Comentários

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

O Game Boy Advance possui alguns jogos icônicos da indústria, e entre eles estão alguns RPGs. Na lista de hoje, trouxemos os 10 melhores RPGs disponíveis para o console. Vamos conferir?

Pokémon Emerald

Lançado no ocidente em 2005 como a versão definitiva de Pokémon Ruby & Sapphire, Pokémon Emerald foi o primeiro game a permitir que você desafiasse os líderes de ginásio pela segunda vez. Além disso, o jogo também adicionou animações de batalha que não existiam nos antecessores. Aqui, você acaba enfrentando o Team Aqua e o Team Magma em diferentes momentos, assim, você recorre a Rayquaza para acabar com o conflito e pode capturar os 3 lendários.

Pokémon FireRed & LeafGreen

FireRed e LeafGreen foram os primeiros remakes da franquia Pokémon, reimaginando completamente a região de Kanto. A partir daqui, os Remakes se tornaram parte essencial do mundo Pokémon, com cada região ganhando sua nova versão após alguns anos.

Este game ainda é atual hoje, com muito conteúdo pós-jogo e atualizando a primeira geração com as mecânicas e melhorias disponíveis no Game Boy Advance. É um jogo sensacional.

Mario & Luigi: Superstar Saga

Embora a franquia Mario seja conhecida por seus melhores jogos de plataforma em 3D e 2D, o icônico encanador também tem vários empreendimentos bem-sucedidos em spin-offs. RPGs estão entre eles, e o Mario & Luigi: Superstar Saga trouxe um JRPG colocando a dupla em batalhas por turnos.

Para os fãs de longa data, ele tem uma narrativa igualmente divertida e é ainda mais emocionante do que o usual visto em jogos de plataforma. A progressão dos personagens e o combate por turnos do subgênero JRPG foram bem executados, e o tom deste mundo vibrante deu um charme para Superstar Saga.

Tactics Ogre: The Knight Of Lodis

Antes de Final Fantasy Tactics, o game Tactics Ogre serviu como o pai do subgênero de RPG tático, que conseguiu se ramificar nos anos seguintes e a edição do Game Boy Advance realmente se destacando entre seus contemporâneos.

Como seus predecessores, Tactics Ogre: The Knight of Lodis apresenta uma história de fantasia épica cheia de intrigas políticas, centrada na,,, busca de Alphonse Loeher para lutar contra os opressores de sua terra natal. O elogio da crítica foi direcionado à narrativa envolvente e ao combate tático tenso. O desafio infamemente difícil pode admitidamente afastar alguns, mas é um título recompensador para aqueles que estão acostumados.

Mother 3

Conhecida no ocidente como EarthBound, a série foi subestimada na época por ser muito estranha. No entanto, nos anos seguintes, a franquia Mother (como é conhecida no Japão) alcançou o status de cult, com o terceiro game recebendo elogios generalizados por sua história única, mundo e elenco de personagens.

Mother 3 segue Lucas, um menino com poderes psíquicos, enquanto ele e seus amigos tentam impedir uma invasão de um exército de outro mundo. É conhecido por seu estilo peculiar de charme e humor, e como usa isso em seu sistema de combate. Mas, apesar de sua comédia pastelão, também foi bem avaliado por lidar com temas mais maduros.

Final Fantasy Tactics Advance

Muitos títulos da franquiaFinal Fantasy têm sido aclamados ao longo das décadas. Além disso, como outras séries, vários jogos derivados, como Final Fantasy Tactics, mantiveram a franquia renovada ao experimentar outros subgêneros.

O jogo original foi um clássico do PS1, mas Final Fantasy Tactics Advance também teve uma ótima recepção crítica no Game Boy Advance, facilmente se tornando um dos melhores RPGs táticos no dispositivo portátil. Ele expande ainda mais o mundo de Ivalice, que seria utilizado em FFXII, sendo largamente elogiado pela sua atmosfera imersiva, a profundidade em seu combate estratégico e a flexibilidade do sistema de empregos do jogo.

Fire Emblem: The Sacred Stones

A Intelligent Systems fez um trabalho incrível em crescer a popularidade da franquia, e os fãs veteranos sempre apreciarão os jogos Fire Emblem notórios pela sua dificuldade. Ambientado no continente Magvel, cinco nações são construídas em torno de pedras mágicas, sendo que cada uma aprisiona um demônio antigo, e os protagonistas devem reunir aliados para impedir que uma das nações invada as demais.

Como o resto dos jogos da série, Fire Emblem: The Sacred Stones tem como núcleo seu combate tático baseado em turnos em mapas semelhantes a grade. The Sacred Stones tem a mecânica de jogabilidade mais simplificada Game Boy Advance, incluindo o seu clássico sistema de morte permanente que adiciona tensão a cada batalha.

Golden Sun

Infelizmente, o tempo acabou deixando um pouco esquecida, mas a franquia Golden Sun merece ser revisitada no Switch, dado seus primeiros sucessos. O original de 2001 provou ser um dos melhores representantes de JRPG no GBA, contando uma história sobre adolescentes com habilidades mágicas defendendo seu mundo do ressurgimento da alquimia.

Do lado gráfico, Golden Sun foi um dos jogos mais bonitos do sistema de 32 bits, indo até o limite do que o GBA poderia fazer. O componente multijogador também forneceu um apelo duradouro para seu combate por turno, assim como o sistema Djinn que permitia aos jogadores recrutar elementais.

Castlevania: Aria Of Sorrow

Castlevania e Metroid famosamente cunharam o nome para um novo subgênero chamado Metroidvania, mas a primeira franquia também apareceu na categoria RPG. Castlevania: Aria of Sorrow do Game Boy Advance combina o melhor dos dois mundos.

No ano de 2035, o jovem protagonista Soma Cruz se encontra lutando contra forças malignas que tentam usá-lo como possível recipiente para a reencarnação do Lorde Drácula, o que fez uma mudança emocionante do usual cenário de fantasia medieval sombrio. Além disso, a jogabilidade de ação e plataforma é bastante responsiva, com a progressão do personagem através do sistema Tactical Soul enfatizando Aria of Sorrow como um RPG de ação.

Final Fantasy VI

Dentro da série principal de jogos, muitos fãs diferentes têm opiniões diferentes sobre qual Final Fantasy é o melhor. Todos eles têm seus méritos, mas Final Fantasy VI é um dos jogos mais aclamados e sua versão para Game Boy Advance o tornou ainda melhor.

FFVI tem uma história de rebeldes inspirados na Revolução Industrial que lutam contra um regime ditatorial baseado no militarismo, com um elenco diverso de personagens importantes. É elogiado em parte por sua história emocionante, já que cada personagem parece ser o protagonista em sua própria perspectiva. Em termos de jogabilidade, FFVI é constantemente envolvente graças a um sistema de combate fácil de entender e cheio de profundidade. A versão do GBA também teve gráficos melhorados, conteúdo de jogo extra e melhores traduções.

Veja mais:


Veja também: