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Jim Ryan, principal nome e líder da PlayStation dentro da marca Sony, foi um grande defensor do desenvolvimento de indies.

Hoje a marca conta com inúmeros lançamentos interessantes neste sentido e trouxe indies de primeira qualidade, inclusive alguns deles sendo jogos extremamente populares e aclamados pela crítica, entretanto tal tratamento não ocorre desde sempre.

Segundo Shuhei Yoshida, falando para a GameIndustry, Jim Ryan teria observado o catálogo em torno de 2018 e 2019, analisando que o foco estava muito destinado a lançamentos AAA e poucos indies, exigindo assim uma mudança. Yoshida disse:

“A PlayStation era conhecida por apoiar e muito os projetos indies, mas em 2018 e 2019, a companhia mais focado em lançamentos AAA e Jim Ryan queria mudar isso.

Ryan exigiu que fosse então criado um planejamento e que se aumentasse os esforços da marca para este apoio aos estúdios indies.”

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De fato, após a data o número de indies apoiados pela PlayStation aumentou significativamente, assim como a qualidade dos lançamentos.

Em 2021, Kena: Bridge of Spirits foi um grande sucesso de vendas e muito premiado. Já neste ano de 2022, temos Stray entre os melhores jogos do ano, mostrando que a tática e abordagem tem sido muito positivas.