Tempo estimado de leitura: 8 minutos
Embora o Game Boy Color não tenha a mesma reputação e nostalgia que o clássico Game Boy, ele trouxe alguns games incríveis. Mais famoso pela alcunha de GBC, o portátil foi lançado em 1998, sendo descontinuado em 2003, dois anos depois da chegada do Game Boy Advance.
Sim, a jornada foi bem curta, mas, ainda assim, o portátil contou com mais de 500 títulos. Aqui, reuni aqueles que considero os 10 melhores jogos. Confira:
Mr. Driller
Trazendo elementos de Tetris e Boulder Dash, Mr Driller é um jogo de destruir blocos cloridos espalhados na área de jogo, criando combos de reações em cadeia coloridas enquanto você precisa desviar dos inimigos. Para sorte do protagonista, ele possui uma broca que o permite quebrar os blocos. Mr. Driller é um jogo desafiador que requer reação rápida e mostra que o Game Boy Color tem uma ótima biblioteca de puzzle games.
Donkey Kong Country
A Rare aceitou o desafio de portar um dos maiores sucessos do Super Nintendo para o Game Boy Color e fez um trabalho incrível. Assim como o game original, Donkey Kong precisa recuperar suas bananas enfrentando hordas de inimigos. Obviamente que o port não é 100%, afinal, muito precisou ser sacrificado para que o jogo fosse possível. De todo jeito, foi uma conquista incrível que trouxe um belo jogo para o portátil.
Pokémon Gold, Silver & Crystal
A segunda geração de Pokémon trouxe um grande upgrade em relação à primeira. Além de adicionar novas criaturas, tivemos a chegada do ciclo de dia e noite, o breeding de criaturas, eventos que aconteciam em certos dias da semana e tudo isso combinando com a experiência RPG já apresentada em Red & Blue. Para ser honesto, a segunda geração é considerada uma das melhores de todos os tempos, afinal, você conseguia explorar duas regiões no mesmo game: Kanto e Johto.
Super Mario Bros. Deluxe
Super Mario Bros. Deluxe conta com os 32 níveis originais do game clássico de 1985, o jogo foi um enorme sucesso para Game Boy Color. Ele conta com um Modo Desafio que revisita os níveis clássicos enquanto você coleta as moedas vermelhas especiais, assim como os ovos de Yoshi para conseguir ainda mais pontos. Há também a chance de enfrentar Boo em oito níveis especiais. E, como se não fosse o bastante, temos níveis secretos para que você desbloqueie.
Wario Land 3
Lançado no ano 2000, o terceiro game da série traz Wario sofrendo um acidente com seu bimotor e caindo em uma floresta onde ele encontra uma caixa de música misteriosa. Agora, ele precisa reunir as demais caixas restantes para poder voltar para casa. Wario Land 3 possui um game design muito bem desenvolvido com a ótima sacada de fazer Wario explorar e voltar para cada uma das áreas que ele passou, sempre trazendo coisas novas graças às habilidades que ele vai desbloqueando durante o game.
Mario Tennis
Lançado pouco tempo depois da versão de Nintendo 64, Mario Tennis para GBC conseguiu recriar a empolgação de jogar tênis no videogame. Para melhorar o game tem um modo história, um modo exibição, multiplayer através de cabo - para você enfrentar seus amigos, minigames estrelados por personagens da franquia Mario e conexão com a versão de Nintendo 64 através do Transfer Pak, que permitia que os dois jogos trocassem informações.
Shantae
Lançado já no fim da vida do GBC, quando o Game Boy Advance já estava disponível. Shantae é um game de plataforma, o primeiro da franquia, que se tornou uma verdadeira raridade entre os colecionadores ao redor do mundo. O jogo foi muito bem recebido pela crítica e traz Shantae, guardiã de uma pequena ilha, tentando recuperar o Steam Engine que foi roubado por um pirata. É um jogo bem desafiador, muito bem animado e com níveis bem detalhados. Além disso, temos uma trilha sonora impressionante e com ótimos gráficos para o portátil.
Dragon Warrior 3
Ok, o nome pode não parecer reconhecível hoje em dia, o motivo é que este jogo foi renomeado nos Estados Unidos. Seu título original é Dragon Quest III: The Seeds of Salvation, desenvolvido pela Chunsoft e publicado pela Enix. É o terceiro game da franquia, que fecha a trilogia de Erdrick. A história segue o herói que tem a tarefa de salvar o mundo das garras de Baramos. Para isso, ele precisa reunir um grupo de guerreiros para viajar pelo mundo, visitar diversas cidades e ganhar poder suficiente para vencer o vilão.
The Legend of Zelda: Oracle of Ages/Seasons
Os jogos Oracle of Seasons e Oracle of Ages, lançados em 2001 para o Game Boy Color, são especialmente notáveis por sua capacidade de serem vinculados, desbloqueando uma masmorra secreta e outros bônus. Sim, eles são dois jogos diferentes, com mecânicas diferentes e histórias diferentes, porém, você acaba descobrindo a ligação entre os dois e, ao zerar um deles, você recebe uma senha para vincular na outra aventura e revelar o verdadeiro final das duas jornadas. Vale dizer que você pode jogar em qualquer ordem, mas o Seasons tem mais foco em combate.
Metal Gear Solid
Ainda que tenha o mesmo nome do lançamento para PlayStation, a história não faz parte da série principal. Na verdade, o jogo foi lançado no Japão como Metal Gear Solid: Ghost Babel, que Hideo Kojima já confirmou que não é canônica. Aqui, em uma realidade alternativa, 7 anos depois do jogo original, Solid Snake é chamado para batalhar contra uma ameaça terrorista que se apropriou do protótipo de metal Gear. O jogo tem uma gameplay similar à que os jogadores conhecem, focando em stealth, onde você precisa vencer os inimigos de forma silenciosa para continuar avançando. A história também é cheia de reviravoltas e o jogo é considerado um belo spin-off.
Comentários