Jim Ryan, principal nome e líder da PlayStation dentro da marca Sony, foi um grande defensor do desenvolvimento de indies.
Hoje a marca conta com inúmeros lançamentos interessantes neste sentido e trouxe indies de primeira qualidade, inclusive alguns deles sendo jogos extremamente populares e aclamados pela crítica, entretanto tal tratamento não ocorre desde sempre.
Segundo Shuhei Yoshida, falando para a GameIndustry, Jim Ryan teria observado o catálogo em torno de 2018 e 2019, analisando que o foco estava muito destinado a lançamentos AAA e poucos indies, exigindo assim uma mudança. Yoshida disse:
“A PlayStation era conhecida por apoiar e muito os projetos indies, mas em 2018 e 2019, a companhia mais focado em lançamentos AAA e Jim Ryan queria mudar isso.
Ryan exigiu que fosse então criado um planejamento e que se aumentasse os esforços da marca para este apoio aos estúdios indies.”
VEJA MAIS
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- PlayStation VR2 ganha novo trailer mostrando detalhes
- PS5 foi o console mais vendido de agosto nos Estados Unidos
De fato, após a data o número de indies apoiados pela PlayStation aumentou significativamente, assim como a qualidade dos lançamentos.
Em 2021, Kena: Bridge of Spirits foi um grande sucesso de vendas e muito premiado. Já neste ano de 2022, temos Stray entre os melhores jogos do ano, mostrando que a tática e abordagem tem sido muito positivas.