É comum se deparar com a tendência de emulação quando o assunto se trata de jogos da Nintendo. E tamanha é a evolução de softwares desse porte que, hoje em dia, é possível encontra-los tanto em consoles quanto facilmente nos computadores.
Recentemente, o emulador Dolphin foi disponibilizado na Steam, e esse fato acabou por levantar uma bandeira vermelha para a Nintendo.
Com o Dolphin na Steam permitindo emular jogos de Wii e GameCube, a Nintendo emitiu uma notificação que requer a remoção do software da loja da Valve. Em uma carta vista pelo veículo PC Gamer, a Nintendo declara:
“Porque o emulador Dolphin viola as propriedades intelectuais da Nintendo, incluindo mas não limitados aos direitos sob o Ato de Copyright da Digital Millennium (DMCA) de disposições Antievasão e Antitráfico, 17 U.S.C. § 1201, nós provemos essa notificação a você com a sua obrigação de remover o emulador Dolphin ofertado na loja Steam,“.
Sendo assim, ao receber a notificação, a Valve removeu o Dolphin da Steam. No entanto, o grupo responsável pelo software sequer soube da notificação até que a remoção da loja fosse concluída.
Por enquanto, nos resta apenas aguardar para descobrir se a equipe do software Dolphin pretende contrapor a demanda feita pela empresa, ou se o emulador de fato estará fora da loja definitivamente.