Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Microsoft continua buscando expandir o Xbox Game Pass para o maior número possível de telas, incluindo consoles PlayStation e Nintendo. Essa iniciativa não é totalmente nova, pois a Microsoft supostamente tentou trazer o Xbox Game Pass para o PlayStation pelo menos uma vez anteriormente. Além disso, há anos há rumores sobre a adição do Game Pass ao Switch, sem sucesso aparente. Após um tempo, os jogadores poderiam pensar que a Microsoft desistiu do que muitos consideravam ser um sonho impossível, mas não é assim que a Xbox enxerga.
Mesmo antes dessa expansão para novas plataformas, o Game Pass tem sido uma plataforma inovadora para o Xbox. O serviço oferece centenas de jogos aos assinantes por uma taxa mensal relativamente baixa, desde títulos clássicos até lançamentos do dia do lançamento. Notavelmente, todo jogo first-party da Microsoft é lançado no serviço sem custo adicional. Essa estratégia foi um sucesso para grandes jogos AAA, como Starfield, que ajudou o Xbox Game Pass a atingir um novo marco de assinaturas.
O CFO da Xbox, Tim Stuart, recentemente falou na Wells Fargo TMT Summit, onde compartilhou o desejo da Microsoft de ter o Game Pass em “cada tela” possível. Enquanto Stuart incluiu TVs inteligentes e dispositivos móveis, o chefe da Xbox também se referiu a plataformas como os consoles Nintendo e PlayStation – dois fabricantes de hardware e software que a Microsoft já “considerou como concorrentes no passado”.
“Nossa missão é levar nossas experiências first-party, nossos serviços de assinatura para cada tela que pode [rodar um jogo]. Isso significa TVs inteligentes, isso significa dispositivos móveis. Isso significa o que teríamos considerado como concorrentes no passado, como PlayStation e Nintendo.”
Stuart também acrescentou que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ajudará o Xbox a levar seu “negócio de margens altas”, o serviço de assinatura Game Pass, para mais jogadores mais rapidamente. Uma parte significativa disso provavelmente será uma das IPs recém-adquiridas pela Microsoft, Call of Duty. A franquia Call of Duty é uma das séries de jogos mais lucrativas de todos os tempos, e conseguir vinculá-la de alguma forma ao Game Pass certamente será um grande impulso para o serviço.
É claro que os jogos da Activision Blizzard ainda estão ausentes na biblioteca do Game Pass. O CEO de Jogos da Microsoft, Phil Spencer, explicou que os títulos da Activision Blizzard levarão tempo para chegar ao Game Pass devido à incerteza que acompanhou a aquisição antes de ser finalizada. Embora nenhum prazo específico tenha sido fornecido, muitos esperam ver os títulos da Activision Blizzard no Xbox Game Pass em 2024, com base em declarações de ambas as empresas. Com a Microsoft provocando grandes anúncios durante o The Game Awards 2023, talvez seja nessa noite que o Xbox mostre aos fãs seu plano para trazer os títulos da Activision Blizzard para o Game Pass.