Recentemente, rumores muito fortes sobre o novo “PES” ser um jogo gratuito estavam circulando. Após o anúncio de que Neymar seria um embaixador oficial do game, hoje a Konami revelou que de fato o próximo jogo será gratuito.
Mais do que isso, irá trazer um novo modelo de gameplay.
O novo game de futebol irá trocar de nome, chegando agora como apenas “eFootball”. O jogo foi totalmente produzido na Unreal Engine e promete trazer um visual realista, entretanto estará disponível para a atual e nova geração, ou seja, para PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One e PC.
No “roadmap” publicado, encontram-se as principais informações e novidades.
- O jogo será gratuito
- Partidas locais já estarão disponíveis com os clubes da imagem
- Será possível realizar partidas entre gerações de consoles e entre plataformas diferentes
- Até mesmo o mobile será integrado nas partidas entre plataformas
Será interessante analisar a mudança e o novo formato. Além das novidades citadas, vale dizer que será um “jogo de serviço”, ou seja, que planeja seguir por muitos anos. Funcionando basicamente como Fortnite e Warzone, eFootball irá lançar novos conteúdos a partir de seu lançamento.
No futuro, foi publicado que DLC’s serão publicadas e algumas destas serão pagas. Por exemplo, será lançado um pacote que tenha um modo de jogo diferente, como um torneio específico. Para este, será disponibilizado por um valor o qual quem se interessar poderá comprar. Entretanto, o jogo principal nunca será afetado, sempre estando presente para todos jogarem.
Para comparação, seria como acontece em Warzone e os lançamentos anuais de Call Of Duty. No caso do eFootball, não serão lançados novos jogos por inteiro, mas sim conteúdos. A partir disso, o seu jogo base segue o mesmo, mas quem quiser o conteúdo pago optará pela compra.
A Konami citou que o jogo contará com uma nova tecnologia. A chamada “Motion Matching” será capaz de converter animações dos jogadores em tempo real, trazendo mais realismo e imersão para as partidas.
Transformar um jogo de futebol em uma experiência gratuita, bem como de serviço, deverá revolucionar o estilo dos games. Caso dê certo, poderá ser uma nova tendência não só para os de futebol mas como para todos de esporte.
O trailer de revelação também foi publicado.
O jogo estará disponível na primavera brasileira.