Comentários

Enquanto alguns personagens da Marvel ainda estão esperando por seu primeiro jogo, o Homem-Aranha teve muitos. Na verdade, desde os anos 80, os estúdios lançam um fluxo constante de jogos do cabeça-de-teia.

Nem todos eles foram bem sucedidos, mas os jogos do Homem-Aranha em geral têm um histórico decente. E nos últimos tempos, com Marvel’s Spider-Man da Insomniac e seu spin-off estrelando Miles Morales, houve uma clara melhora na qualidade.

Então, aqui nesse vídeo do Overplay, nós separamos os 10 melhores jogos do herói aracnídeo, de acordo com as notas do Metacritic.


10 – Ultimate Spider-Man (2005) – 78

As versões para console e portátil de Ultimate Spider-Man diferem muito. Na versão de DS – que ganhou a pontuação 78 – foi um jogo de beat ‘em up side-scrolling, não um título de ação e aventura em terceira pessoa como nos outros sistemas.

Mas em todas as versões, a característica de destaque era que tanto o Homem-Aranha quanto o Venom eram jogáveis. E o jogo alternaria entre suas perspectivas regularmente ao longo da história. Como cada um deles tinha habilidades distintas, isso levou a muitas variações na jogabilidade, algo que os críticos elogiaram. A versão para DS também recebeu crédito por incorporar bem as telas duplas do sistema.


9 – Spider-Man Unlimited (2014) – 79

O Homem-Aranha conseguiu destaque até mesmo em jogos para celular. Um dos mais bem avaliados foi Spider-Man: Unlimited. O jogo é basicamente um endless runner, que inicialmente parecia um gênero estranho para o herói lançador de teias.

No entanto, o jogo fez o suficiente para parecer uma verdadeira aventura do Homem-Aranha. Por exemplo, ainda incluía os balanços de teia e escalada, vilões clássicos e múltiplas iterações do herói. A qualidade do jogo também foi ajudada pelos controles responsivos e visuais agradáveis.


8 – Spider-Man: The Movie (2002) – 79

Jogos baseados em filmes não têm o melhor dos históricos. No entanto, este jogo baseado no filme de Sam Raimi de 2002 não era ruim. A jogabilidade de beat ‘em up 3D era divertida o suficiente e também agradável aos olhos.

Porém, a câmera vacilante e a dublagem ainda pior ameaçaram atrapalhar a coisa toda. Mas, no geral, foi uma aventura divertida, embora breve. O que lhe proporcionou uma nota de 79.


7 – Spider-Man 3 (2007) – 79

Spider-Man 3 foi outro título que foi um jogo diferente em cada sistema. E mais uma vez, a versão do DS prevaleceu sobre as outras. Um grande motivo era que o sistema portátil permitia que os jogadores usassem a tela de toque para trazer uma camada extra de interatividade à experiência.

Em relação à história, ela seguiu o enredo do terceiro filme do Homem-Aranha de Sam Raimi. Como resultado, os jogadores puderam vestir tanto o traje tradicional quanto a versão preta do simbionte. No geral, foi um jogo bom, embora nada espetacular.


6 – Spider-Man 2 (2004) – 83

Aos olhos de alguns fãs, este título empata com o da Insomniac como o melhor jogo do Homem-Aranha de todos os tempos. No mínimo, foi a melhor ligação com um do filme Homem-Aranha. Como tal, expandiu a história do filme de Sam Raimi sobre o conflito do herói titular com o Doutor Octopus.

O jogo se passava em Manhattan, e parecia lindo – pelo menos para um título de 2004. Porém, mais importante, o ato de se balançar pelos prédios pela primeira vez era prazeroso. Particularmente pela forma como o Homem-Aranha tinha que atirar suas teias em edifícios, em vez de em uma superfície invisível no céu.


5 – Spider-Man: Mysterio’s Menace (2001) – 84

Contanto que seja bem feito, nem todo jogo precisa ser incrivelmente expansivo, e Spider-Man: Mysterio’s Menace sintetizou isso. O herói principal simplesmente socou, chutou e usou seus poderes de teias para derrotar capangas neste título de Game Boy Advance.

Embora não tenha sido um dos melhores jogos de super-heróis de todos os tempos, os analistas acharam que era uma aventura decentemente agradável. No entanto, uma área em que realmente se destacou foi na apresentação, já que tanto o visual quanto o som eram impressionantes para a época.


4 – Ultimate Spider-Man: Total Mayhem (2010) – 85

Total Mayhem não é muito conhecido, mas aos olhos de muitos críticos, é o melhor jogo para celular do Homem-Aranha. Nesse jogo de de ação, o Aranha foi colocado contra vários capangas de baixo nível, bem como alguns de seus adversários mais durões.

Embora as lutas pudessem ficar um pouco repetitivas, foi agradável no geral. Além disso, tudo parecia ótimo, com as cores vibrantes dos modelos dos personagens e o ambiente adicionando um pouco de beleza à violência.


3 – Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (2020) – 85

Marvel

O último jogo com o Homem-Aranha pode ser considerado o mais importante, pois é um dos títulos de lançamento para o PS5. Ele vem na sequência do jogo Marvel’s Spider-Man de 2018, também da Insomniac. Miles é colocado no protagonismo desta vez enquanto se aclimata a ser um herói.

Os críticos rapidamente se apaixonaram pelo jogo, alegando que é incrivelmente divertido e emocionante. E apesar de não ser tão grande quanto seu antecessor, espancar bandidos e balançar pela cidade ainda é fluido e envolvente.


2 – Spider-Man (2000) – 87

Não haviam muitos jogos do Homem-Aranha que entregassem narrativas convincentes, mas este título do início do milênio certamente mudou as coisas. Nele, o herói titular foi encarregado de limpar seu nome e parar uma invasão ao mesmo tempo.

A narrativa se tornou mais envolvente pelo excelente elenco de vozes do jogo, alguns dos quais reprisaram seus papéis de alguns desenhos animados do Homem-Aranha dos anos 90. Infelizmente, a jogabilidade não igualava a qualidade da história, mas ainda era sólida.


1 – Marvel’s Spider-Man (2018) – 87

Em 2018, a Insomniac lançou um jogo do Homem-Aranha que estava acima de tudo o que veio antes. Praticamente não fez nada de errado. A jogabilidade foi fluida e divertida, as lutas contra chefes foram incríveis e tudo parecia deslumbrante.

A maior parte dos elogios do jogo, porém, foi dirigida à sua história. A narrativa profunda orientada pelo personagem foi extremamente bem contada e contou com várias performances brilhantes. No que diz respeito às adaptações de super-heróis, está entre as melhores em qualquer meio. Além de ser uma das melhores iterações do Homem-Aranha, que realmente pegou o espírito do personagem.



Comentários