Comentários

O universo de League of Legends já está acostumado a ativações criativas, mas a mais recente conseguiu unir o improvável: referências de séries, brincadeiras com o mundo corporativo e até técnicas de fisioterapia para combater o “tilt” dos jogadores. A responsável por essa mistura é a Pringles, que ampliou sua presença na cena gamer com um pacote de novidades durante a LTA Sul, principal campeonato oficial de LoL da região.

A marca apresentou a CLT – Carteira do LoLzeiro Tiltado, um conceito bem-humorado que transformou ex-jogadores profissionais em “contratados” fictícios.

O Squad CLT conta com nomes como Thaiga, Jime, Brucer, Showtana, Minerva, Absolut e Mylon. Todos passaram por um onboarding com direito a carteira assinada, crachá, caneca, latas exclusivas e até call de boas-vindas no estilo de empresa.

Para equilibrar a piada com um cuidado real, a campanha trouxe também a Massagem Anti-Tilt, desenvolvida em parceria com o fisioterapeuta Allan Josefh.

A técnica foca em pontos de tensão comuns em longas sessões de jogo (mandíbula, punhos, pescoço e trapézio) e foi oferecida aos jogadores da LTA Sul, além de um workshop online gratuito aberto ao público.

Além das ativações, a Pringles aproveitou a transmissão da LTA Sul para anunciar dois sabores em edição limitada inspirados na cultura pop japonesa e nas combinações queridinhas dos gamers:

– Chicken Oriental – inspirado em um prato típico do Japão;

– Spicy Mayo – que mistura cremosidade e picância.

As embalagens exclusivas estampam as campeãs Leona e Mel, criando o “duo perfeito” para colecionadores e fãs do LoL.

Com forte engajamento nas redes sociais, a campanha apostou em fan service. O vídeo principal, produzido pela agência Monks, brinca com referências de The Office e Ruptura, colocando os streamers em papéis corporativos como “analista sênior” e “diretor”.

Segundo Angela Viana, gerente da categoria de Pringles na Kellanova Brasil, “League of Legends é mais do que um jogo, é um fenômeno cultural que conecta milhões de pessoas em todo o mundo. Queremos que cada lata seja uma experiência tão marcante quanto uma partida épica”.

A ação reforça a estratégia da marca de se posicionar como snack oficial da LTA Sul e de investir em experiências que vão além da publicidade tradicional, mostrando que, quando o assunto é comunidade gamer, o meme e a performance andam lado a lado.

Na visão da Riot Games, o sucesso da campanha vai além da ideia criativa: está no cuidado da agência e da marca em mapear os diferentes perfis de formadores de opinião dentro da comunidade e transformá-los nos protagonistas perfeitos para essa narrativa bem-humorada.

“Parte do que entregamos aos nossos parceiros é a nossa expertise, baseada em pesquisas e aplicada na curadoria e aprovação de suas ações com nossos fãs”, afirma Juarez Fraga, Business & Partnerships Manager da Riot no Brasil.

“Desde a primeira idealização da campanha CLT pela Monks e pela Kellanova, já sabíamos que estávamos diante de uma ação tão criativa quanto ousada, navegando de forma irreverente entre elementos que fazem parte do dia a dia da nossa comunidade, dentro e fora do jogo”.

“O sucesso desta campanha reforça que é possível se conectar com gamers para além dos códigos do jogo, reconhecendo que esse fã também estuda, trabalha e se relaciona com outros universos. Esse detalhe, por si só, aprofunda a afinidade entre produto e público, além de potencializar a lembrança e a percepção positiva da marca”.

Fonte: Agência Lema
José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Tem se especializado em jornalismo de games e oferece mentorias em assessoria de imprensa/relações públicas para devs indie. Assumiu como editor-chefe do Overplay em agosto de 2025.