Comentários

Durante um tempo limitado, mas bastante esclarecedor, eu tive a chance de jogar Axie Infintiy, o jogo NFT que tem dado o que falar. A principal razão disso é que o jogo tem sido visto como uma forma de conseguir uma renda extra, já que os jogadores podem vender as SLPs (recompensa do game) no mercado, receber criptomoedas e transferir o valor para suas contas.

Para você ter uma ideia, já há estabelecimentos na Filipinas que estão aceitando as SLPs como método de pagamento. Pois é. O jogo se tornou algo realmente sério e eu tive a chance de participar de uma Scholarship durante uns dias. Mas o que é uma Scholarship?

As Escolas de Axie Infinity

Diferente dos demais jogos em que você praticamente paga um valor ou só baixa para jogar, Axie Infinity requer que você comece com seu próprio time. Mas o time é formado por criaturas NFTs, ou seja, você tem que comprar cada uma delas. E como o mercado evolui diariamente, hoje elas estão cotadas por um preço bem acima do que foram vendidas há alguns meses. Para entender melhor: Em janeiro, muitos chegaram a comprar uma criatura por 80 dólares, hoje, você encontra uma boa criatura por 300 ou 400 dólares. Um aumento bem significativo.

Para quem não tem como investir todo esse montante, existem as Escolas. Elas são formadas por pessoas que investiram no jogo e decidiram passar as contas para um terceiro, que tem a missão de jogar, recolher as SLPs diariamente e receber uma parte por isso. Cada escola tem suas próprias regras e eu participei de uma que dividia 50/50, mas que colocava uma regra de obter, no mínimo, 85 slps por dia.

E o que significa isso? Basicamente, eu teria que me esforçar para conseguir pagar o ‘aluguel’ da conta, enquanto me aventurava no PvP e também cumpria as missões diárias. Note que 85 SLPs é um número bem possível, entretanto, se eu me esforçasse mais, conseguiria um valor mais alto, gerando mais lucros para mim e para a escola.

Para garantir o bom resultado, as escolas possuem um sistema próprio e bem organizado. A SSIT Guild, escola que participei graças ao recrutamento de Marcos Bombardi (que possui até um canal do YouTube sobre o jogo), dá diversos recursos para seus ‘alunos’:

  • Materiais para estudo
  • PDF com cartas traduzidas
  • Um canal de Discord
  • Um grupo no Telegram para gerenciar
  • Listas dos resultados
  • Aulas sobre o jogo com um mentor

Basicamente, é algo muito bem organizado, principalmente porque todos encaram o jogo como um trabalho. E isso é razoável, já que o game pode gerar muito mais do que um salário comum.

E durante o tempo?

Aprender as regras não é difícil. Embora existam várias cartas, muitas delas se repetem, simplesmente porque os jogadores de uma mesma faixa de preço só conseguem pagar por aqueles axies. Assim, quanto mais bombado seu axie, mais ranking você ganha. Infelizmente, sim, seus resultados dependerão muito do seu investimento inicial.

O PvP em si depende muito também do predict, ou seja, você imaginar quais cartas serão usadas durante o próximo turno. Enquanto isso, você monta sua estratégia para que seus axies sobrevivam o maior tempo possível enquanto ceifam os axies inimigos. Existe uma tabela de vantagens e desvantagens e isso é bem ao estilo Pokémon.

O jogo em si é bem feito em comparação aos demais jogos NFT. Entretanto, a forma como ele tem escalado nos últimos tempos, faz com que fique cada vez mais limitado o número de pessoas que tenham condições de começar, fazendo com que as escolas se tornem praticamente a sua melhor chance.

E é seguro?

Basicamente, todos que participam da escola recebem mensalmente sem problemas. Obviamente que tudo é feito na pura confiança, não há qualquer contrato escrito entre as partes. Mas há uma boa relação entre todos, que se veem como parceiros e até realmente como um ‘clã’.

E deu resultado?

O grande problema é que eu entrei em uma época meio tempestuosa. Explico: O jogo acabou de passar por uma grande mudança, que trouxe o foco para o PVP, além disso, houve redução na obtenção de recompensas diárias. Tudo isso levou a guild a passar por um momento de reeducação e reestruturação. Afinal, antes todos estavam mais preocupados em fazer suas diárias e o PVP era só parte disso.

Entretanto, posso afirmar que consegui bater a meta mínima diária, embora se eu tivesse me esforçado mais, conseguiria resultados bem melhores.

E vale a pena?

O modelo play-to-earn parece estar em ascensão no momento. O Axie Infinity é um dos principais games do gênero, mas outros vem ganhando destaque. Participar de uma escola de Axie Infinity se mostrou como uma boa e proveitosa experiência, já que depende inteiramente de seu trabalho e não de um investimento inicial.



Comentários