Comentários

Ao criar seu personagem pela primeira vez em Cyberpunk 2077, você deve escolher um plano de fundo para sua história. Existem três opções de rumo de vida diferentes que você pode escolher. Essas histórias de origem são Nômade, Marginal e Corporativo. Cada história de origem começa seu jogo em um local diferente e apresenta Night City de um ângulo completamente diferente. Mesmo depois, seu rumo de vida escolhido continuará moldando como você experimenta o game.

Essa decisão inicial oferece uma introdução, cenário e história paralela totalmente separadas em Cyberpunk 2077. Neste guia, você encontrará uma breve descrição de cada história de origem e uma lista das opções de diálogo e missões exclusivas mais adiante no jogo. Essas histórias decidem quem foi seu V e quem seu V pode se tornar. Dito isso, eles não afetarão o final do jogo de forma alguma. Mas, ele desbloqueia alguns conteúdos que você não veria se escolhesse um caminho diferente.

História do rumo Nômade explicada

Nessa opção de rumo de vida, V deixou seu clã Nômade e está procurando um novo propósito. O caminho Nômade começa com V em uma oficina mecânica suja em uma pequena cidade no meio do nada, e eles não são muito receptivos aos Nômades.

Cabe a você consertar seu carro e conhecer seu cliente de carga chamado Jackie. Vocês dois tentam fazer com que mercadorias ilegais passem pela fronteira, mas a situação aumenta rapidamente. Após essa abertura maluca, você forma uma parceria improvável com Jackie. Após esse ponto, o resto da introdução é praticamente o mesmo para todos os três rumos de vida.

O que há de diferente seguindo o rumo Nômade

Essa origem é quase como o caminho hippie, vivendo na periferia em um lugar nenhum longe da sociedade. Os nômades vivem em comunas móveis nos terrenos baldios. Eles são leais ao seu clã e tendem a não se aventurar longe de seu povo. Visto que são de espírito livre, os nômades não respondem a nenhum poder superior. Esse caminho desbloqueia oportunidades únicas de conversa, principalmente com personagens que vivem fora de Night City. Por exemplo, você pode obter informações extras para uma missão se conversar com um colega nômade. Quanto a quando você estiver em Night City, bem, você se sentirá mais como um estranho.

Há outra missão exclusiva no caminho de vida Nômade chamada These Boots Were Made For Walking. Essa missão aparecerá após sua segunda visita ao bar Afterlife. Nessa missão, você recuperará seu carro da introdução, e terá uma chance de ver a personagem da criadora de conteúdo Alanah Pearce.

Existem opções de diálogo ao longo do jogo que são exclusivas do V Nômade. Estas são as escolhas que mais revelam a origem e mudam as missões:

  • The Pickup – Encontre a toupeira para Meredith
  • Any Quest With Panam – Porque Panam também é um Nômade, você tem muitas chances de confiar em Panam sobre a vida Nômade.
  • Gimmie Danger – Discuta sua infância com Takemura
  • Pyramid Song – Compartilhe tradições nômades com Judy

Embora a história de origem do Nômade possa mudar o contexto de alguns finais, ela não terá nenhuma influência real sobre como o jogo termina.

História do rumo Marginal explicada

O caminho Marginal abre com V dentro de um bar em Night City, espancado e ansioso para beber. Desde o início, as coisas não estão indo do seu jeito, seu nariz está quebrado e você está sem dinheiro. Parece que V está indo a lugar nenhum. Você é amigo do barman e pretende liquidar as dívidas não pagas dele com um homem chamado Jenkins.

Ao tentar liquidar as dívidas de seu amigo, você encontra Jackie Welles, outro Marginal que está passando por uma situação difícil. Claro, você não se encontra nos termos mais amigáveis, o que faz com que o trabalho desmorone. Naturalmente, vocês dois acabam espancados mais uma vez. Mas como Jackie diz, nada que uma bebida e um pouco de comida não resolvam. Após essa breve introdução, o resto do jogo seguirá igual nos outros rumos.

O que há de diferente seguindo o rumo Marginal

Você está acostumado a brigas e atividades ilegais. A emoção e a camaradagem das ruas são tudo o que você conhece. Nesse rumo, você conhece um chefe do crime chamado Padre. Vocês dois têm história. Padre é alguém em quem você pode confiar no futuro, e ele é como uma família. Ao longo do jogo, você pode escolher o diálogo Marginal para provar a outros moradores de Night City que você pode se controlar. Armas pesadas não são necessárias quando você tem uma língua afiada.

A outra missão exclusiva para o rumo de vida Marginal é chamada Small Man, Big Mouth. Nesta missão, você pagará algumas dívidas com Kirk Sawyer.

Existem várias opções de diálogo exclusivas para o V Marginal. Essas opções de diálogo revelam algumas informações básicas sobre V e podem abrir algumas opções de missões exclusivas. Estas são as escolhas que mais revelam a origem e mudam as missões:

  • The Space In Between – Entre na clínica fingindo ser um membro de gangue
  • Gun Music – Descubra a armadilha mais cedo com base na intuição
  • Only Pain – Persuadir a polícia a deixá-lo lidar com as coisas
  • Woman of La Mancha and Raymond Chandler Evening- Intimidar usando afiliação a gangues

O rumo de vida de Marginal é talvez o caminho padrão na maioria dos sentidos. Sua transição para a história principal é a melhor em comparação com todos os três rumos. Mas, esse rumo de vida não é drasticamente diferente de qualquer outro durante a maior parte do jogo.

História do rumo Corporativo explicada

O rumo Corporativo imediatamente coloca você em um momento relacionável de tentar se acalmar no trabalho no banheiro. Sua vida de obedecer a ordens é suficiente para causar vômitos induzidos pelo estresse em uma noite de segunda-feira.

A tensão em seu trabalho está em alta e seu chefe ordena que você faça algo arriscado. A única pessoa que pode ajudá-lo é seu amigo de confiança, Jackie Welles. As coisas não saem como planejado, e sua vida de riquezas e papelada desaparece em segundos. É hora de fazer o seu caminho de volta com a ajuda do seu melhor amigo. Depois que você se reconecta com Jackie, o jogo é basicamente o mesmo em todos os três rumos de vida.

O que há de diferente seguindo o rumo Corporativo

Você conviveu com pessoas egoístas e famintas de poder durante toda a sua vida. Você pode até ser um deles você mesmo. Após a introdução, você deixou a vida do Corporativo para trás. Você é um V morto andando com um preço em sua cabeça agora que você é um ex-Corporativo. Mas sua capacidade de descobrir as verdadeiras intenções de outro Corporativo ainda está lá. Os ricos – especialmente seu chefe Jenkins – não são estranhos a facadas nas costas. O caminho do Corporativo abre diálogos sobre a vida do colarinho branco. Prédios altos e carros brilhantes são tudo o que você conhece. Ou você costumava conhecer.

Esse caminho da a chance de ver uma revista sobre videogames retrô com Ciri de The Witcher na capa. Esse easter egg está na sequência de introdução em sua mesa. Além disso, há uma missão exclusiva para Corporativos chamada War Pigs. Essa missão é desbloqueada após você completar a missão Never Fade Away. War Pigs é uma missão curta, como todas as outras missões exclusivas, mas segue seu relacionamento com Frank, outro Corporativo com quem você trabalhou antes.

Existem opções de diálogo para o V Corporativo que podem revelar alguma história de fundo e podem afetar a maneira como uma missão acontece. Estas são as escolhas que mais revelam a origem e mudam as missões:

  • The Ride and The Pickup – Veja Meredith e debata com ela em igualdade de condições
  • Down On The Street – Pode persuadir Wakako e Oda
  • Peixes – Capacidade de ficar do lado de Maiko
  • Last Caress – Pode contornar a segurança com informações do Corporativo

A trajetória de vida do Corporativo tem uma introdução divertida, mas seu impacto na história é o menor das três opções. Dito isso, se você for uma versão maligna de V, essa história por trás pode ser a melhor.

Sua história inicial importa em Cyberpunk 2077?

Os rumos de vida do Cyberpunk 2077 afetam significativamente apenas o início do jogo. Ao longo da história principal, você terá alguns momentos para lembrar da sua história de origem, mas esses momentos não afetam drasticamente a história geral. Cyberpunk 2077 tem vários finais, nenhum deles é afetado pelo seu rumo de vida, mas o contexto desses finais pode mudar dependendo de como você iniciou o jogo. Você tem a opção de jogar contra sua história ou nela, o que pode mudar como você se sente sobre o final que escolher.

Embora cada história de origem de Cyberpunk 2077 se junte como uma, ainda há algumas pitadas de história de fundo para descobrir. O caminho que você escolhe pode acabar sendo a lente pela qual você vê a história de V, mas não muda o jogo. Portanto, essa decisão é mais ou menos apenas por diversão. Seja qual for a história que você escolher, você ainda poderá jogar 99,9% de tudo o que o Cyberpunk tem a oferecer. O maior impacto que sua história de fundo causa é o cânone de histórias dentro de sua cabeça.