A franquia GTA é sem dúvidas uma das mais bem sucedidas da história dos games, e possui muitos jogos que marcaram a vida dos fãs ao longo dos anos. Mas em meio a tantos bons títulos já lançados, quais são os melhores? No vídeo de hoje, fizemos um top 5 dos melhores GTA, começando do menos melhor, até o mais aclamado.
VEJA MAIS
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Mod traz Capitão Pátria, de The Boys, para Grand Theft Auto V
- GTA 6 | Rockstar diz que o jogo precisa superar as expectativas
GTA 3
GTA 3 fez muito mais do que apenas mostrar à Rockstar o caminho a seguir nos títulos seguintes. O game mudou a forma de pensar da indústria a respeito de jogos de mundo aberto. Claro, existiam jogos de mundo aberto antes, mas nenhum tão detalhado ou bem feito como Liberty City. Você poderia passar horas apenas dirigindo, ou fazendo missões paralelas, e deixar completamente de lado a história principal. GTA 3 obviamente tinha alguns defeitos como tiroteio instável, carros que explodiam com muita facilidade, e missões às vezes confusas. No entanto, esses foram apenas problemas iniciais, que ajudaram a moldar essa estrutura viciante de mundo aberto que se tornou inspiração na indústria.
GTA 4
GTA 4 foi um pouco criticado por sua história séria, mas a jornada de Niko de um zé ninguém se tornando um cara importante é o que mais amamos nele. Sim, o tom muda descontroladamente de comovente para absurdo, mas ao focar mais em seus personagens, a Rockstar deu mais profundidade para a história de Niko. Desde o momento em que ele chegou em um navio vindo da Europa Oriental, sua busca pelo indescritível sonho americano nos fisgou, e não podíamos deixar de torcer por ele. Você ainda pode fazer todas as coisas de mundo aberto, com uma lista enorme de missões secundárias para completar, carros para dirigir e armas para dominar. O combate e a física de GTA 4 também foram um grande avanço em relação aos jogos anteriores. Isso sem mencionar suas duas expansões, The Ballad of Gay Tony e The Lost and Damned, que nos deram algumas das nossas melhores memórias de GTA.
GTA Vice City
Apesar de GTA 3 ter chegado em 2001, foi o GTA Vice City que realmente deu início a esse vício pela franquia em 2002. Além da recriação da estilosa Miami dos anos 80, que parecia realmente ser uma cidade pulsante, com vida própria, o jogo trouxe uma liberdade e imersão inigualável até aquele momento. Gangues rivais brigavam nas ruas, carros batiam nos cruzamentos, e você podia entrar dentro de lugares como shoppings e bares, o que tornava tudo mais real. Se você tivesse bastante dinheiro, poderia até comprar fábricas, clubes ou hotéis. Missões mais ambiciosas e uma variedade maior de armas e veículos colocaram Vice City um passo acima de GTA 3, e a trilha é até hoje uma das melhores dos games. Além disso, o temperamental protagonista Tommy Vercetti, totalmente dublado por Ray Liotta, era um personagem inteligente e leal, o que deixou o jogador envolvido em suas tentativas de conquistar o submundo do crime da cidade.
GTA San Andreas
GTA San Andreas aproveitou o brilho do GTA Vice City, e aprimorou tudo que já era bom no game anterior: o mapa tinha mais de três vezes o tamanho, com cada uma de suas cidades sendo únicas. Além disso, San Andreas potencializou ainda mais a sensação de liberdade pro jogador, já que parecia quase um simulador da vida real: você podia ganhar músculos na academia, visitar o barbeiro, ir em festas, praticar esportes, e fazer uma infinidade de outras coisas durante a gameplay. O protagonista, CJ, também se tornou um dos mais queridos da franquia, sendo muito carismático e conseguindo manter a história nos trilhos apesar do absurdo de coisas que poderia fazer. Com todas essas qualidades, GTA San Andreas se tornou uma obra prima atemporal, e está marcado até hoje no coração dos fãs.
GTA 5
GTA 5 é uma visão exagerada dos excessos da vida moderna, ambientada em um gigante mundo aberto com uma infinidade de coisas para fazer. Roubar um banco, acabar com a polícia com uma mini-gun, roubar um helicóptero, explodir os escritórios de uma rede social: o game é o GTA gloriosamente exagerado que a Rockstar sempre quis fazer, em um mundo aberto que está entre os mais vivos dos games. Os protagonistas podem não ser tão carismáticos quanto dos jogos anteriores, mas pelo menos existem três deles, todos com suas próprias histórias e habilidades especiais. Se você está cansado de competir em corridas ilegais com supercarros como Franklin, basta mudar para Trevor e vagar pelas colinas ao norte de Los Santos esmagando alguns crânios. Se também não quiser isso, vá jogar uma partida de golfe com Michael. Este mundo rico nunca vai envelhecer, e se você precisar de ainda mais coisas para fazer, ainda pode passar centenas de horas no GTA Online. Mesmo com 7 anos de existência, o modo online continua em constante atualização e sendo um dos games mais jogados do mundo, com conteúdos quase infinitos para se experimentar em Los Santos ao lado de seus amigos.
Comentários