Comentários

Quase uma década desde o seu lançamento, GTA 5 ainda se mantém como um dos jogos de maior sucesso da história. Claro, grande parte da popularidade foi reforçada pelo GTA Online, mas tudo começou com a história apresentada de Michael, Franklin e Trevor. A trama entrelaçada desses três protagonistas culmina em um terceiro ato onde você tem que fazer uma escolha muito importante, que por sua vez levanta a seguinte questão: qual dos finais de GTA 5 é considerado canônico, ou seja, o final verdadeiro da história?

VEJA MAIS

Planejamento

Após o assalto bem-sucedido ao Union Depository, Frank é abordado pelo agente da FIB, Steve Haines. Steve ordena que ele mate Trevor, que é visto como uma ameaça devido aos seus modos psicopatas. Posteriormente, Frank também é abordado pelo magnata dos negócios, Devin Weston, que ordena que ele mate Michael por interferir em seus negócios. Isso deixa você com três opções, cada uma com resultados muito diferentes. Você pode escolher matar Trevor, matar Michael, ou optar por não matar nenhum dos dois e se juntar a eles contra as pessoas que os querem mortos. Dependendo de qual das três opções é escolhida, você é forçado a lidar com as consequências.

Matar Trevor

Escolher matar Trevor desencadeia a missão Sensatez, na qual Frank se encontra com Trevor para discutirem seus problemas. Enquanto Trevor está reclamando sobre Michael ser a fonte desses problemas, Frank aponta sua arma para ele. Trevor consegue escapar em seu carro, e começa uma perseguição. Frank recebe uma ligação de Michael oferecendo ajuda e ele logo chega. Juntos, os dois são capazes de fazer com que Trevor bata em um caminhão-tanque. O homem consegue sair do carro rastejando pelo combustível enquanto lamenta a traição de ambos. Nesse ponto, o jogador pode optar por atirar ou esperar que Michael o mate. No fim das contas, o combustível inflama, queimando Trevor vivo antes que o caminhão-tanque exploda.

Matar Michael

Escolher matar Michael desencadeia a missão Chegou a Hora, na qual Frank se encontra com ele para discutirem seus problemas. Enquanto eles estão conversando, Michael logo percebe que Frank havia sido enviado para matá-lo, e tenta escapar em seu carro. Uma perseguição começa e os dois acabam na central elétrica Palmer-Taylor, onde Michael começa a escalar uma torre de gerador. Frank finalmente consegue alcançá-lo e os dois se envolvem em uma briga que termina quando Frank empurra Michael do alto. Ele pega Michael a tempo de salvá-lo da queda, mas o homem promete derrubá-lo junto por causa de sua traição. O jogador pode optar por deixar Michael cair ou tentar puxá-lo de volta, com qualquer opção terminando com o personagem morrendo na queda.

Aliança

Escolher não matar Trevor nem Michael desencadeia a missão Opção C, em que Frank vai a Lester para obter ajuda. Lester apresenta um plano para atrair a equipe de ataque do FIB e os mercenários da Merryweather, que Frank, Lamar, Trevor e Michael derrotam após um tiroteio. Trevor então vai matar Steve Haines, enquanto Michael vai atrás de Stretch, e Frank lida com Wei Cheng. Depois disso, Trevor invade a mansão de Devin Weston, matando todos os seus guardas antes de capturá-lo. Ele então se encontra com Frank e Michael perto do Monte Chiliad. Por lá, eles se livram de Devin empurrando seu carro no mar. Os três tiram um momento para se divertir com a vitória antes de seguirem caminhos separados.

O final canônico

Dos três finais possíveis no GTA 5, a opção em que Michael, Frank e Trevor se unem é a considerada canônica. Isso é apoiado principalmente por eventos no GTA Online, que servem como sequência da missão principal do GTA 5. Trevor é referenciado várias vezes, inclusive no final do golpe de Cayo Perico. Uma vez que a história dessa missão se passa bem depois de GTA 5, pode-se deduzir que o personagem ainda estava vivo. Além disso, uma missão do Cassino também apresenta Tao Cheng, filho de Wei Cheng, que diz quase ter sido morto no Pacific Bluffs Country Club. Este foi o mesmo lugar onde Frank emboscou Wei Cheng em GTA 5 antes de matá-lo. No entanto, ele poupou seu filho, Tao, que agora administra os negócios da família, confirmando que esses eventos são realmente canônicos.



Comentários