhões de cópias; Mais de 250 prêmios de Jogo do Ano; Nota 95 no Metacritic.
  • The Last of Us Part II: Vendeu mais de 10 milhões de cópias; Mais de 320 prêmios de Jogo do Ano; Nota 93 no Metacritic.

Veja mais:

A expectativa sempre será de que tais estúdios continuem com o padrão de qualidade o qual nos acostumaram.

A Santa Monica deve lançar ainda em 2022 God of War: Ragnarok. A Naughty Dog, tem o lançamento de The Last of Us Part I agendado para setembro. A Rockstar Games já disse estar produzindo um novo GTA. A Nintendo deve lançar em 2023 a sequência de Zelda: Breath of The Wild e a FromSoftware deve revelar novidades em breve.

De todo modo, sempre serão muito aguardados e se colocam em um nível acima dos demais.



Comentários