Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A saúde da indústria dos jogos está parecendo frágil neste momento, para dizer o mínimo, em grande parte devido às demissões em massa que sofreu nos últimos um ano e meio, e os custos exorbitantes de desenvolvimento de jogos têm contribuído significativamente para isso. Nos últimos meses, não faltam relatórios sobre jogos que custaram somas exorbitantes apenas para serem feitos - embora haja, felizmente, pelo menos alguns exemplos de jogos feitos com orçamentos pequenos que alcançaram um sucesso incrível.
Em 2024, não houve sucesso maior do que o jogo de sobrevivência Palworld da Pocketpair, que acumulou 25 milhões de jogadores em apenas um mês após o lançamento em acesso antecipado. Falando com a Bloomberg, o CEO da Pocketpair, Takuro Mizobe, revelou que o orçamento do jogo estava abaixo de 1 bilhão de ienes, o que equivale a aproximadamente US$ 6,7 milhões. Não se sabe se isso se limita aos custos de desenvolvimento ou se também inclui os custos de marketing.
Com esse orçamento relativamente pequeno, Palworld gerou "dezenas de bilhões de ienes" em lucro. "Jogos triplo A de grande orçamento não são para nós", diz Mizobe.
Ao analisar o estado atual da indústria, é difícil argumentar contra o desejo de um estúdio de permanecer pequeno, especialmente com estúdios AAA sofrendo demissões apesar de seus jogos desfrutarem de sucesso generalizado. Por exemplo, Marvel's Spider-Man 2 já vendeu mais de 10 milhões de unidades, mas teve um orçamento massivo de US$ 315 milhões, e a desenvolvedora Insomniac Games acabou sendo uma das várias desenvolvedoras afetadas pelas demissões em massa da PlayStation.
E então há a Respawn Entertainment, um estúdio que tem desfrutado de sucesso consistente e generalizado com Apex Legends e os jogos de Stars Wars Jedi. Como parte das demissões da EA, no entanto, diversos funcionários da Respawn perderam seus empregos, enquanto o jogo de tiro em primeira pessoa de Star Wars não anunciado do estúdio também foi cancelado.
Curiosamente, Mizobe também disse que está aberto a considerar ofertas de aquisição para a Pocketpair, então, se isso levar a algo concreto, será interessante ver se o estúdio acaba tendo que expandir além de seus planos originais.
Palworld está disponível em acesso antecipado no Xbox Series X/S, Xbox One e PC, e a Pocketpair está "em negociações" para trazer o jogo para plataformas adicionais.
Comentários