A PlayStation Plus Deluxe trouxe a oportunidade de revisitarmos grandes clássicos do consoles, como toda a trilogia Jak.
Trazemos aqui uma análise dos 3 primeiros games, muito mais voltada em como estão os jogos no PS5 e para se jogar hoje em dia.
Uma trilogia memorável, que envelheceu bem
Falar da trilogia Jak é falar de um dos jogos que mais temos pedidos hoje em dia para que retorne. Em meio a tantos remakes (inclusive o de The Last of Us, pela mesma Naughty Dog), o de Jak seria interessante, afinal, tem muito a oferecer.
Para contextualizar, confira as notas dos 3 games no Metacritic, em seus lançamentos originais:
- Jak and Dexter: The Precursor Legacy – 90
- Jak II – 87
- Jak 3 – 84
Com isso, nota-se que são jogos de alto padrão, onde os originais foram extremamente aclamados na época.
Hoje em dia, incrivelmente, os games envelheceram muito bem.
Para começar, vale citar que todos os 3 jogos estão com a parte técnica perfeita. Temos um ótimo desempenho em FPS, texturas e cenários mais nítidos e sim, uma jogabilidade precisa e que se adequa a hoje em dia.
O primeiro deles, Jak and Dexter: The Precursor Legacy, tem como padrão o eixo de visão invertido, ou seja, quando você utiliza o analógico direito para olhar para direita, ele vai para esquerda. Mas é apenas isso de diferença para os dias de hoje.
O Jak II impressionou pela dimensão do game, mesmo lançado para PS2. Logo no início, temos uma cidade inteira para se explorar, com direito a carros voadores e muitos NPC’s. Confesso que por não ter jogado o II anteriormente, fiquei bem surpreso pela quantidade de elementos e complexidade para um jogo de PS2.
Já o 3, o mais moderno de todos, mantém o nível de qualidade do II, funcionando muito como um capítulo a mais na franquia. Temos neste uma jogabilidade e comandos que já se parecem bastante com os atuais, além de que boas novidades no sentido de armas e diferentes ataques.
Confira a seguir uma série de imagens dos games, todas no PS5.
Jak and Dexter: The Precursor Legacy
Jak II
Jak 3
Conclusão
A conclusão é de que não somente vale, como se torna obrigatório para os assinantes da PS Plus Deluxe desfrutarem de toda trilogia Jak.
Os jogos, inclusive, tem uma ótima duração, com todos os 3 garantindo mais de 10 horas cada um.
Com uma boa jogabilidade, uma progressão inteligente e todo sentimento de nostalgia, atrelados ao seu port extremamente bem realizado para o PS5, vale demais entrar nessa aventura.