Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Este ano começou de forma difícil para a indústria de videogames e agora, de acordo com o repórter sênior da Kotaku, Ethan Gach, a Nintendo da América reduziu drasticamente seu “pequeno exército de contratados” responsáveis pelo teste de jogos e hardware.
Em um comunicado oficial, um porta-voz da Nintendo confirmou que essa mudança envolveria “o término de algumas atribuições de contratados”, bem como a criação de “um número significativo de novos cargos de funcionários em tempo integral”. O braço americano da Nintendo também fornecerá apoio às agências dos contratados durante este período. Eis o comunicado na íntegra:
“A Nintendo da América reorganizou suas funções de Teste de Produtos para impulsionar uma maior integração global nos esforços de desenvolvimento de jogos. As mudanças também alinharão melhor a empresa com os procedimentos e operações de teste inter-regionais.
Essas mudanças envolverão o término de algumas atribuições de contratados, bem como a criação de um número significativo de novos cargos de funcionários em tempo integral. Para todas as atribuições que estão terminando, as agências dos contratados, com o apoio da Nintendo da América, oferecerão pacotes de rescisão e fornecerão assistência durante a transição.
Para aqueles contratados que estarão nos deixando, somos tremendamente gratos pelas importantes contribuições que fizeram para o nosso negócio, e estendemos nossos sinceros agradecimentos pelo trabalho árduo e serviço prestado à Nintendo.“
Embora a Nintendo não mencione especificamente quantos funcionários foram impactados, de acordo com fontes da Kotaku (“quatro funcionários atuais e antigos”), a reestruturação pode afetar “mais de 100 contratados” e “a maioria daqueles que estão sendo convertidos para o status de tempo integral aparentemente estão sendo transferidos para fora do teste de software”.
Nas redes sociais, Gach afirma que “aproximadamente 120 posições de contratados foram eliminadas” e menciona como a Nintendo quer comunicar internamente isso como um movimento para “integrar melhor” os testes em seus escritórios, em vez de como uma “medida de corte de custos”.
Essas últimas notícias da indústria seguem-se a demissões em massa e reestruturações na Xbox e PlayStation nos últimos meses. Vários outros estúdios, desenvolvedores e até mesmo indies também passaram por algumas mudanças.