Comentários

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

De acordo com o The Verge, a Microsoft demitiu cerca de 1900 funcionários na Activision Blizzard, Zenimax e Xbox durante esta semana. Este número representa 8% da divisão de Games da Microsoft, que conta com 22 mil funcionários no total.

O anúncio das demissões foi feito por Phil Spencer, que escreveu o seguinte memorando:

Já se passaram pouco mais de três meses desde que os times da Activision, Blizzard e King se juntaram à Microsoft. Conforme avançamos em 2024, a liderança da Microsoft Gaming e Activision Blizzard está comprometida em alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que suporte todo o nosso negócio em crescimento. Juntos, definimos prioridades, identificamos áreas de sobreposição e garantimos que estamos todos alinhados com as melhores oportunidades de crescimento.

Como parte desse processo, tomamos a difícil decisão de reduzir o tamanho da nossa força de trabalho de jogos em aproximadamente 1.900 funções, do total de 22.000 pessoas em nossa equipe. A equipe de liderança de jogos e eu estamos comprometidos em conduzir esse processo da maneira mais cuidadosa possível. As pessoas diretamente impactadas por essas reduções desempenharam um papel importante no sucesso da Activision Blizzard, ZeniMax e das equipes do Xbox, e devem se orgulhar de tudo o que conquistaram aqui. Somos gratos por toda a criatividade, paixão e dedicação que trouxeram aos nossos jogos, jogadores e colegas. Forneceremos todo o nosso apoio àqueles que forem impactados durante a transição, incluindo benefícios de desligamento de acordo com as leis trabalhistas locais. Aqueles cujas funções serão impactadas serão notificados, e pedimos que tratem seus colegas com o respeito e a compaixão que são consistentes com nossos valores.

Olhando para o futuro, continuaremos a investir em áreas que expandirão nossos negócios e apoiarão nossa estratégia de levar mais jogos a mais jogadores em todo o mundo. Embora este seja um momento difícil para a nossa equipe, estou mais confiante do que nunca na sua capacidade de criar e nutrir os jogos, histórias e mundos que unem os jogadores.

Além das demissões, o presidente Mike Ybarra decidiu deixar a empresa. Matt Booty escreveu um memorando interno dizendo: “Como muitos de vocês sabem, Mike passou mais de 20 anos trabalhando na Microsoft. Agora que a aquisição foi completada, ele decidiu deixar a empresa”

No twitter, Ybarra escreveu o seguinte:

Quero agradecer a todos vocês que foram impactados hoje pelas contribuições significativas que fizeram para suas equipes, para a Blizzard e para a vida dos jogadores. É um dia incrivelmente difícil e toda a minha energia e apoio estarão focados em todos esses indivíduos incríveis que foram afetados – isso não é de forma alguma um reflexo do seu incrível trabalho. Se houver algo em que eu possa ajudar, conexões, recomendações, etc., me mande uma mensagem privada.

Para a comunidade Blizzard: Eu também quero que todos saibam que hoje é meu último dia na Blizzard. Liderar a Blizzard por um período incrível e fazer parte da equipe, moldando-a para o futuro, foi uma honra absoluta. Tendo já passado mais de 20 anos na Microsoft e com a aquisição da Activision Blizzard concluída, é hora de me tornar (mais uma vez) o maior fã da Blizzard de fora.

Para as equipes incríveis da Blizzard: Obrigado. Palavras não expressam o que sinto por todos vocês. Vocês são incríveis. Continuem fazendo coisas incríveis e mantenham sempre o azul da Blizzard e o jogador no centro de cada decisão.

Para todos os impactados hoje: Estou sempre disponível para vocês e entendo o quão desafiadora é a notícia de hoje. Meu coração está com cada um de vocês.

Neste mês também tivemos demissões na Riot Games, Google, Discord, Twitch, Unity, eBay e outras empresas.

Leia mais: