A Pokémon Presents de hoje certamente não foi o que os fãs esperavam. Para ter certeza dessa afirmação só é preciso verificar a reação dos gamers online: milhares de comentários reclamando da falta de conteúdo e de ritmo da apresentação.
Mas o que faltou na conferência? O que poderia ter sido mostrado na Pokémon Presents para que o público ficasse satisfeito?
Jogos Clássicos no Nintendo Switch Online
A maior expectativa dos jogadores para o evento com certeza era a presença dos jogos clássicos da franquia dos monstrinhos de bolso. Tudo o que a fanbase queria era poder apreciar títulos tradicionais como Pokémon Red e Crystal do Gameboy Original/Color e aventuras épicas como Pokémon Leaf Green e Emerald do Gameboy Advance.
Os jogos da franquia Pokémon poderiam ter sido anunciados para o sistema de assinaturas do Nintendo Switch Online, o que agradaria tanto fãs veteranos como novatos do amado Pikachu. Como prêmio de consolação, acabamos recebendo os títulos Pokémon Trading Card Game do saudoso Gameboy e Pokémon Stadium 2 do amado Nintendo 64.
Um Novo Pokémon Legends
Pokémon Legends Arceus, lançado no começo de 2022 exclusivamente para o Nintendo Switch, foi um grande sucesso de vendas e de crítica. A inovação do colorido título deixou os Nintendistas com fome de mais experiências lendárias no universo de monstros e treinadores.
Uma imagem de anúncio da Pokémon Presents compartilhada no Twitter deu o spoiler de que o poderoso Mewtwo faria parte das novidades do evento. Ao mesmo tempo, o teaser compartilhado nos canais oficiais da Pokémon Company havia apresentado uma letra “M” em tom de roxo fluorescente, o que pareceu ser uma alusão clara ao clone psíquico.
Inúmeras evidências, segundo os fãs mais agitados, apontavam para um só resultado: a existência de um Pokémon Legends Mewtwo, contando a história do lendário desde a sua criação. Infelizmente, a realidade foi outra: a presença do Mewtwo no evento se resumiu a aparições em Pokémon Unite e Scarlet/Violet.
Remake da geração Black/White
A Pokémon Company tem como “tradição” trazer, de tempos em tempos, remakes de títulos principais da franquia. Pokémon FireRed, SoulSilver, Omega Ruby, Brilliant Diamond; todos games que ressuscitaram aventuras de consoles mais antigos.
Por conta de diversos vazamentos de fontes ligadas ao universo Pokémon, jogadores do mundo todo começaram a especular que a próxima geração a receber uma atualização seria Black/White. O enredo envolvendo a temível Team Plasma e o misterioso N com certeza está entre os melhores roteiros que a franquia Pokémon já teve, sendo por isso uma das aventuras favoritas dos fãs.
É importante ressaltar de que a não aparição da região de Unova na Pokémon Presents não significa que o remake seja uma mentira. A desenvolvedora do game pode simplesmente estar tomando o tempo necessário para entregar um produto de qualidade. Apenas o tempo dirá se os rumores tem algum fundo de verdade.
Foi bom ou não foi?
Passado o hype e a tensão do momento, posso dizer que a Pokémon Presents merece uma sólida nota 5/10. Sem grandes novidades, o evento fez o mínimo para passar de ano, trazendo pequenas atualizações dos principais produtos da franquia Pokémon.
Os destaques ficam para o novo trailer de Detective Pikachu Returns, a chegada de Pokémon TCG e Stadium 2 ao Nintendo Switch e as novidades da DLC The Hidden Treasure of Area Zero de Scarlet/Violet. Quem sabe na próxima Direct nós possamos sonhar com o anúncio de um novo jogo da franquia.