No Dia Internacional da Mulher, a Avell, em parceria com a Intel e a NVIDIA, falou um pouco sobre as mulheres dentro do mercado de tecnologia e como tem trabalhado para mudar o cenário interno, dando oportunidades para um segmento cada vez mais inclusivo.
O mercado da tecnologia no Brasil ainda é muito dominado pelo público masculino. Segundo uma pesquisa da Valor de 2021, de 867 mil trabalhadores do ramo, apenas 36,9% das mulheres no Brasil ocupavam algum cargo no setor. Seguindo na contramão disso está a Avell, empresa brasileira de notebooks de alta performance, e seus parceiros, que têm como um de seus principais objetivos, integrar cada vez mais mulheres no mundo da tecnologia com programas que incentivam o aprendizado, além da valorização das profissionais que já atuam na área, seja direta ou indiretamente.
De acordo com Júlia Salomão, profissional em Negócios Internacionais e formada em Desenvolvimento de Tecnologias Disruptivas, atuante hoje na Estratégia de Marketing e Gestão Empresarial da Avell, é importante dar o devido suporte na inserção de mulheres no ramo.
VEJA MAIS
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- PS Plus | 13 novos games estão disponíveis hoje no serviço
- PS Plus | Os 21 games de fevereiro de 2023
“Antes da Avell começar a trazer mais mulheres para dentro desse mundo da tecnologia, a maioria dos colaboradores era do público masculino. Há mais ou menos sete anos existiam apenas cinco mulheres do setor aqui na Avell, porém, começamos a sentir que precisávamos diversificar nosso quadro não apenas para engajar mais mulheres, mas também porque precisávamos de novas ideias, uma visão diferente que gerasse um debate saudável sobre as inovações que a Avell traz para o consumidor. Hoje, o nosso quadro de funcionários é composto por 50% de mulheres”.
Ainda segundo Júlia, a Intel foi uma grande aliada no processo de encontrar soluções para aumentar a diversidade do ambiente de trabalho. “A minha amizade com as mulheres incríveis da Intel me deu uma visão mais abrangente da necessidade do público feminino no segmento, e os programas de inclusão da nossa parceira ajudaram muito, pois expandiu nosso trabalho para com todas as mulheres que querem trabalhar na área”.
Seguindo o mesmo caminho da Avell está a Intel, uma das principais fabricantes de processadores do mundo, que possui diversos programas para alocar cada vez mais mulheres no mercado da tecnologia. A PROGRAMARIA, por exemplo, é um negócio de impacto social na formação e engajamento para fomentar cada vez mais mulheres no ramo.
Claudia Muchaluat, Diretora Geral da Intel Brasil, tem mais de 25 anos de experiência no ramo da tecnologia e diz que como mulher e à frente da operação da Intel no país, “sente-se responsável em capacitar meninas e ajudar a construir um mundo mais inclusivo e justo”.
“Esse desejo e propósito estão refletidos em diversas ações e projetos dentro da Intel, no Brasil e em todo o mundo, focados na capacitação de jovens e mulheres nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, complementa Claudia.
Ao passo que a Avell e a Intel dedicam-se cada vez mais na fomentação de mulheres no setor, a NVIDIA, empresa de tecnologia e uma das maiores no desenvolvimento de placas de vídeo do mundo, também busca sempre integrar mulheres em seus projetos, principalmente no que diz respeito a influenciadoras digitais.
Lia Camargo trabalha como influencer há muitos anos e é uma mãe super antenada no mundo da tecnologia e dos games. Recentemente a criadora de conteúdo recebeu um notebook da Avell pela NVIDIA para desfrutar de todos os benefícios da tecnologia no cotidiano e aumentar a produtividade.
Recentemente a NVIDIA lançou sua mais nova série de placas RTX série 40, e o nome da arquitetura é ADA, em homenagem a Ada Lovelace, primeira programadora mulher da história responsável pela criação do primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Hoje, sua descoberta é refletida na tecnologia que temos em mãos, que se aprimora cada vez mais ao longo dos anos.
A parceria da Avell com a Intel e NVIDIA, busca trazer mais oportunidades para as mulheres no ramo, de forma individual. Para finalizar, Júlia Salomão comenta que a tecnologia hoje nos proporciona diversos formatos de trabalho, e com um maior número de mulheres no mercado, é possível ter uma visão muito mais abrangente das necessidades das consumidoras. “Vejo que as tecnologias facilitam nossa vida e diminuem o tempo de trabalho. Com a inteligência artificial, por exemplo, as pessoas conseguem ter uma facilidade ainda maior para trabalhar nesse mercado”, diz Júlia