Comentários

Dragonborn (ou "Dovahkiin" na língua dos dragões) refere-se a um indivíduo no mundo de The Elder Scrolls, Tamriel. Abençoado com o sangue mágico de um deus associado aos dragões. Se você já jogou Skyrim, sabe que seu personagem principal nesse jogo é um desses Dragonborn - mas eles não são os únicos.

O conceito e a história dos Dragonborn estão profundamente enraizados na cultura nórdica que eles tem até músicas sobre eles. “Com uma voz que detém o poder da antiga arte Nórdica” é uma frase exemplar da canção The Dragonborn Comes (Songs of Skyrim). Vamos dar uma olhada no que um Dragonborn realmente é e onde podemos encontrá-los na história.

Muitas dessas informações são obtidas de livros no jogo. Quando isso for aplicável, os livros serão referenciados entre parênteses. Outras informações são obtidas nos diálogos do jogo.

O que é um Dragonborn

Resumindo, um Dragonborn é um indivíduo com a alma de um dragão dentro de si, que tem a habilidade de usar gritos de dragão e absorver as almas dos dragões caídos. Há mais do que isso, no entanto - há mitologia e história em torno da criação do Dragonborn envolvendo deuses, a fundação de impérios e guerras que aconteceram em eras passadas.

A figura mais importante quando olhamos para Dragonborn é Akatosh. Ele é um dos Nove Divinos e é frequentemente considerado o chefe do panteão, semelhante a Zeus ou Odin. Também conhecido como o Deus Dragão do Tempo, Akatosh é responsável pela criação dos dragões e dos Dragonborn - todos esses indivíduos têm um pedaço da alma de Akatosh dentro deles.

Para um indivíduo ser considerado um Dragonborn, ele deve ter duas ou três qualidades, dependendo de suas definições pessoais.

Sangue do Dragão

O termo Dragonborn tem suas raízes no Império Cirodílico e, novamente, Akatosh. Santa Alessia, a primeira imperatriz cirodilica, foi abençoada pessoalmente por Akatosh em seu leito de morte, e sua linhagem para sempre conectada ao Amuleto dos Reis (Provas de Santa Alessia) - apenas indivíduos com verdadeiro sangue de dragão dentro deles (em outras palavras, descendentes de Alessia) poderia vestir o amuleto.

Assim, Cyrodiil foi governado por aqueles que são conhecidos como os Imperadores Dragonborn das dinastias Alessian, Reman e Septim (O Livro do Dragonborn pela Prior Emelene Madrine).

Ter sangue abençoado por Akatosh não parece ser um requisito sólido para ser um Dragonborn. Miraak é um Dragonborn da Era Merética e era um membro de alto escalão do Culto do Dragão com as habilidades do Dragonborn sem ser abençoado por Akatosh (O Guardião e o Traidor por Lucius Gallus). Isso implica que os indivíduos podem nascer Dragonborns ou se tornar dragonborns por meio de uma influência dracônica removida do próprio Akatosh.

O Thu’um

Talvez a habilidade mais notável de um Dragonborn seja uma proficiência natural com o thu’um, também chamado de Voz. Esta é a linguagem dos dragões e se manifesta nos homens como gritos poderosos com uma variedade de efeitos dependendo das palavras faladas.

Embora seja possível para qualquer pessoa aprender o thu’um, é incrivelmente difícil. Os Greybeards de High Hrothgar podem faze-lo com alguma habilidade e ensiná-lo a outros (como Jarl Ulfric Stormcloak de Windhelm), mas obviamente leva muitos anos - daí seu título. Mostrar grande habilidade com o thu’um, como o personagem do jogador de Skyrim, é um sinal infalível dele ser um Dragonborn.

Dragonslayer

A única característica que realmente define o Dragonborn é sua habilidade de absorver as almas dos dragões. Isso é usado como uma mecânica de jogo em Skyrim, mas também é incrivelmente importante para sua lore e história como inimigos dos dragões.

Quando um dragão é morto, sempre existe a possibilidade de que ele possa ser ressuscitado dos mortos. Isso é testemunhado durante a história principal de Skyrim, onde Alduin levanta dragões de seus túmulos. Os dragões obviamente têm um grande potencial para magia e uma compreensão da necromancia.

Se um dragão tem sua alma absorvida antes que isso aconteça, no entanto, ele não pode ser ressuscitado dos mortos. Também parece que os Dragonborns irão absorver as almas dos dragões simplesmente por estarem próximos a um dragão falecido.

Dragonborn na Cultura Nórdica de Skyrim

Dragonborn são extremamente importantes na cultura nórdica do jogo. Eles escreveram livros sobre eles, cantaram canções folclóricas sobre eles e idolatraram Dragonborn históricos como Tiber Septim e Ysmir Wulfharth como heróis proeminentes de eras passadas. Isso provavelmente se deve ao importante papel que desempenharam na formação do império e na Guerra dos Dragões.

Um marco significativo da importância dos Dragonborn dentro da cultura nórdica é o status importante detido pelos Greybeards. Esses indivíduos são notáveis por serem capazes de falar a língua dos dragões e ensiná-la a outros - e saber como usar o thu'um ofensivamente certamente contribuiu para a popularidade do Jarl Ulfric Stormcloak durante a guerra civil ocorrendo no curso de Skyrim. Isso exemplifica a reverência colocada sobre aqueles até mesmo associados com Dragonborn.

Dragonborn Notáveis

Existem algumas figuras conhecidas como Dragonborn, ambos registrados na história e transmitidos oralmente. Enquanto muitos Dragonborn são imortalizados anonimamente através de canções folclóricas - principalmente pelos nórdicos - alguns são muito mais prevalentes e relevantes para você, o jogador que está lendo isso.

Através desses indivíduos, podemos ver que a ideia do que um Dragonborn é e faz tem flutuado ao longo dos anos. Eles são todos significativos em seus próprios caminhos, graças a suas associações com Akatosh e os dragões.

Santa Alessia

Alessia foi uma Nede que liderou a rebelião histórica contra o Império Ayleid e libertou a humanidade da escravidão. Ela é uma figura quase mitológica graças a ela ter iniciado uma nova religião, fundado um império inteiro próprio e sendo abençoada por Akatosh. Em muitas culturas, ela é ainda conhecida como a santa padroeira da humanidade, graças aos seus esforços para proteger Tamriel os Daedra.

Embora ela só tenha sido ungida com a bênção de Akatosh em seu leito de morte e, portanto, não tenha sido capaz de exibir nenhuma das habilidades que sabemos que um Dragonborn tem, ela ainda é conhecida em toda parte como a Primeira Dragonborn. Como resultado, ela deu esse título a todos os descendentes dela, incluindo seu filho minotauro, Belharza.

É notável que, embora as dinastias Reman e Septim também fossem consideradas lideradas por imperadores Dragonborn graças à sua habilidade de usar o Amuleto dos Reis, não há evidências sólidas de que eles sejam descendentes de Santa Alessia. Isso implica que Akatosh pode ter abençoado seus fundadores individualmente, ou que a linhagem abençoada não é necessariamente herdada através do sangue real. Certamente é um ponto de debate.

Tiber Septim

Tiber Septim é conhecido como um Imperador Dragonborn e é o fundador da dinastia Septim. Ele conseguiu isso por meio de décadas de conquistas nas quais ele mesmo liderou batalhas e usou o thu’um liberalmente. Seu status como um Dragonborn é fundamental para sua lenda e sua identidade, com alguns o chamando de "Dragão do Norte".

Embora fontes históricas no mundo de Tamriel estejam em conflito de alguma forma, alguns afirmam que Septim foi capaz de absorver almas de dragão (There Be Dragons de Torhal Bjorik) e há alguns relatos de que as pessoas só viram um dragão quando olharam para ele (Varieties of Faith pelo irmão Mikhael Karkuxor).

Miraak

Como mencionado anteriormente, Miraak é um exemplo de Dragonborn sem ter sangue abençoado por Akatosh. Ele era um Sacerdote Dragão durante os tempos em que tais sacerdotes detinham imensos poderes políticos graças ao seu vínculo com os dragões. Miraak se voltou contra os dragões e, com a ajuda do Príncipe Daedríco Hermaeus Mora, matou muitos dragões e absorveu suas almas.

O Último Dragonborn

O Último Dragonborn é um dos muitos títulos dados ao personagem principal de Skyrim. Graças à personalização do jogador, há pouca informação canônica conhecida sobre este indivíduo, exceto o fato de que eles foram presos na fronteira de Skyrim, sobreviveram a um ataque de Alduin e passaram a dominar o thu’um e matar o Devorador de Mundos.

Eles são o foco de uma profecia retratada na Parede de Alduin dentro do Templo Sky Haven. Fala de uma série de eventos que precedem o retorno de Alduin e a vinda do Último Dragonborn. A profecia se concretiza totalmente quando o Dragonborn é descoberto após derrotar um dragão e absorver sua alma durante a missão Dragon Rising.



Comentários